Declarar meu imposto de renda (DIRPF) ” Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física”

0
35

Declarar meu imposto de renda (DIRPF)
” Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física”

Preencha e envie a sua Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DAA), Declaração Final de Espólio (DFE), ou a Declaração de Saída Definitiva do País (DSDP), à Receita Federal.

Prazo:
O prazo para entregar a Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) é o último dia útil do mês de abril do ano seguinte ao que você recebeu seus rendimentos (ano-calendário). Por exemplo, em abril de 2021 (exercício) você deve declarar os rendimentos de 2020 (ano-calendário).

Se você é um contribuinte obrigado por lei a entregar a declaração, mas enviar após o prazo, será cobrada Multa por Atraso na Entrega de Declaração (MAED).

Preencher e enviar a declaração
Acesse o sistema/programa e preencha as informações que devem ser declaradas à Receita Federal.

A entrega da declaração pelo Portal e-CAC e app para celulares e tablets possuem limitações em relação a determinados tipos de rendimentos. Clique aqui para saber quais são os limites. Se não for possível enviar a declaração por um destes canais, utilize o Programa Gerador de Declaração (PGD).

Acompanhar o processamento da declaração
Acompanhe o processamento da declaração para verificar a situação da entrega.

Se a situação da declaração indicar que está retida em malha, consulte as inconsistências e, se for o caso, retifique (corrija) as informações enviando uma nova declaração (retificadora).

https://www.gov.br/pt-br/servicos/declarar-meu-imposto-de-renda

 

DEIXE UMA RESPOSTA