Música
Mariana Volker se entrega à completude da emoção no novo álbum Olho D’Água
O disco reúne seis canções para esmiuçar todas as partes de uma relação, e ganha clipe da faixa “Deleita”
Assista aqui o videoclipe de “Deleita”
De peito aberto às dores e delícias de um relacionamento, Mariana Volker explora sua versão mais vulnerável para compor um novo álbum. Intitulado Olho D’Água, o quarto disco de estúdio da cantora e compositora carioca, esmiúça cada momento que compõe um fim e extraí seis faixas deste processo. A mágoa, a dor, a saudade, o delírio, a fantasia e a cura protagonizam uma narrativa profunda, da artista consigo mesma. E todos esses versos desaguam em registros audiovisuais para ilustrar a intimidade sendo redescoberta no decorrer da sua carreira. Após apresentar o single “Como É Que Se Faz”, o disco Olho D’Água chega hoje às plataformas de streaming, acompanhando o videoclipe de “Deleita” – já disponível no canal de YouTube da cantora.
Abraçando quem sempre foi, sem julgamentos ou filtros, Mariana toca nas profundezas de seus sentimentos e não fica só no raso das emoções. O nome do álbum, Olho D’Água, faz alusão ao seu signo solar em Câncer, e desta necessidade em desaguar os sentimentos, ela refaz a nascente que em algum momento se secou.
A partir do primeiro single, “Como É Que Se Faz”, o álbum visual foi tomando forma. “Deleita” é a faixa-foco que acompanha a chegada do disco completo: “Para eu poder identificar e então investigar cada sentimento, precisei primeiro abrir o baú de memórias e elementos que compõem essa história e mergulhar nisso tudo”, lembra a artista.
“Lágrima”, “Gota a gota”, “Tu tá” e “Outras Pessoas” completam a tracklist do projeto que foi todo liderado por mulheres. Com produção musical assinada por Carolina Mathias, direção criativa de Miti e Ursula Barreto e fotografia de Lais Dantas, o álbum pode explorar as sensações, a visceralidade e a vulnerabilidade nas interpretações, das canções e na forma como foi gravado e concebido.
À frente do violão e piano – seus instrumentos de palco –, Mariana traz um disco mais orgânico e intimista, convidando os ouvintes a viajarem nessa história também de forma visual, passeando por diferentes momentos de uma grande festa do início ao fim. “Todos os elementos fazem parte da narrativa. Eu estar tocando o meu violão ou o piano de armário – e sua desafinação própria –, por exemplo, faz parte de um processo bem vulnerável de ir afundo na solitude, de estar confortável comigo”, afirma Mariana.
A transmutação desse processo de dor para algo leve traz nas imagens e sons alguns segredos e detalhes sobre cada canção. Pensado do começo ao fim, o álbum visual será completado semanalmente com um novo videoclipe que se conecta com o que já foi apresentado nos dois primeiros singles. O registro audiovisual de “Lágrima” chega no começo de junho.
Assista ao videoclipe de “Deleita” aqui
Tracklist:
- “Lágrima”
- “Gota a gota”
- “Tu tá”
- “Outras Pessoas”
- “Como é que se faz”
- “Deleita”
Ficha Técnica:
Vídeos:
Direção e Roteiro: Miti e Úrsula Barreto
Assistente de Direção: Mel Arievo
Produção: Manuella Terra
Direção de Arte: Miti e Úrsula Barreto
Assistente de Arte: Marina Silva
Contrarregra: Hugo Alves
Figurino: Miti e Úrsula Barreto
Figurino de Elenco: Lupi Filardi
Assistente de Figurino: Lupi Filardi
Beleza Lais Brito | Equipe Andie Pontes
Direção de Fotografia: Laís Dantas
Assistente de Fotografia: Júlia Camargo
Gaffer: Tainã Miranda
Still: Maria Clara Miranda
Making off: Maria Clara Miranda e Carol Mathias
Montagem e Finalização: Laís Dantas
Sound Design: Calor Mathias
Catering: Josineide dos Santos
Transporte: Helena Martins
Música: Barbara Rodrix e Paulo Novaes
Produção Musical: Calor Mathias
Agradecimentos:
Acervo Buendía
Fernanda Teixeira
Artefatos Luminosos
Blinia Messias
Kayan Guter
- Lágrima
Música de Mariana Volker e Graça Motta
Produção musical – Calor Mathias
Voz, vocais e piano – Mariana Volker
Efeitos sonoros e vocais – Calor Mathias
Clarone – Rudah Guedes
Mixagem – Pedro Sodré
Masterização – Arthur Luna
- Gota a gota
Música de Paloma Roriz e Francisco Vervloet
Produção musical – Calor Mathias
Voz e violão – Mariana Volker
Clarinete – Rudah Guedes
Mixagem – Pedro Sodré
Masterização – Arthur Luna
- Tu tá
Música de Calor Mathias
Produção musical – Calor Mathias
Voz, vocais e violão – Mariana Volker
Mixagem – Pedro Sodré
Masterização – Arthur Luna
- Outras Pessoas (quando a festa acaba)
Música de Mariana Volker e Paula Santa Rosa
Produção musical – Calor Mathias
Voz e piano – Mariana Volker
Vocais, piano e efeitos sonoros – Calor Mathias
Mixagem – Pedro Sodré
Masterização – Arthur Luna
- Como é que se faz
Música: Barbara Rodrix e Paulo Novaes
Gravado no X-Túdio
Voz: Mariana Volker
Violão: Rudah Guedes
Piano e vocais: Calor Mathias
Pandeirola: Calor Mathias
Coro e Vozes: Calor Mathias, Mariana Volker, Rudah Guedes, Manuela Terra e
Gabriel Amorim
Mixagem: Pedro Sodré
Finalização de Voz: Daniel Alcoforado
Materização: Arthur Luna
- Deleita
Música de Mariana Volker e Calor Mathias
Produção musical – Calor Mathias
Voz – Mariana Volker
Violão, vocais, baixo e efeitos sonoros – Calor Mathias
Percussão – Lucas Videla
Guitarra – Gabriel Amorim
Mixagem – Pedro Sodré
Masterização – Arthur Luna
Cultura
O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição.
