Cultura
Centro Cultural Santo Amaro inaugura exposição “Livros Raros e Curiosidades da Literatura Universal”
No último sábado, 5 de Novembro, aconteceu a abertura oficial da Exposição Livros Raros e
Curiosidades da Literatura Universal – “De Gutenberg a Wandemberg: No príncipio era o Verbo – Legados da Reforma”, no Centro Cultural Santo Amaro, e contou com a presença do cantor Léo Black para o show de abertura e do Pastor Alessandro Bontempi, do movimento Simples Assim, com uma palavra sobre a importância do contato com a literatura e o conhecimento das Escrituras Sagradas em um tempo onde a superficialidade digital impera.
O projeto é uma realização do Instituto Muda Brasil em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e do recordista Wandemberg Marques, que é registrado pelo RankBrasil sendo o mais rápido a transcrever a Bíblia. Com apoio do Centro Cultural Santo Amaro, A Sociedade Bíblica do Brasil e Trinitariana e o Museu da Bíblia.
Na ocasião, Wandermberg Marques falou sobre a oportunidade de expor as Escrituras Sagradas em um espaço público: “Estamos em um Casa de Cultura que já teve suas portas abertas para muitas coisas, todo tipo de arte. Mas, pela primeira vez está recebendo a Palavra de Deus. Eu resolvi sonhar os sonhos de Deus que são maiores que os meus e sua Palavra precisa ser anunciada com intrepidez”.
O pastor Alessandro Bontempi trouxe a Palavra que está em Salmos 119, no versículo 105 A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho. “Essa exposição é um espaço perfeito para o conhecimento. Hoje as pessoas se contentam com uma resposta da internet, mas quando você abre a Bíblia, ela nos mostra a cultura da humanidade. E assim como outros conhecimentos são manifestados publicamente, a Bíblia também merece ter esse espaço”, comentou.
Léo Black cantou louvores como Deus Me Ama (Thalles Roberto), Como Zaqueu (Regis Danese), Ressuscita-me (Aline Barros) e Eu me Rendo (Renascer Praise). Enfatizou ainda a importância que os cristãos têm de transformar os ambientes, citando o livro de Mateus, capítulo 18, versículo 20 – Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.
A Coordenadora do Centro Cultural Santo Amaro, Gislene Correa da Silva, falou sobre a relevância de uma exposição como essa: “A Bíblia é o livro mais antigo da humanidade, além da história, transmite a cultura de um povo. Mesmo quem não é cristã precisa visitar pela história, pelo conhecimento necessário que está exposto aqui”.
O presidente do Instituto Muda Brasil, Guilherme Denys Pinheiro Lima, falou sobre a importância cultural deste projeto: “Acreditamos que contribuir para fruição cultural e dar acesso às pessoas a exposições como essa, é um pilar importante na geração de repertório, valorização da memória e, a riqueza e importância, de termos registros de uma história tão rica”.
A exposição tem entrada gratuita e ficará disponível ao público de terça a domingo, das 9h às 18h, até o dia 16 de Dezembro. O espaço está localizado na Avenida João Dias, 822, Santo Amaro, em São Paulo.
Sobre o Instituto Muda Brasil
O Núcleo Cultural do Instituto Muda Brasil, criado em 2007, é responsável pelo fomento e acessibilidade à cultura na cidade de São Paulo, seja através da produção de exposições, espetáculos, projetos educativos na cultura, ministração de oficinas de dança, audiovisual, artes e música, ou da promoção de visitas a equipamentos culturais como museus, peças de teatro, dança, além da geração de renda através do polo de moda com projetos para crianças, adolescentes, jovens, adultos e terceira idade.
Sobre a SBB
A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) é uma entidade sem fins lucrativos, dedicada a disseminar a
Bíblia e, por meio dela, promover o desenvolvimento integral do ser humano.Existente no Brasil há 74 anos, atua por meio de programas bíblicos de impacto social desenvolvidos em todo o território nacional, a SBB presta assistência integral a comunidades em situação de risco e vulnerabilidade social.
Sobe o MuBi
O Museu da Bíblia (MuBi) é fruto de uma parceria entre a SBB e a Prefeitura Municipal de Barueri –SP, integrado a um Centro de Eventos do município. Exclusivamente dedicado ao Livro Sagrado, tem por vocação natural promover educação e cultura por meio das Escrituras Sagradas, contando a história da tradução da Bíblia e a influência da Palavra de Deus na formação da civilização ocidental.
