Conecte-se Conosco

Música

Aygam revela seu mais novo single “Crocodilos”

Publicado

em

Refletindo sobre as nuances da vida urbana e da resistência negra, faixa é embalada por elementos estéticos do boombap, do rock, do r&b e do funk melódico 

O grupo Aygam acaba de divulgar seu mais recente single, “Crocodilos”, com uma poderosa narrativa que transcende as fronteiras da música para explorar as nuances da vida urbana e da resistência negra, sobretudo na cidade de São Paulo. Combinando elementos do boombap, rock, r&b e funk melódico, além de características sonoras do dub jamaicano, o projeto é um desabafo que surge para fazer uma análise social imersa em sentimentos.

“Crocodilos” é uma música que nos posiciona e escancara para o mundo de qual lugar nós falamos, sobre o que acreditamos e as armas que utilizamos para chegar nesse momento de lançarmos nosso primeiro single. Nós temos plena consciência da importância política e da potência artística de nosso trabalho, sem medo de apontar e de bater de frente com nossos algozes. É sobre achar motivos para continuar acreditando no coletivo, na vida, mesmo que imersos em contexto de escassez, de miséria e do racismo que continua a nos matar simbólica e concretamente, que continua a colocar-nos contra nós mesmos. E, pra mim, o mais bonito é que independente de qualquer adversidade gerada por essa estrutura social genocida, a nossa música sempre será a nossa prioridade’, diz Gabu, vocalista, guitarrista e coordenador do projeto.

“Crocodilos”, já disponível em todas as plataformas digitais, serve como um precursor do próximo EP de Aygam, inspirado por artistas como Dr. Dre, Jimi Hendrix e Frank Ocean. Para esse lançamento, a banda mergulha profundamente na essência da capital paulista e oferece uma perspectiva dos contrastes e desigualdades que definem o cotidiano da vida urbana.

Na primeira parte da música, o eu-lírico desvenda paisagens enquanto reflete sobre os desafios enfrentados pela população marginalizada.

No segundo momento da canção, o verdadeiro significado do título da track é entregue: crocodilo surge como uma metáfora para aqueles que agem com astúcia e malícia, perpetuando sistemas predatórios que oprimem jovens negros. O refrão, “orixá quem guia e nos deixa fortes”, deixa uma mensagem de esperança e resistência, destacando o papel vital da espiritualidade na luta contra a adversidade.

Aygam também aborda a importância da autoestima e da compreensão dos contextos em que os artistas estão inseridos. “A música tem a intenção de transmitir uma mensagem de fortalecimento coletivo. A partir das experiências de acolhimento vividas nas pracinhas, no baile, na capoeira, no terreiro, temos ferramentas para se descolonizar e poder enxergar sem o filtro da branquitude”.

Registro é a trilha sonora indicada para quem gostra de ícones como Mestre Bimba, Planet Hemp, Nação Zumbi, Azula dos Palmares, Juçara Marçal, Boogarins, Oruã, Negro Leo, Liniker, Vandal, Cassiano, Luiz Melodia e Mateus Fazeno Rock.

“A Aygam é sobre fazer magia através do som! Nossa intenção é extrair a veracidade da essência de cada Eu & Eu envolvido e transformar isso na ideia mais chave e harmônica possível. Nós pedimos licença pra Orixá porque isso que fazemos é uma coisa muito séria… Palavra é poder! A gente sabe do peso de cada uma delas. A vibe é transmitir uma boa sensação, um acolhimento através do som, uma força pros dias de luta também. Compartilhar esse axé com quem nos escuta é imperativo. É bom que as pessoas saibam que não estão sozinhas perante as adversidades que nos desafiam, diariamente (quem vive do lado de cá da ponte sabe do que estou falando)”, finalizou Bruno, baixista e vocalista da banda.

Vale destacar que o registro foi viabilizado por meio do VAI 2023. Edital é uma iniciativa da Secretaria de Cultura de São Paulo para viabilizar o desenvolvimento cultural nas periferias da cidade.

Aygam é Gabú (voz e guitarra), Bruno Ras (voz, baixo e guitarra), Satiê (voz, guitarra e flauta transversal), Omar (bateria).

Continue lendo

Cultura

O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição.

Publicado

em

De

O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição para ser exercido em momentos em que a ordem do Estado Democrático de Direito está gravemente ameaçada. Essa medida de exceção deve ser autorizada pelo Congresso Nacional e já foi utilizada em diversos momentos de nossa história republicana.
Acesse também: Desobediência civil – conceito, surgimento e exemplo

Entendendo o estado de sítio
O estado de sítio é um dispositivo burocrático que faz parte de ações utilizadas pelos governos modernos em situações entendidas como emergenciais. É utilizado pelo governo em situações nas quais a ordem do Estado Democrático de Direito está ameaçada.

