Mestre de Xadrez recebe homenagem na Câmara dos Vereadores de Mesquita.
Desta vez o reconhecimento partiu da Câmara Município que homenageou o mestre, Josimar Barroso de Castro, responsável, hoje, por supervisionar as aulas disponibilizadas em seis polos diferentes, com uma Moção de Congratulação e Serviços prestados na área.
Segundo o subsecretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, “Kleber Rodrigues”, o município vem participando de competições regionais, estaduais e nacionais. “Isso vem projetando o nome da cidade, num um esporte de elite, e revelando campeões como Rafaela Martins e Otávio Labas, que foi o quarto melhor do sub 14 do Brasil”, ressaltou.
A moção foi uma indicação do vereador Marcelo Radar (PL) ao mestre, que foi o pioneiro ao apresentar a modalidade para as crianças no bairro Chatuba. O xadrez conta atualmente com 700 alunos e já revelou grandes talentos nos polos da Vila Olímpica, Fórum, Praça Pec, Circo Chatuba e nas escolas municipais Cruzeiro do Sul e Irena Sendler.
Josimar agradeceu a homenagem e destacou que se trata de um trabalho árduo, que ele abraçou e fica orgulhoso de ver o quanto vem crescendo na cidade. “Nossas oficinas contam com seis professores e a resposta positiva vem nos resultados alcançados nas competições e torneios que os alunos disputam e sempre se destacam”, disse.
O mestre, que levou o aluno Jorge Garcia, de 10 anos, lembrou do início de seu trabalho com o xadrez, que era disputado durante viagens nos trens rumo à Central do Brasil. “Ganhei certa visibilidade e o Governo Jorge Mirando resolveu investir. Hoje contamos com um trabalho sólido graças ao apoio da prefeitura, através da secretaria de Esportes, através do nosso subsecretário Kleber Rodrigues”, disse.
A mãe da campeã Rafaela Martins, Patrícia Martins, fez questão de estar presente durante a homenagem. “Minha filha se destacou nos jogos escolares, ficando sempre entre os três primeiros colocados e isso é muito gratificante para os pais, já que o xadrez também auxilia no processo de aprendizado escolar”, enumerou.
As aulas de xadrez acontecem e seis polos de Mesquita e já contam com 700 alunos, Desde que implantou as aulas de xadrez entre as modalidades esportivas oferecidas pelo município, a Subsecretaria de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo de Mesquita (Semcelt) vem projetando cada vez mais o nome da cidade dentro e fora do estado.
Imagens : Vinicius Mesquita (ascom câmara dos vereadores de mesquita).
Mestre de Xadrez recebe homenagem na Câmara dos Vereadores de Mesquita