O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição para ser exercido em momentos em que a ordem do Estado Democrático de Direito está gravemente ameaçada. Essa medida de exceção deve ser autorizada pelo Congresso Nacional e já foi utilizada em diversos momentos de nossa história republicana.
Acesse também: Desobediência civil – conceito, surgimento e exemplo
Entendendo o estado de sítio
O estado de sítio é um dispositivo burocrático que faz parte de ações utilizadas pelos governos modernos em situações entendidas como emergenciais. É utilizado pelo governo em situações nas quais a ordem do Estado Democrático de Direito está ameaçada.
Em nosso país, o estado de sítio é uma medida de exceção do governo, e por causa disso possui prazo de atuação limitado, exceto no caso de guerra. Como medida de exceção, o estado de sítio permite que o Executivo sobressaia-se aos outros poderes (Legislativo e Judiciário). Assim, o equilíbrio entre os três poderes é afetado, pois, por ser uma medida tomada em situações de emergência, as decisões tomadas pelo Executivo devem ter ação imediata para garantir a solução do problema.
Em que situações é decretado o estado de sítio?
O funcionamento do estado de sítio no Brasil é definido pela Constituição Federal promulgada em 1988. O texto constitucional trata sobre essa questão do artigo 137 ao artigo 141. Basicamente, a Constituição brasileira define que o estado de sítio poder ser decretado em três situações:
Comoção grave de repercussão nacional;
Fracasso das medidas tomadas no estado de defesa;
Declaração de guerra ou resposta à agressão armada estrangeira.
O decreto do estado de sítio só acontece se o presidente seguir o seguinte roteiro: primeiro, ele deve consultar o Conselho da República e o Conselho da Defesa. Uma vez feita a consulta (o papel dos dois conselhos é apenas opinativo), o presidente deve encaminhar pedido de estado de sítio para o Congresso Nacional.
O estado de sítio só pode ser implantado no Brasil caso seja aprovado no Congresso Nacional.
O estado de sítio só pode ser implantado no Brasil caso seja aprovado no Congresso Nacional.
O Congresso Nacional deve reunir-se em até cinco dias para votar a aprovação desse pedido. Para ser aprovado, a solicitação de estado de sítio deve ter maioria absoluta (50% +1) entre os parlamentares. Caso seja rejeitada, naturalmente, a medida não entra em vigor.
“O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição”
Celebridades
Dupla Alex & Matielo revela mais uma pérola musical com o lançamento de “Bluetooth”
A dupla sertaneja Alex & Matielo está pronta para incendiar as plataformas digitais com o lançamento da sua terceira faixa do DVD “No Tempo Certo”. Intitulada “Bluetooth”, a música promete envolver os ouvintes com sua melodia contagiante.
Combinando harmonias irresistíveis e letras que falam ao coração, “Bluetooth” é mais uma prova do talento inegável da dupla em criar músicas que ressoam com o público. O lançamento oficial está marcado para sexta-feira, dia 14 de junho, em todas as plataformas digitais, além de uma estreia especial no YouTube às 12h.
Gravado em Goiânia, o DVD “No Tempo Certo” promete ser uma verdadeira celebração da música sertaneja, e “Bluetooth” é uma adição empolgante a este projeto ambicioso.
Prepare-se para mergulhar em uma experiência musical única com Alex & Matielo. Não perca o lançamento de “Bluetooth” e acompanhe todas as novidades da dupla nas redes sociais.
Para ouvir “Bluetooth”, acesse: Bluetooth – Alex & Matielo: https://onerpm.link/bluetooth_alexematielo
Música
Gravadora Esmeralda Music Apresenta: Bolinha Kids – O Novo Grupo Infantil que Vai Encantar as Crianças
A Esmeralda Music, sempre inovando e trazendo qualidade ao cenário musical, tem o prazer de anunciar o lançamento do grupo infantil Bolinha Kids. Com uma mensagem linda e cativante, o grupo promete encantar toda a criançada e tocar os corações de quem ouvir.
As integrantes do grupo, Laura Lavinny, Pérola Franchesca e Yarin Cristal, são três crianças encantadoras que, com muito talento e carisma, dão vida a esta nova proposta musical. A canção, produzida pelos renomados produtores Rafael e Junior Andrade, traz uma mensagem de fé, esperança e fala sobre o valor inestimável do amor de Jesus.
A música do Bolinha Kids já está disponível em todas as plataformas digitais. Além disso, o clipe oficial pode ser assistido na íntegra no YouTube. Não perca a oportunidade de conferir e se emocionar com este lançamento especial:
Para acompanhar este e outros lançamentos da Esmeralda Music, siga-nos no Instagram e fique por dentro de todas as novidades:
Instagram Esmeralda Music Gospel: https://www.instagram.com/esmeraldamusicgospel?igsh=MTAxNmVyaWZ5emNzMg==