Conecte-se Conosco

Música

Elba Ramalho retorna ao palco do Theatro Municipal com a MpbJazz Orquestra

Publicado

em

A cantora paraibana Elba Ramalho retorna ao palco do Theatro Municipal do Rio, no dia 12 de março (terça-feira), às 19h30, com a MPB Jazz Orquestra – que reúne músicos do Theatro Municipal e é regida pelo maestro Renato Coelho. Compositora e multinstrumentista, a artista dará vida ao espetáculo “Elba Ramalho & Orquestra”, interpretando alguns dos sucessos que marcaram sua trajetória de 46 anos, como “De volta para o aconchego” (Dominguinhos e Nando Cordel), “Saudade d’Ocê” (Vital Farias), “Chão de Giz” (Zé Ramalho) e “Meu Amor” (Chico Buarque), que ganham uma releitura mais jazzística.

“Cantar com uma orquestra é sempre uma tremenda responsabilidade, pois tudo é grandioso, é sempre uma experiência muito gratificante e, sendo no Theatro Municipal, aumenta ainda mais a responsabilidade. Sinto-me honrada. O popular encontra o erudito, a música urbana se funde com o jazz: tudo é música”, revela Elba

A artista já teve oportunidade de se apresentar no teatro, um dos mais importantes do Brasil, mas será o primeiro show solo nesse palco, acompanhado da orquestra.

“É muito bom ver esses sucessos ganhando uma nova vida, uma nova cara. Além disso, é maravilhoso dividir o palco com grandes instrumentistas e maestros. É uma orquestra de gente jovem. Eu gosto do desafio”, relatou a cantora.

Orquestra dá nova vida aos regionalismos em arranjos inéditos de canções da MPB

Criada no ano passado pelo saxofonista e regente Renato Coelho, a MPB Jazz Orquestra tem 29 músicos, reconhecidos no cenário musical. Em sua formação, instrumentos típicos das big bands de jazz e naipes de cordas – violinos, violas e violoncelos, que provocam uma verdadeira simbiose de timbres, explorando os limites da música e misturando os sons regionais com o erudito.

O espetáculo ao lado de Elba Ramalho retoma a série de sucesso MPB JAZZ in Concert, que terá em breve também o cantor Ney Matogrosso, quando clássicos de grandes artistas da música popular brasileira ganham arranjos inéditos e inovadores.

As primeiras edições, com João Bosco e Ivan Lins, lotaram o Municipal. No show com Elba, o público carioca poderá contemplar a junção do orquestral, a riqueza sonora das big bands de jazz, com uma fileira de clássicos do forró, que fazem parte da história de vida de grande parte dos brasileiros. A soma desses ingredientes musicais promete ser, mais uma vez, garantia de sucesso. A conferir!

SERVIÇO:

Elba Ramalho in Concert

Data: 12 de março (terça-feira)

Horário: 19h30 (abertura dos portões às 18h30)

Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Praça Floriano, S/N – Centro – Rio de Janeiro

– RJ)

Vendas: https://www.ticket360.com.br/

Continue lendo

Música

Giovana Costa lança single autoral “Fotos na Mesa”

Publicado

em

De

Ainda em clima romântico, um dia após dia dos namorados, nesta quinta-feira (13), a cantora Giovana Costa, apresenta seu mais novo single “Fotos na Mesa”. A faixa faz parte de seu próximo EP e marca um novo momento da carreira da artista.

A artista iniciou sua jornada musical aos 11 anos, inspirada pelo pai e seu violão. Essas primeiras influências a impulsionaram a desenvolver uma paixão pela composição e por músicas sertanejas dos anos 80 e 90. “Sou apaixonada pela composição; amo compor músicas que falam sobre amor e que trazem sentimentos. Sempre gostei de músicas sobre sentimento, aquele sertanejo bem raiz mesmo. Por conta disso, gosto bastante de falar sobre amor e sentimento nas minhas composições”, expressa.

Logo após participar do The Voice Kids, onde ganhou notoriedade em todo país, Giovana seguiu sua trajetória na música e entrou para o time da Avante Produções. “Eles acreditaram em mim desde o início e me deram asas para voar. Estou ansiosa para continuar crescendo e alcançando novos patamares ao lado deles. Estamos planejando muitas novidades para minha carreira.”, conta.