Sobre a Sociedade Bíblica Trinitariana
Em 7 de dezembro de 1831, cerca de 2.000 pessoas se reuniram em Londres com o propósito de fundar a Sociedade Bíblica Trinitariana (Trinitarian Bible Society), sendo estabelecida sobre doutrinas bíblicas e regida por princípios bíblicos. Naquela data foi estabelecido que o objetivo desta
Sociedade era: A glória de Deus e a Salvação dos homens, objetivo esse que continua até os dias de hoje. A Trinitariana comprometeu-se a publicar apenas edições fiéis da Palavra de Deus (V.T. Massorético, N.T. Textus Receptus, tradução formal), com a missão de disponibilizar a Palavra de Deus a todas as nações. A primeira Bíblia que a Trinitariana editou foi a de Almeida, em 1837.
Mais informações:
Livros Raros e Curiosidades da Literatura Universal
“De Gutenberg a Wandemberg: No príncipio era o Verbo – Legados da Reforma”
De 2 de Novembro a 16 de Dezembro Local: Centro Cultural Santo Amaro de terça a domingo, das 9h às 18h
Endereço: Avenida João Dias, 822, Santo Amaro, em São Paulo.
Entrada Gratuita
Ficha Técnica
Realização: Instituto Muda Brasil, Wandemberg Marques e Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo
Apoio: A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), O Museu da Bíblia (MuBi), Sociedade Bíblica
Trinitariana e Centro Cultural de Santo Amaro
Produção: Criativos.br e Brisah
Assessoria de Comunicação e Imprensa: MM7 Comunica – mm7comunica.com
Cultura
Escritora Glaucia Afonso lança livro “Ativismo Religioso”
Livro faz um chamado contracultural de combate às distorções, aos abusos e às feridas na vida da Igreja
A cantora e escritora Glaucia Afonso acaba de lançar seu terceiro livro. A obra aborda desde a sua inspiração, nascedouro, desenvolvimento, impactos e implicações na vida dos fiéis.
“O livro é uma conversa sobre a necessidade de repensarmos a cultura relacional sistêmica que fez do ativismo um instrumento facilitador para abusos em várias esferas no contexto religioso”, afirma Glaucia.
Morando nos Estados Unidos há nove anos, a autora conta que as experiências relacionais abusivas vivenciadas no ambiente ativista a adoeceram gravemente.
“O auxílio terapêutico me ajudou a abrir algumas janelas de reflexão e, na medida que fui organizando meus pensamentos, tentei encontrar materiais que pudessem me auxiliar no meu processo de cura, e percebi uma escassez imensa de livros e materiais acadêmicos nessa área. Foi então que decidi fazer pequenas anotações sobre o meu processo de superação diariamente e contribuir com pessoas que estejam sofrendo com as consequências do ativismo religioso que eu sofri. Percebi que mais do que nunca a urgência de contribuir com um material que nomeia crenças e comportamentos que precisam ser repensados na comunidade igreja.”
A escritora mineira, que tem Diane Langberg (A Redenção do Poder), Peter Scazzero (O Líder Emocionalmente Saudável) e Sara Hagerty (Invisível) como inspiração literária, conta o desafio que foi escrever o exemplar: “Lidar com os gatilhos emocionais que apareceram durante o percurso da redação, pois, remontam momentos de dor. Algumas noites foram difíceis de dormir”.
Em paralelo ao lançamento do livro, Glaucia oferece apoio e acolhimento terapêutico e diz que já pensa no próximo projeto:
“Algum material que possa auxiliar pessoas a acolher as vítimas de abuso com base nos dados que estou colhendo nos grupos de atendimento terapêutico”.
Sobre a autora
Casada com Silas, mãe de Pedro e Asaph. Conciliando a maternidade e a profissão de Cosmetologista, em 2015 titulou-se Bacharel em Direito pela PUC Minas, com foco em pesquisa em Arbitragem e Mediação. Formada em Teologia pela International Institute of Theology and Leadership. Capelã pela AMINS-USA. Conselheira Cristã, pela Boston Theological School. Terapeuta de casal e família, pelo ITFMG (em formação). Atuou como líder de mulheres por quatro anos, na Hope Church Cape Cod (IEQ Hyannis) de 2016 a 2020.
Durante o seu ministério em 2018 publicou dois livros: identidade pelas lentes do autor da Vida. Um livro direcionado ao resgate do valor da mulher, através do plano redencional e uma Antologia: Identidade Delas. Uma junção de testemunhos de várias mulheres que pela fé e pelo conhecimento do seu valor superaram: o trauma da perda de um filho, abusos, depressão, ideação suicida, abandono, timidez, milagres de cura e libertação de vícios.
