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Música

AFROPUNK Brasil anuncia line-up da quarta edição com nomes como Jorge Aragão, Planet Hemp, Duquesa, Leo Santana e Fat Family

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  • Marcado para os dias 09 e 10 de novembro, em Salvador, o evento ainda confirma Timbalada, Ebony, Silvanno Salles e várias outras atrações
  • Os ingressos já estão disponíveis e em breve mais nomes serão anunciados

Há 20 anos, o movimento AFROPUNK vai além da música, se tornando símbolo de encontros, autenticidade e celebração da cultura afro-diaspórica. A sua estreia no Brasil aconteceu em Salvador, cidade mais negra do mundo fora da África, com a primeira edição presencial em 2021. Agora, em 2024, em sua quarta edição, o AFROPUNK Brasil apresenta um line-up exclusivo da música mundial e nacional, nos dias 9 e 10 de novembro, no Parque de Exposições de Salvador. O festival tem intrínseco à sua curadoria a representatividade e as junções geracionais, e revela os primeiros shows de sua programação: o sambista Jorge Aragão; as principais vozes do rap nacional feminino Duquesa e Ebony; o cearense Mateus Fazeno Rock; os aclamados (e atemporais) grupos Planet Hemp, Timbalada e Fat Family – o trio estreia no festival com um show especial cantando Tim Maia –; o rei do arrocha, Silvanno Salles; um show da banda Ilê Aiyê convidando Virginia Rodrigues, Irmãs de Pau e Evylin; o gigante dos hits, Leo Santana; e, por fim, a aposta da nova geração Melly e a conterrânea soteropolitana Larissa Luz. Os ingressos já estão disponíveis pela plataforma Sympla (acesse aqui). Em breve, mais novidades sobre a programação serão anunciadas.

Em solo brasileiro, o AFROPUNK prepara uma série de ações para ativações da plataforma cultural em todo o país – como parte do seu compromisso em manter diálogos e uma construção contínua com toda a comunidade brasileira. Tal movimento acontece com a chegada do patrocinador master, Banco do Brasil: “Como até o nome indica, esta marca é do povo brasileiro, com todas nossas particularidades e diferenças. Este apoio chega para reafirmar um discurso que já temos evocado há anos, de que o festival é mais que um evento de música, e sim um encontro de pessoas”, pontua Ana Amélia Nunes, diretora de comunicação da IDW Entretenimento – agência full service do AFROPUNK no país.

A trilha sonora do segundo final de semana de novembro é guiada por uma mistura autêntica e orgânica. O primeiro dia do AFROPUNK Brasil, 9 de novembro (sábado), será comandado pelo sambista Jorge Aragão (que em 2024 celebra seus 75 anos), um dos primeiros representantes de sua geração; terá a presença de Duquesa (recém-indicada ao BET Awards 2024, um dos prêmios mais importantes da música mundial, na categoria “Melhor Novo Artista Internacional”); o show o cantor, compositor e percussionista Leo Santana; o som ‘pé na porta’ do Planet Hemp; a apresentação da baiana Melly; e conta ainda com a banda Ilê Aiyê convidando Virginia Rodrigues, Irmãs de Pau e Evylin. Já no domingo (10 de novembro), a trilha fica por conta de da rapper carioca Ebony, enaltecem o corre das mulheres no rap; junto do ‘roqueiro de favela’ Mateus Fazeno Rock e o ‘rei do arrocha’ Silvanno Salles, que mostram a multiplicidade de gêneros musicais que o evento reúne; além dos shows dos grupos Timbalada e Fat Family cantando Tim Maia; e a apresentação da soteropolitana conterrânea do evento, Larissa Luz.

Se tornando um dos festivais mais aguardados do calendário nacional, em 2023, o festival movimentou cerca de R$ 19 milhões na economia de Salvador, contemplando majoritariamente empreendedores negros – além de reunir um público de 50 mil pessoas. Na televisão, o programa especial transmitido pela TV GLOBO registrou um aumento de 60% na audiência (em comparação ao ano anterior), com alcance de 19 milhões de espectadores. Agora, esta história é amplificada com uma edição mais prestigiada, garantida pela parceria com a emissora novamente responsável pela transmissão ao vivo. 

