Cultura
A Arte na Vida de Higor Vasconcelos: Uma Jornada de Superação e Descoberta

Nascido e criado na cidade histórica de Goiás Velho, a vida de Higor Vasconcelos foi marcada por desafios desde cedo. Criado por sua mãe divorciada em um lar modesto, ele teve que enfrentar uma série de mudanças e reviravoltas em sua trajetória.
Aos poucos, Higor Vasconcelos encontrou na determinação e na vontade de crescer as forças necessárias para superar as adversidades. Inicialmente, ele se viu trabalhando em uma olaria, levantando tijolos e moldando panelas de barro à beira da BR, empenhado em contribuir para o sustento de sua família.
Porém, o destino lhe reservava mais desafios. Com o passar dos anos, Higor Vasconcelos teve a oportunidade de voltar a viver com seu pai e mãe, o que proporcionou uma mudança para uma chácara próxima à cidade. Seu pai, um trabalhador incansável, envolveu-o em diversas atividades, desde encher caminhões de areia até a construção de pontes em fazendas.
Essa experiência prática forjou um espírito empreendedor em Higor Vasconcelos, que, embora tenha deixado a escola por quatro anos para realizar diferentes trabalhos, nunca deixou de buscar oportunidades de crescimento profissional. Ele descarregou carretas de ração, entregou produtos em mercados e até mesmo trabalhou em um hotel, sem carteira assinada, desempenhando diversas funções.
A virada na vida de Higor Vasconcelos ocorreu quando ele decidiu buscar novas oportunidades na cidade de Formosa, Goiás. Lá, ele encontrou trabalho em uma frutaria, onde não apenas consolidou sua escolaridade, mas também conheceu um artista plástico, Luiz Bittencout, que o levou a explorar o mundo da fotografia.
Essa experiência em São Paulo o aproximou do universo das artes plásticas e, em particular, da obra do renomado Salvador Dalí. Fascinado por seu trabalho, Higor Vasconcelos identificou seus traços com os do mestre surrealista e decidiu dar vazão à sua paixão pela pintura em telas.
De volta a Formosa e, posteriormente, em Brasília, Higor Vasconcelos encontrou seu caminho na arte. Concluiu sua faculdade de Gestão de Recursos Humanos e embarcou em uma jornada como artista plástico, deixando para trás seu sonho de ser bombeiro.
Hoje, Higor Vasconcelos vive em Brasília, onde continua a dedicar seu tempo e talento às telas, explorando o mundo do surrealismo e fazendo sua marca no cenário artístico. Sua história é um testemunho de perseverança, determinação e autodescoberta, provando que, com paixão e esforço, é possível superar desafios e encontrar a verdadeira vocação.
Ciência
Sergio Moro, esta na liderança para ser o próximo governador do paraná.

A pesquisa perguntou aos entrevistados em quem eles votariam caso as eleições para governador fossem hoje. Uma lista com alguns nomes foi apresentada.
A Pesquisa Quaest, divulgada nesta quinta-feira (27), revelou que 30% dos entrevistados votariam em Sergio Moro (União) para governador caso as eleições para o cargo acontecessem hoje. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Em segundo lugar vem Rafael Greca (PSD), com 18% das respostas. Em seguida, Cristina Graeml (Podemos), com 10%…
Além disso, 67% dos entrevistados afirmaram que o atual governador Ratinho Junior merece eleger um sucessor. 23% disseram que não merece e 10% não soube ou não respondeu à pergunta.
Sergio Moro, portanto esta na liderança para ser o próximo governador do paraná.
Cultura
São Paulo recebe o best-seller Junior Rostirola, autor da obra mais lida e mais vendida do país “Café com Deus pai”

Junior Rostirola, autor do best-seller “Café com Deus Pai”, está em turnê pelo Brasil, compartilhando sua inspiradora história de superação com passagens marcadas para São José do Rio Preto no dia 13 de junho e São Paulo no dia 14 de junho
Brasil, junho de 2024: O autor do best-seller “Café com Deus Pai”, Junior Rostirola, está em plena turnê pelo Brasil, visitando inúmeras cidades e estados ao longo do ano. Desta vez, São Paulo e São José do Rio Preto/SP são os próximos destinos a serem contemplados.