Atualmente, com foco em sua carreira, a artista afirma que seu novo single, “Fotos na Mesa”, foi criado de uma forma natural. Após alguns meses de compô-la, ela decidiu gravar a música em estúdio com a colaboração do produtor musical Martin Fialho.

Continue lendo

Cultura

O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição.

Publicado

em

De

O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição para ser exercido em momentos em que a ordem do Estado Democrático de Direito está gravemente ameaçada. Essa medida de exceção deve ser autorizada pelo Congresso Nacional e já foi utilizada em diversos momentos de nossa história republicana.
Acesse também: Desobediência civil – conceito, surgimento e exemplo

Entendendo o estado de sítio
O estado de sítio é um dispositivo burocrático que faz parte de ações utilizadas pelos governos modernos em situações entendidas como emergenciais. É utilizado pelo governo em situações nas quais a ordem do Estado Democrático de Direito está ameaçada.

Em nosso país, o estado de sítio é uma medida de exceção do governo, e por causa disso possui prazo de atuação limitado, exceto no caso de guerra. Como medida de exceção, o estado de sítio permite que o Executivo sobressaia-se aos outros poderes (Legislativo e Judiciário). Assim, o equilíbrio entre os três poderes é afetado, pois, por ser uma medida tomada em situações de emergência, as decisões tomadas pelo Executivo devem ter ação imediata para garantir a solução do problema.

Em que situações é decretado o estado de sítio?

O funcionamento do estado de sítio no Brasil é definido pela Constituição Federal promulgada em 1988. O texto constitucional trata sobre essa questão do artigo 137 ao artigo 141. Basicamente, a Constituição brasileira define que o estado de sítio poder ser decretado em três situações:

Comoção grave de repercussão nacional;
Fracasso das medidas tomadas no estado de defesa;
Declaração de guerra ou resposta à agressão armada estrangeira.
O decreto do estado de sítio só acontece se o presidente seguir o seguinte roteiro: primeiro, ele deve consultar o Conselho da República e o Conselho da Defesa. Uma vez feita a consulta (o papel dos dois conselhos é apenas opinativo), o presidente deve encaminhar pedido de estado de sítio para o Congresso Nacional.

O estado de sítio só pode ser implantado no Brasil caso seja aprovado no Congresso Nacional.
O estado de sítio só pode ser implantado no Brasil caso seja aprovado no Congresso Nacional.
O Congresso Nacional deve reunir-se em até cinco dias para votar a aprovação desse pedido. Para ser aprovado, a solicitação de estado de sítio deve ter maioria absoluta (50% +1) entre os parlamentares. Caso seja rejeitada, naturalmente, a medida não entra em vigor.

 

“O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição”

 

Continue lendo

Celebridades

Dupla Alex & Matielo revela mais uma pérola musical com o lançamento de “Bluetooth”

Publicado

em

De

A dupla sertaneja Alex & Matielo está pronta para incendiar as plataformas digitais com o lançamento da sua terceira faixa do DVD “No Tempo Certo”. Intitulada “Bluetooth”, a música promete envolver os ouvintes com sua melodia contagiante.

Combinando harmonias irresistíveis e letras que falam ao coração, “Bluetooth” é mais uma prova do talento inegável da dupla em criar músicas que ressoam com o público. O lançamento oficial está marcado para sexta-feira, dia 14 de junho, em todas as plataformas digitais, além de uma estreia especial no YouTube às 12h.

Gravado em Goiânia, o DVD “No Tempo Certo” promete ser uma verdadeira celebração da música sertaneja, e “Bluetooth” é uma adição empolgante a este projeto ambicioso.

Prepare-se para mergulhar em uma experiência musical única com Alex & Matielo. Não perca o lançamento de “Bluetooth” e acompanhe todas as novidades da dupla nas redes sociais.

Para ouvir “Bluetooth”, acesse: Bluetooth – Alex & Matielo: https://onerpm.link/bluetooth_alexematielo

Continue lendo

Destaque