Realizado pela IDW, o AFROPUNK mantém seu compromisso em ser um festival nacional acessível. Os ingressos, já disponíveis pela Sympla, custam entre R$75 e R$150, para o setor de Arena, e entre R$180 e R$360, para o Lounge. O festival tem, ainda, a modalidade de ingresso social (com a entrega de 1kg de alimento não perecível, para cada dia adquirido do festival), que custa entre R$90, para Arena, e R$216,00, para o Lounge. Assim como nos anos anteriores, o público poderá conferir os shows em dois palcos posicionados lado a lado, o Agô e o Gira, e para além da programação musical, o festival prepara ainda uma degustação de culinária baiana, interação com as ativações das marcas parceiras e um momento de glamour para os que passaram pelo Black Carpet. 

Patrocinador master do AFROPUNK Brasil 2024, o Banco do Brasil (BB) apresenta a edição e os clientes BB seguirão com desconto de 20% pelo resto do período de vendas em todos os setores, com exceção do passaporte (tipo de ingresso que dá acesso aos dois dias de festival) nas categorias meia e meia social. A união entre a instituição financeira e a plataforma está alinhada com os valores e objetivos das duas marcas, celebrando a brasilidade e a diversidade da cultura brasileira, característica de suas atuações.

Confira o line-up anunciado até agora para o AFROPUNK Brasil 2024:

9 de novembro (sábado)

Jorge Aragão 

Leo Santana

Planet Hemp 

Duquesa

Melly

Ilê Aiyê convida Virginia Rodrigues

Irmãs de Pau e Evylin

10 de novembro (domingo)

Ebony

Mateus Fazeno Rock 

Silvanno Salles

Timbalada

Fat Family canta Tim Maia

Larissa Luz 

  • SERVIÇO
  • Festival AFROPUNK Brasil
  • Data: 9 e 10 de novembro de 2024
  • Local: Parque de Exposições de Salvador
  • Classificação: 14 anos
  • Link de Vendas: https://www.sympla.com.br/afropunk  
  • Tipo de Ingresso:
  •       ARENA (um espaço amplo com frente do palco garantida, local reservado para PCD e ativações de marcas)
  •       LOUNGE (estrutura de acomodação própria, com serviços ampliados, acesso à frente do palco Gira, espaço para PCD e ativações de marcas)
  • Ingressos (clientes BB têm 20% de desconto em todos os setores, exceto o passaporte – acesso ao dois dias – nas categorias meia e meia social):
  •       ARENA – R$75 (1º lote): Meia-entrada para estudantes, idosos, pessoas trans, PCD e professores
  •       ARENA – R$90 (1º lote): Ingresso social (mediante a entrega de 1kg de alimento não perecível, para cada dia adquirido do festival)
  •       ARENA – R$150 (1º lote): Inteira
  •  
  •       LOUNGE – R$180,00 (1º lote): Meia-entrada para estudantes, idosos, pessoas trans, PCD e professores
  •       LOUNGE – R$216,00 (1º lote): Ingresso social (mediante a entrega de 1kg de alimento não perecível, para cada dia adquirido do festival)
  •       LOUNGE – R$360,00 (1º lote): Inteira

SOBRE A IDW

A IDW é uma empresa criativa de negócios focada em conteúdo e entretenimento. Atua também na produção de projetos especiais de conteúdo para grandes marcas, priorizando conexões, verdade, diversidade, trazendo resultados diferenciados, pautados em consistência e propósito. É a agência, por exemplo, responsável pela curadoria e produção da única edição do Club Renaissance na América Latina, que tornou possível a presença de Beyoncé, em dezembro de 2023, em Salvador. 

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Cultura

O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição.

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O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição para ser exercido em momentos em que a ordem do Estado Democrático de Direito está gravemente ameaçada. Essa medida de exceção deve ser autorizada pelo Congresso Nacional e já foi utilizada em diversos momentos de nossa história republicana.
Acesse também: Desobediência civil – conceito, surgimento e exemplo

Entendendo o estado de sítio
O estado de sítio é um dispositivo burocrático que faz parte de ações utilizadas pelos governos modernos em situações entendidas como emergenciais. É utilizado pelo governo em situações nas quais a ordem do Estado Democrático de Direito está ameaçada.

