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Cultura

Thriller sobrenatural “The Island Between Tides” tem sua estreia na América Latina no 20º Festival Fantaspoa

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O longa-metragem The Island Between Tides está prestes a fazer sua estreia na América Latina durante a 20ª edição do prestigiado Festival Fantaspoa, que ocorrerá entre os dias 10 e 28 de abril em Porto Alegre. O filme é baseado na peça Mary Rose (1920) de J.M. Barrie, autor de “Peter Pan”, e promete envolver o público com sua atmosfera sobrenatural, segredos ocultos e enigmas de uma ilha misteriosa.

Sua avant-premiere aconteceu no início do mês na Califórnia, na abertura do Cinequest. Na ocasião, o Diretor de Programação do renomado festival que combina artes cinematográficas com inovação, Michael Rabehl, comentou: “(…)The Island Between Tides. Que filme impactante! Ele equilibra perfeitamente um mistério que empolga com uma história familiar emocional e comovente“. O longa segue agora para sua primeira exibição na América Latina integrando a programação do Fantaspoa – “um dos 25 festivais de cinema mais legais de todo o mundo”, segundo a publicação internacional Movie Maker.

Com um elenco encabeçado por Paloma Kwiatkowski (“Percy Jackson” e “Bates Motel”), David Mazouz (“Gotham”), Donal Logue (“Gotham”, “Vikings”) e Camille Sullivan (Hunter Hunter), The Island Between Tides (2024) conta a história de Lily, uma jovem que segue uma misteriosa melodia até uma remota ilha de maré. Ao retornar na próxima maré baixa, ela emerge em uma realidade onde décadas se passaram. Enquanto o mundo ao seu redor se transformou, Lily permanece imutável, desencadeando uma série de eventos sobrenaturais que desafiam sua compreensão do tempo e da realidade.

The Island Between Tides (2024) marca a primeira adaptação cinematográfica da pouco conhecida — e elogiada pelo New York Times — história de fantasmas Mary Rose, após um turbulento legado envolvendo Alfred Hitchcock.  

Obcecado pela peça desde sua exibição original em 1920, Hitchcock adquiriu os direitos nos anos 1960 e escalou Tippi Hedren (“Os Pássaros”) para o papel principal, porém a produção foi vetada pelo estúdio. Em seus últimos anos, Hitchcock disse ao seu biógrafo que o maior arrependimento de sua vida foi não ter levado Mary Rose para as telonas. Os direitos foram posteriormente adquiridos por Melanie Griffith, filha de Tippi Hedren, e seu então marido Antonio Banderas. No entanto, este projeto também acabou por ser suspenso.

Estes são alguns dos bastidores que os diretores canadenses Austin Andrews e Andrew Holmes pretendem discutir presencialmente com o público em Porto Alegre, proporcionando uma oportunidade única para os fãs do cinema fantástico conhecerem mais sobre o processo criativo por trás desta obra.

Sobre o Festival Fantaspoa:

O Fantaspoa é um dos festivais de cinema mais importantes e longevos da América Latina, dedicado à celebração do cinema fantástico em todas as suas formas. Com uma história de duas décadas, o festival continua a encantar cinéfilos e profissionais da indústria cinematográfica com sua seleção cuidadosamente curada de filmes de todo o mundo.

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Cultura

Paraibano lança livro em São Paulo

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Ton Felix, natural de Cajazeiras, na Paraíba, apresenta seu mais recente trabalho literário, fruto de sua pesquisa de mestrado na Mackenzie, em São Paulo. O renomado comunicador e acadêmico lança “Streampunks: Um Fenômeno Contemporâneo”, um livro que busca decifrar um dos movimentos culturais mais significativos da era digital.

Como professor universitário, Feliz oferece uma análise aprofundada sobre a ascensão e o impacto dos Streampunks — criadores de conteúdo que surgiram na plataforma YouTube, alterando o mercado audiovisual e a forma como consumimos mídia. Com uma perspectiva única, ancorada em sua experiência e erudição acadêmica, ele explora o fenômeno dos Streampunks como um marco histórico. O livro conecta temporalidades históricas e vivências sociais atuais, destacando práticas, emoções e ideologias que definem esta geração emergente.

“Minha intenção é desvendar os processos que trouxeram os Streampunks ao proscênio do palco midiático, explorando o entrelaçamento de suas práticas com longas tradições enquanto os insiro dentro do fluxo da história cultural e imediata”, explica Ton Feliz. “Este livro é um método híbrido de narrativa histórica, capturando o fenômeno dos Streampunks não apenas como criadores de conteúdo, mas como verdadeiros agentes sociais contemporâneos.”