Em nosso país, o estado de sítio é uma medida de exceção do governo, e por causa disso possui prazo de atuação limitado, exceto no caso de guerra. Como medida de exceção, o estado de sítio permite que o Executivo sobressaia-se aos outros poderes (Legislativo e Judiciário). Assim, o equilíbrio entre os três poderes é afetado, pois, por ser uma medida tomada em situações de emergência, as decisões tomadas pelo Executivo devem ter ação imediata para garantir a solução do problema.

Em que situações é decretado o estado de sítio?

O funcionamento do estado de sítio no Brasil é definido pela Constituição Federal promulgada em 1988. O texto constitucional trata sobre essa questão do artigo 137 ao artigo 141. Basicamente, a Constituição brasileira define que o estado de sítio poder ser decretado em três situações:

Comoção grave de repercussão nacional;
Fracasso das medidas tomadas no estado de defesa;
Declaração de guerra ou resposta à agressão armada estrangeira.
O decreto do estado de sítio só acontece se o presidente seguir o seguinte roteiro: primeiro, ele deve consultar o Conselho da República e o Conselho da Defesa. Uma vez feita a consulta (o papel dos dois conselhos é apenas opinativo), o presidente deve encaminhar pedido de estado de sítio para o Congresso Nacional.

O estado de sítio só pode ser implantado no Brasil caso seja aprovado no Congresso Nacional.
O estado de sítio só pode ser implantado no Brasil caso seja aprovado no Congresso Nacional.
O Congresso Nacional deve reunir-se em até cinco dias para votar a aprovação desse pedido. Para ser aprovado, a solicitação de estado de sítio deve ter maioria absoluta (50% +1) entre os parlamentares. Caso seja rejeitada, naturalmente, a medida não entra em vigor.

 

“O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição”

 

Continue lendo

Celebridades

Dupla Alex & Matielo revela mais uma pérola musical com o lançamento de “Bluetooth”

Publicado

em

De

A dupla sertaneja Alex & Matielo está pronta para incendiar as plataformas digitais com o lançamento da sua terceira faixa do DVD “No Tempo Certo”. Intitulada “Bluetooth”, a música promete envolver os ouvintes com sua melodia contagiante.

Combinando harmonias irresistíveis e letras que falam ao coração, “Bluetooth” é mais uma prova do talento inegável da dupla em criar músicas que ressoam com o público. O lançamento oficial está marcado para sexta-feira, dia 14 de junho, em todas as plataformas digitais, além de uma estreia especial no YouTube às 12h.

Gravado em Goiânia, o DVD “No Tempo Certo” promete ser uma verdadeira celebração da música sertaneja, e “Bluetooth” é uma adição empolgante a este projeto ambicioso.

Prepare-se para mergulhar em uma experiência musical única com Alex & Matielo. Não perca o lançamento de “Bluetooth” e acompanhe todas as novidades da dupla nas redes sociais.

Para ouvir “Bluetooth”, acesse: Bluetooth – Alex & Matielo: https://onerpm.link/bluetooth_alexematielo

Continue lendo

Música

Gravadora Esmeralda Music Apresenta: Bolinha Kids – O Novo Grupo Infantil que Vai Encantar as Crianças

Publicado

em

De

A Esmeralda Music, sempre inovando e trazendo qualidade ao cenário musical, tem o prazer de anunciar o lançamento do grupo infantil Bolinha Kids. Com uma mensagem linda e cativante, o grupo promete encantar toda a criançada e tocar os corações de quem ouvir.

As integrantes do grupo, Laura Lavinny, Pérola Franchesca e Yarin Cristal, são três crianças encantadoras que, com muito talento e carisma, dão vida a esta nova proposta musical. A canção, produzida pelos renomados produtores Rafael e Junior Andrade, traz uma mensagem de fé, esperança e fala sobre o valor inestimável do amor de Jesus.

A música do Bolinha Kids já está disponível em todas as plataformas digitais. Além disso, o clipe oficial pode ser assistido na íntegra no YouTube. Não perca a oportunidade de conferir e se emocionar com este lançamento especial:

Para acompanhar este e outros lançamentos da Esmeralda Music, siga-nos no Instagram e fique por dentro de todas as novidades:

Instagram Esmeralda Music Gospel: https://www.instagram.com/esmeraldamusicgospel?igsh=MTAxNmVyaWZ5emNzMg==

Continue lendo

Destaque