As agendas em São José do Rio Preto e São Paulo estão marcadas, respectivamente, para os dias 13 e 14 de junho, das 20:00 às 23:00. Estes eventos prometem momentos de profunda reflexão e inspiração, enquanto Junior compartilha sua história de vida e superação.
Junior ganhou destaque no país após seu livro bombar pelo país através de leitores orgânicos, e, nas redes sociais por meio de influenciadores e celebridades que descobriram o livro em meio ao acaso ou indicação.
Durante a turnê pelo país, o autor relata os traumas de infância e conta com detalhes sobre os fortes problemas familiares que enfrentou. Com a orfandade de um pai ausente, a agressão dentro de casa, bullying, escassez financeira da família e outros.
A superação das dores vividas por Junior, o levou a se tornar fundador da Associação Escolhi Amar, que abrange diversos projetos sociais, entre eles: o abrigo Lar da Criança Feliz, que já acolheu mais de 3235 crianças de 0 a 12 anos; o Lar do Adolescente, que já amparou mais de 210 adolescentes de 12 a 18 anos; Abraçou também uma nação através da Missão Haiti, que além de alimentar pessoas física e espiritualmente, ainda mantém mais de 200 crianças na escola.
Por ter sofrido tanto com a destruição e vícios comuns existentes nos lares, hoje dirige o “Centro de Recuperação Feminino Conviver”, que já assistiu mais de 776 mulheres dependentes de substâncias psicoativas ou portadoras do vírus HIV.
Para curar a angústia da escassez, criou o “Mercado Solidário”, que já distribuiu centenas de toneladas de alimentos para famílias que podem escolher os itens que necessitam.
Um menino que nunca era chamado para o time de futebol na época da escola, atualmente promove oportunidades para que muitas pessoas participem de diversas modalidades esportivas. Além de realizar visitas a presídios e fornecer atendimento psicológico gratuito para o público de baixa renda.
Saiba mais sobre a vinda do autor e sua passagem por São Paulo nos links abaixo.
Maiores informações – Tour Vencedores
Saiba mais aqui – Tour Vencedores – São José do Rio Preto/SP
Data: 13 de junho de 2024
Local: Comunidade Cristã Cabana Church
Endereço: Rodovia BR-153, km 53,8, Comunidade Cristã Cabana Church , São José do Rio Preto – SP
Saiba mais aqui – Tour Vencedores – São Paulo/SP
Data: 14 de junho de 2024
Local: IBF Church
Endereço: Praça José Cardoso de Moura, 39, Vila Jacuí, São Paulo – SP
Site Oficial: https://store.cafecomdeuspai.com/
Instagram Oficial: @cafecomdeuspai
Sobre o Livro
Através de devocionais diários, o leitor é convidado para um encontro com Deus que, além de ensinar um novo modo de apreciar uma xícara de café, mostrará como a vida também pode ser saboreada.
Sobre o autor:
Junior Rostirola é pastor sênior da Igreja Reviver e lidera uma comunidade cristã socialmente relevante com extensões no Brasil e Haiti. Bacharel em Teologia e pós-graduado em Teologia Bíblica, Junior é autor do best-seller Café com Deus Pai, o livro que ganhou o coração dos leitores e que propõe uma jornada diária fascinante, indicado pela Revista Veja e Publishnews como o livro mais vendido do Brasil no ano de 2023 e 2024.
Cultura
Histórias orais dos povos originários do Brasil são reunidas em livro por autor nativo

Atividades culturais gratuitas e presenciais celebram o projeto e uma delas acontece em São Bernardo do Campo
Reunidos no livro “Sucuriju: Histórias que meu Povo conta (Editora Alpharrabio, 2024)”, personagens da cultura amazônida como a Curupira, a cobra Sucuri e a Mãe d’Água protagonizam ensinamentos sobre a importância do respeito à vida e à natureza, além de fazer parte das tradições orais dos povos originários da Amazônia.