A obra oferece reflexões sobre a identidade fluida em uma sociedade interconectada, onde as fronteiras entre o pessoal e o público se tornam cada vez mais tênues. Além disso, “Streampunks: Um Fenômeno Contemporâneo” vai além de ser um mero registro, avançando para a interpretação e análise, contribuindo para a disciplina da História Imediata, que reforça a compreensão das experiências sociais contemporâneas.

“A História Imediata nos permite analisar a contemporaneidade nas mídias e redes sociais, bem como as ações dos novos movimentos sociais das últimas décadas”, declara Ton Feliz. “Meu livro encoraja os leitores a refletirem sobre os antecedentes construtores da contemporaneidade, que são reveladores das novas demandas sociais impulsionadas pela aceleração da comunicação.”

Com seu conhecimento interdisciplinar, que abrange desde a produção de imagens em fotografia e audiovisual até relações internacionais, Feliz está bem preparado para liderar discussões sobre como a comunicação e a educação se entrelaçam para moldar o futuro.

“Streampunks: Um Fenômeno Contemporâneo” é uma leitura essencial para quem deseja compreender os desafios e potenciais do mundo contemporâneo da comunicação e da educação.

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Cultura

Celebre o Dia das Mães com uma Viagem Literária : 57% dos leitores no país são mulheres

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Mercado editorial brasileiro em 2024 escancara o protagonismo da mulher nas prateleiras. Obra mais lida no país detém 80% do público feminino

Nos últimos anos, a transformação foi significativa no mercado editorial, com as mulheres emergindo como as principais leitoras protagonistas, tanto no Brasil quanto ao redor do mundo. Este fenômeno não apenas redefine o perfil do leitor contemporâneo, mas também molda as tendências e direções da indústria literária.

Na pesquisa “Panorama do Consumo de Livros”, encomendada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e realizada no fim de 2023 pela Nielsen BookData, aponta que as mulheres são as que mais leem no país, com 57%.

Esse número se manteve constante desde 2012, no levantamento realizado ano a ano pelo IBGE, com as mulheres se mantendo à frente dos homens.

Além disso, o engajamento das mulheres com a literatura vai além da simples compra de livros. Elas também desempenham papéis cruciais como influenciadoras, recomendando e compartilhando obras com suas redes sociais, promovendo discussões significativas e ampliando o alcance de diversos gêneros e autores.

“Vemos o destaque feminino em nossa editora – 80% dos nossos compradores são mulheres. Nossas maiores difusoras na internet também são mulheres. Isso se fortaleceu muito nos últimos anos, mas com certeza esse público tem gostos próprios, são mais sensíveis”, afirma Junior Rostirola, fundador da Editora Vélos e autor do devocional “Café com Deus pai”, líder de vendas no Brasil com mais de 2,2 milhões de cópias vendidas.

Neste contexto, o Dia das Mães se apresenta como uma oportunidade especial para o mercado editorial. “Aguardamos um grande volume de vendas nesta data e nos preparamos para isso. É uma ocasião para homenagear não apenas as mães, mas todas as mulheres que enriquecem nossas vidas com suas histórias, perspectivas e contribuições”, continua o autor.

“Café com Deus Pai” foi considerado o livro mais vendido no país em 2022, 2023 e 2024, mantendo-se ainda no topo da lista dos mais vendidos em inúmeras plataformas e mais lido do país.

O livro se tornou um fenômeno editorial do mercado brasileiro, inclusive pelas mãos de mulheres que repercutiam diariamente as mensagens dos livros na internet. Somente no TikTok, “Café com Deus pai” foi citado mais de 10 mil vezes, com indicações de trechos dos livros e leitores mostrando a rotina ao abrir o livro de manhã, pegar um café e “ouvir” a palavra do dia.

Segundo números da própria editora, a edição mais recente da obra já vendeu mais de 2,2 milhão de cópias desde seu lançamento, em agosto de 2023. Com isso, a obra ocupa com folga a primeira posição entre os livros mais vendidos no país, segundo ranking da PublishNews, que contabiliza as vendas das principais livrarias e editoras brasileiras. Há também as versões “kids” (para crianças) e “teens” (para adolescentes) da publicação.

Site Oficial: https://store.cafecomdeuspai.com/

Instagram Oficial: @cafecomdeuspai

Sobre o Livro

Através de devocionais diários, o leitor é convidado para um encontro com Deus que, além de ensinar um novo modo de apreciar uma xícara de café, mostrará como a vida também pode ser saboreada.