Em nosso país, o estado de sítio é uma medida de exceção do governo, e por causa disso possui prazo de atuação limitado, exceto no caso de guerra. Como medida de exceção, o estado de sítio permite que o Executivo sobressaia-se aos outros poderes (Legislativo e Judiciário). Assim, o equilíbrio entre os três poderes é afetado, pois, por ser uma medida tomada em situações de emergência, as decisões tomadas pelo Executivo devem ter ação imediata para garantir a solução do problema.

Em que situações é decretado o estado de sítio?

O funcionamento do estado de sítio no Brasil é definido pela Constituição Federal promulgada em 1988. O texto constitucional trata sobre essa questão do artigo 137 ao artigo 141. Basicamente, a Constituição brasileira define que o estado de sítio poder ser decretado em três situações:

Comoção grave de repercussão nacional;
Fracasso das medidas tomadas no estado de defesa;
Declaração de guerra ou resposta à agressão armada estrangeira.
O decreto do estado de sítio só acontece se o presidente seguir o seguinte roteiro: primeiro, ele deve consultar o Conselho da República e o Conselho da Defesa. Uma vez feita a consulta (o papel dos dois conselhos é apenas opinativo), o presidente deve encaminhar pedido de estado de sítio para o Congresso Nacional.

O estado de sítio só pode ser implantado no Brasil caso seja aprovado no Congresso Nacional.
O estado de sítio só pode ser implantado no Brasil caso seja aprovado no Congresso Nacional.
O Congresso Nacional deve reunir-se em até cinco dias para votar a aprovação desse pedido. Para ser aprovado, a solicitação de estado de sítio deve ter maioria absoluta (50% +1) entre os parlamentares. Caso seja rejeitada, naturalmente, a medida não entra em vigor.

 

“O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição”

 

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Música

Gravadora Esmeralda Music Apresenta: Bolinha Kids – O Novo Grupo Infantil que Vai Encantar as Crianças

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A Esmeralda Music, sempre inovando e trazendo qualidade ao cenário musical, tem o prazer de anunciar o lançamento do grupo infantil Bolinha Kids. Com uma mensagem linda e cativante, o grupo promete encantar toda a criançada e tocar os corações de quem ouvir.

As integrantes do grupo, Laura Lavinny, Pérola Franchesca e Yarin Cristal, são três crianças encantadoras que, com muito talento e carisma, dão vida a esta nova proposta musical. A canção, produzida pelos renomados produtores Rafael e Junior Andrade, traz uma mensagem de fé, esperança e fala sobre o valor inestimável do amor de Jesus.

A música do Bolinha Kids já está disponível em todas as plataformas digitais. Além disso, o clipe oficial pode ser assistido na íntegra no YouTube. Não perca a oportunidade de conferir e se emocionar com este lançamento especial:

Para acompanhar este e outros lançamentos da Esmeralda Music, siga-nos no Instagram e fique por dentro de todas as novidades:

Instagram Esmeralda Music Gospel: https://www.instagram.com/esmeraldamusicgospel?igsh=MTAxNmVyaWZ5emNzMg==

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Música

Descaso lança EP “Live Session Em Pleno Fim Do Mundo” pela Marã Música

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  • Para a gravação deste EP, a banda saiu da capital paulista e passou um fim de semana em Jundiaí (SP), no Estúdio Eguchi, onde pôde focar totalmente na produção. Essa dedicação resultou em versões ao vivo das músicas que se destacam pela sua potência e autenticidade
  • A Descaso é conhecida por suas performances de alta energia e letras que exploram desde a crítica social até a vida boêmia. Desde sua formação em 2012, a banda tem movimentado a cena musical com um som que combina rock clássico, blues, punk e grunge

Ouça agora o EP

A banda Descaso está prestes a lança nesta quarta-feira (12) seu novo EP, “Live Session Em Pleno Fim Do Mundo”, pela Marã Música, em todos os apps de música. Este trabalho traz a experiência única de ouvir o álbum “Em Pleno Fim do Mundo” em um formato ao vivo, capturando toda a energia e autenticidade das performances da banda.

“Queríamos levar os ouvintes para dentro do show da Descaso,” explica a banda. “Durante a gravação, depositamos toda a energia possível que normalmente entregamos nos shows, trazendo ainda novidades e pequenas alterações inesperadas em certas faixas para surpreender os ouvintes.”