O lançamento do livro faz parte do Projeto Sucuriju e foi viabilizado pelo mecanismo de incentivo fiscal ProAC 23/2023, de Produção e Realização de Projeto de Incentivo à Leitura.
O projeto, além do livro, tem uma série de atividades. No dia 14 de junho terá uma apresentação na Biblioteca Machado de Assis, aberta aos estudantes da Escola Pública do Riacho Grande, em São Bernardo do Campo, onde parte dos alunos vêm de comunidades indígenas.
Ronny vai conduzir uma oficina de escrita no dia 15/06, no Centro Educacional Unificado (CEU) Sapopemba, e apresentar uma live sobre o projeto no dia 21/06 no canal do projeto Sucuriju no YouTube. Ambas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
O projeto também contemplará a distribuição de 30 exemplares do livro em Salas de Leitura de Escolas Públicas de Ensino Fundamental I e II, Bibliotecas, Museu das Culturas Indígenas de São Paulo e outros espaços promotores da leitura, instituições e projetos situados no Estado de São Paulo.
O livro
Voltado ao público infanto-juvenil, o livro é ilustrado por André Vazzios e revela as histórias que fazem parte das narrativas contadas pelos povos que vivem às margens dos igarapés do interior do Pará. Para Ronny, o livro se diferencia por apresentar a visão de mundo dos povos locais e aprendizados para enfrentar desafios sociais e ambientais.
A publicação do livro também é uma forma de propor a reflexão às pessoas sobre o impacto da exploração desenfreada da natureza no modo de vida dos povos locais, reforça o autor. “Por muito tempo, a tradição de contar histórias era a única maneira de repassar as culturas, mitos e lendas do oeste do Pará, mas não é só isso. As narrativas fazem uma convocatória para dentro da mata e trazem um olhar para os povos da floresta que insistem em ficar e continuar no solo místico e sagrado dos ancestrais.”
Sobre Ronny Abreu
Ator e dramaturgo, Ronny é formado pela Escola Livre de Teatro (ELT) de Santo André e cursou 5 períodos na Licenciatura de Letras e Artes na Universidade Federal do Pará (UFPA). Como artista paulista e migrante do Estado do Pará, Ronny trabalha com a valorização de sua origem cultural indígena e a contribuição dos povos originários na formação cultural do Brasil.
Atuou em espetáculos como” Nô Caminho – Sete Passos para Dentro” (Formão 6 da ELT), “A queda” (Teatro de Asfalto), “Caixa Casa Mundo: histórias re-veladas ou sobre como vencer os monstros” (Coletiva de Teatro Feminista Pontos de Fiandeiras), “A Festa dos Bárbaros” (Cia São Jorge de Variedades) e “Vozes da Independência” (Dione Carlos).
Serviço – eventos
– Contação de histórias “Sucuriju” e “Jaguaretê Onça Mãe”
Apresentação: Ronny Abreu e Fernanda Henrique
Data e horário: 14/06 (junho) às 9h30
Local: Biblioteca Machado de Assis – Av. Araguaia, 284 (Rio Grande), São Bernardo do Campo – SP
Público: estudantes de escolas públicas da região do Riacho Grande (SBC)
– Oficina de Escrita e Narrativa
Facilitador: Ronny Abreu
Data e horário: 15/06 (junho) às 9h00
Local: CEU EMEF Tatiana Belinky – R. Manuel Quirino de Mattos, S/N (Jardim Sapopemba), São Paulo – SP
Público: livre, participação gratuita
– Live Projeto Sucuriju
Apresentação: Ronny Abreu
Convidados: Juão Nyn e Geonilson Cunha Fonseca
Data e horário: 21/06 (junho) às 19h30
Local: YouTube – Canal Clã do Sucuri (https://youtube.com/@cladosucuri?si=P8D8hnSctBglPuTl) e Instagram @CLADOSUCURI
Vídeo explicativo do projeto: https://youtu.be/Z44NHvIQKaw
Público: livre, participação gratuita