Link para aquisição do Livro: https://www.livrepress.com.br/ativismo-religioso
Siga o Instagram do Livro: https://www.instagram.com/ativismo_religioso/
Acompanhe Glaucia Afonso nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/me.glaucia/
Facebook: https://m.facebook.com/me.glaucia/
Cultura
O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição.
O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição para ser exercido em momentos em que a ordem do Estado Democrático de Direito está gravemente ameaçada. Essa medida de exceção deve ser autorizada pelo Congresso Nacional e já foi utilizada em diversos momentos de nossa história republicana.
Acesse também: Desobediência civil – conceito, surgimento e exemplo
Entendendo o estado de sítio
O estado de sítio é um dispositivo burocrático que faz parte de ações utilizadas pelos governos modernos em situações entendidas como emergenciais. É utilizado pelo governo em situações nas quais a ordem do Estado Democrático de Direito está ameaçada.
Em nosso país, o estado de sítio é uma medida de exceção do governo, e por causa disso possui prazo de atuação limitado, exceto no caso de guerra. Como medida de exceção, o estado de sítio permite que o Executivo sobressaia-se aos outros poderes (Legislativo e Judiciário). Assim, o equilíbrio entre os três poderes é afetado, pois, por ser uma medida tomada em situações de emergência, as decisões tomadas pelo Executivo devem ter ação imediata para garantir a solução do problema.
Em que situações é decretado o estado de sítio?
O funcionamento do estado de sítio no Brasil é definido pela Constituição Federal promulgada em 1988. O texto constitucional trata sobre essa questão do artigo 137 ao artigo 141. Basicamente, a Constituição brasileira define que o estado de sítio poder ser decretado em três situações:
Comoção grave de repercussão nacional;
Fracasso das medidas tomadas no estado de defesa;
Declaração de guerra ou resposta à agressão armada estrangeira.
O decreto do estado de sítio só acontece se o presidente seguir o seguinte roteiro: primeiro, ele deve consultar o Conselho da República e o Conselho da Defesa. Uma vez feita a consulta (o papel dos dois conselhos é apenas opinativo), o presidente deve encaminhar pedido de estado de sítio para o Congresso Nacional.
O estado de sítio só pode ser implantado no Brasil caso seja aprovado no Congresso Nacional.
O estado de sítio só pode ser implantado no Brasil caso seja aprovado no Congresso Nacional.
O Congresso Nacional deve reunir-se em até cinco dias para votar a aprovação desse pedido. Para ser aprovado, a solicitação de estado de sítio deve ter maioria absoluta (50% +1) entre os parlamentares. Caso seja rejeitada, naturalmente, a medida não entra em vigor.
“O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição”
Celebridades
Dupla Alex & Matielo revela mais uma pérola musical com o lançamento de “Bluetooth”
A dupla sertaneja Alex & Matielo está pronta para incendiar as plataformas digitais com o lançamento da sua terceira faixa do DVD “No Tempo Certo”. Intitulada “Bluetooth”, a música promete envolver os ouvintes com sua melodia contagiante.
Combinando harmonias irresistíveis e letras que falam ao coração, “Bluetooth” é mais uma prova do talento inegável da dupla em criar músicas que ressoam com o público. O lançamento oficial está marcado para sexta-feira, dia 14 de junho, em todas as plataformas digitais, além de uma estreia especial no YouTube às 12h.
Gravado em Goiânia, o DVD “No Tempo Certo” promete ser uma verdadeira celebração da música sertaneja, e “Bluetooth” é uma adição empolgante a este projeto ambicioso.
Prepare-se para mergulhar em uma experiência musical única com Alex & Matielo. Não perca o lançamento de “Bluetooth” e acompanhe todas as novidades da dupla nas redes sociais.
Para ouvir “Bluetooth”, acesse: Bluetooth – Alex & Matielo: https://onerpm.link/bluetooth_alexematielo
-
destaque4 dias atrás
Mox Mídia: Empresa de criação de lojas online e sites
-
Cultura4 dias atrás
Escritora Glaucia Afonso lança livro “Ativismo Religioso”
-
Negócios4 dias atrás
Networking: chave para ascensão profissional e mercado de luxo
-
Música7 dias atrás
Giovana Costa lança single autoral “Fotos na Mesa”
-
Música5 dias atrás
Midas Music lança a coletânea #NewActs 4