Para a gravação deste EP, a banda saiu da capital paulista e passou um fim de semana em Jundiaí (SP), no Estúdio Eguchi, onde pôde focar totalmente na produção. Essa dedicação resultou em versões ao vivo das músicas que se destacam pela sua potência e autenticidade.

A sonoridade das faixas no novo EP muda um pouco em relação ao álbum de estúdio. “No estúdio, fazemos ao menos duas linhas de guitarra em cada música,” explica Victor Kiapine, guitarrista da banda. “Para a Live Session, trabalhamos na adaptação dos riffs, bases e solos para uma única linha de guitarra. Isso deixa as músicas com uma sonoridade mais pesada e mais voltada para o punk rock, garantindo uma energia que só o ao vivo consegue proporcionar.”

Além das adaptações necessárias, a banda fez modificações intencionais para surpreender os ouvintes. “Isso é bastante evidente na música ‘Lute’, por exemplo, onde há um prolongamento do solo de guitarra e algumas pequenas trocas de palavras em pontos chave da letra,” comenta Ivan Laurino. “Na música ‘Puro Rock’n Roll’ também há uma surpreendente reviravolta no seu encerramento, modificando bastante em relação à versão de estúdio.”

A ideia do novo EP é mostrar a energia da Descaso ao vivo. “Sabemos que gravações em estúdio possuem inúmeras vantagens e resultam em músicas impecáveis. Mas a energia real da banda, sua essência e pegada só podem ser entendidas completamente a partir do ao vivo,” destaca a banda. “É claro que essa nova Live Session não consegue substituir o que é nosso show, mas é uma oportunidade de levar aos ouvintes versões muito próximas do que fazemos no palco.”

A expectativa para o lançamento é alta. “Esperamos que esse EP se torne um ‘aquecimento’ para os fãs ouvirem em casa antes de irem aos nossos shows,” diz a banda. “Esperamos também que seja uma oportunidade interessante para que nossos ouvintes de fora de São Paulo, aqueles que ainda não conseguiram ir no nosso show, conheçam nossa pegada ao vivo.”

A Descaso, formada por Ivan Laurino (vocal), Victor Kiapine (guitarra), Vinicius Cruz (baixo) e Gabriel Izar (bateria), é conhecida por suas performances de alta energia e letras que exploram desde a crítica social até a vida boêmia. Desde sua formação em 2012, a banda tem movimentado a cena musical com um som que combina rock clássico, blues, punk e grunge, criando uma experiência musical moderna e cativante.

As canções da Descaso são um retrato do dia a dia das pessoas em nossa sociedade, contando histórias de personagens com diferentes caminhos e personalidades. “Também não faltam letras com uma boa pitada irônica de crítica social,” diz a banda, “atacando todas as formas de conservadorismo que circundam a nossa sociedade capitalista e os ‘cidadãos de bem’.”

Com este novo EP, a Descaso continua a provar que é Blues, é Rock, é Punk, é a mistura de tudo sem medo de ousar. Ou simplesmente, Descaso é Rock’n Roll!

Sobre Descaso:

A Descaso, conhecida por suas performances de alta energia e letras que exploram desde a crítica social até a vida boêmia, vem movimentando a cena musical desde sua formação em 2012. Originária da cidade de Santos e atualmente em São Paulo, capital, o som único da banda combina elementos de rock clássico, blues, punk e grunge, criando uma experiência musical moderna e cativante. As canções da Descaso são um retrato do dia a dia das pessoas em nossa sociedade, contando histórias de personagens com diferentes caminhos e personalidades. Também não faltam letras com uma boa pitada irônica (indiretas diretas) de crítica social, atacando todas as formas de conservadorismo que circundam a nossa sociedade capitalista e os “cidadãos de bem”. Com Ivan Laurino no vocal, Victor Kiapine na guitarra, Vinicius Cruz no baixo e Gabriel Izar na bateria, a Descaso é Blues, é Rock, é Punk, é a mistura de tudo sem medo de ousar.

Sobre Marã Música:

Empresa especializada em Marketing e Relações Públicas, dentro do mercado da música, fundada em janeiro de 2018 na cidade de Jundiaí, no estado de São Paulo. Idealizada e gerenciada por Henrique Roncoletta, vocalista e compositor da banda NDK, a Marã Música atua na conexão de artistas com marcas e empresas, além de atuar também na gestão de imagem, carreiras, projetos, produções artísticas e eventos culturais.

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