Sobre o autor:

Junior Rostirola é pastor sênior da Igreja Reviver e lidera uma comunidade cristã socialmente relevante com extensões no Brasil e Haiti. Bacharel em Teologia e pós-graduado em Teologia Bíblica, Junior é autor do best-seller Café com Deus Pai, o livro que ganhou o coração dos leitores e que propõe uma jornada diária fascinante, indicado pela Revista Veja e Publishnews como o livro mais vendido do Brasil no ano de 2023 e 2024.

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Cultura

Quase metade dos estudantes da rede pública de São Paulo sofrem com bullying e outras formas de violência

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APEOESP revela que 48% dos alunos e 19% dos professores foram vítimas de algum tipo de agressão; crianças expressam em vídeo o que acham da violência nas escolas

O caso de violência no ambiente escolar que chocou a opinião pública na segunda quinzena de abril, com a notícia da morte de um estudante de 13 anos da Praia Grande (SP) por agressão de colegas, não é um evento isolado. Relatório da APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) de 2023 revela que 48% dos estudantes e 19% dos professores das escolas públicas do Estado admitiram ter sofrido algum tipo de violência.

O bullying que vitimou o adolescente paulista aparece com frequência como causa de violência virtual e física entre estudantes, conforme última edição da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), em 2019. O levantamento revelou que cerca de um em cada dez adolescentes (13,2%) já se sentiu ameaçado, ofendido e humilhado em redes sociais ou aplicativos nos 30 dias anteriores à pesquisa. Agressões também ocorrem nas escolas e 23% dos estudantes responderam ter sido vítimas de bullying.

Ainda segundo a PeNSE, que é realizada pelo IBGE, a violência atinge muitos estudantes: um em cada dez adolescentes (10,6%) envolveu-se em lutas físicas e 2,9% admitiram participação em brigas com arma de fogo. Sobre relatos de violência dentro de casa, 21% dos respondentes revelaram que foram agredidos pelo pai, mãe ou responsável alguma vez nos 12 meses anteriores ao estudo.

Criatividade contra a violência

Com a violência sendo uma realidade próxima, uma prática pedagógica relevante é dar aos alunos a oportunidade de demonstrarem seus sentimentos em relação ao tema. Responsável por uma metodologia ativa que incentiva a criatividade e expressividade, Giba Barroso, cofundador e CEO da metodologia De Criança Para Criança (DCPC), acredita que a linguagem que as crianças usam é facilmente entendida por outras.

“Quando as crianças escolhem um tema como a violência, vão usar o repertório delas para tratar de um assunto sério. Nessa construção conjunta, elas começam a entrar em contato com os próprios sentimentos, até para poder expressá-los. Também aprendem a ouvir e respeitar a opinião de outras crianças, o que é a base do entendimento.”

O método consiste em incentivar os alunos a criar uma história com desenhos e narração, para que ela seja transformada pelo DCPC em uma animação. Para isso acontecer, as crianças trabalham habilidades socioemocionais como colaboração, trabalho em equipe, respeito às diferenças e foco em projeto.

Para Vitor Azambuja, cofundador e diretor criativo da metodologia De Criança Para Criança (DCPC), incentivar uma criança a expressar sentimentos, mesmo os mais complexos, como ansiedade e raiva, é uma forma de ajudar no seu desenvolvimento socioemocional. “O ato criativo é uma forma de se apoderar de algo, de se manter vivo. Pessoas criativas não pedem permissão para criar, elas pensam em como enfrentar um problema. Então, discutir o assunto em sala de aula e fazer o aluno pensar em soluções já é uma maneira para enfrentar a violência.”

Vídeos

Alguns dos vídeos feitos por alunos sobre a violência exploram sentimentos como empatia, respeito e solidariedade. Na animação ‘Bullying. E se fosse com você? (https://www.youtube.com/watch?v=2PpEE_Ugl2E)’, alunos do 3º ano do Ensino Fundamental trazem várias situações de constrangimento e uma reflexão sobre os efeitos de quem sofre com as agressões.

No vídeo ‘Amigos – o menino brigão https://www.youtube.com/watch?v=eqT_PTB1iP0’, um menino valentão pensa em mudar suas atitudes ao perceber que não tem amigos. Já a animação ‘As brigas na hora da mãe da rua https://www.youtube.com/watch?v=suPu7-37GMY‘ fala sobre respeito e limites para que a brincadeira Mãe da Rua, uma espécie de pega-pega, possa acontecer.

Usando metodologias que incentivam o trabalho conjunto, é possível direcionar esforços e criar mais situações de empatia, segundo Vitor. “Punir alunos violentos não funciona. Às vezes, quem comete a violência também precisa ser ouvido. É importante entender por que e onde começa a violência e tentar cortar esse ciclo explicando, passando vídeos, lendo matérias e fazendo trabalhos em conjunto.”

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