Cultura
Premiação do +Admirados reconhece talentos do jornalismo negro
Cerimônia que reconhece os jornalistas negros e negras da imprensa brasileira irá contar com homenagens e apresentações artísticas em celebração à diversidade na mídia
São Paulo, outubro de 2023 – No próximo dia 13 de novembro, acontecerá a premiação dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira, que promete marcar o cenário jornalístico com a revelação dos eleitos de todo o país, homenagens e performances especiais.
O evento contará com a presença do poeta Slam Akins Kintê (@akinskinte) e da renomada grafiteira Sheila Raiana (@artsheilaraiana), que vão proporcionar aos convidados performances especiais em um tributo à diversidade e à luta antirracista. Para Akins, participar da celebração é muito importante, visto que o jornalismo e a literatura sempre andaram juntos. “Quando nós pesquisamos a imprensa negra, grandes poetas tiveram suas obras publicadas nestes veículos de informação, então para mim é uma grande honra estar presente nesse dia”, diz ele.
Sheila Raiana explica que para ela é uma honra contribuir artisticamente em uma festa que premia profissionais pretos, pois enquanto mulher preta e artista, sabe das dificuldades de conseguir seu espaço em ambientes que na sua grande maioria são majoritariamente ocupados por pessoas brancas. “A minha arte é uma extensão de mim, dos meus e do que gostaria de ver nas telas. Minha arte é a grande vontade de fazer a gente presente como protagonista. Minha expressão artística vem muito disso, de querer fazer pertencente, de mostrar o protagonismo preto, de me mostrar e mostrar os meus acima de tudo”, conclui.
Rosenildo Ferreira, fundador e editor-chefe do site 1 Papo Reto, um dos idealizadores do +Admirados e da cerimônia de premiação, explica que a festa foi desenhada a partir de um olhar que contemplasse a diversidade, além de valorizar a contribuição da comunidade afro-brasileira em diversos campos. “A partir daí, fomos em busca de elementos que pudessem concretizar nosso desejo de fazer uma cerimônia marcante, do ponto de vista institucional, e emblemática, no contexto das celebrações do Mês da Consciência Negra. E nada melhor do que a arte para resumir tudo isso.
A opção pelo SLAM e pelo grafite partiram do pressuposto da importância dessas duas vertentes artísticas como veículos de informação e propagação de ideias. Afinal, cabe à arte, especialmente à pintura e à literatura, sintetizar o espírito do tempo”, explica. Ele completa dizendo que a curadoria dos artistas teve como ponto de partida a qualidade de seu trabalho, sua adesão ao tema comunicação-sociedade-diversidade-informação e o fato de não estarem, ainda, no mainstream. Segundo ele, sempre foi importante buscar amplificar novas vozes de talentos periféricos.
O prêmio
A iniciativa inédita no Brasil, surgiu a partir de inquietações antigas de seus realizadores e de uma costura inédita do Jornalistas&Cia, compondo um quarteto editorial, com as participações estratégicas de 1 Papo Reto, Neo Mondo e Rede JP de Jornalistas pela diversidade na comunicação, representando um marco na promoção da inclusão e da luta antirracista no campo da comunicação. Motivados pela necessidade de promover a inclusão, enfrentar o preconceito racial e dar voz às comunidades marginalizadas, os organizadores lançaram essa premiação.
A indicação dos profissionais ocorreu nos meses de setembro e outubro, com intensa movimentação nas redes sociais e uma votação popular expressiva em dois turnos para eleger os principais jornalistas negros e negras, bem como veículos de comunicação com destaque na cobertura de pautas raciais.
No evento de premiação, que revelará os vencedores nas categorias “TOP 10 +Admirados Jornalistas”, os vencedores regionais, o campeão da categoria Imagem Foto/Vídeo e os vencedores das categorias Veículo Geral e Veículo Liderado por Jornalistas Negros, também estão previstas homenagens especiais. Os Decana e Decano do Jornalismo serão agraciados com o Troféu Luiz Gama, a Revelação do Ano receberá o Troféu Tim Lopes, e a Personalidade do Ano será honrada com o Troféu Glória Maria.
O evento conta com o patrocínio de Bayer, Unilever e DOW, apoio de Latam e Embaixada e Consulados dos Estados Unidos; e apoio institucional de ABI, Conajira/Fenaj, Redemar e Unibes Cultural. Para garantir que o público tenha a oportunidade de acompanhar a entrega dos prêmios, a cerimônia será transmitida ao vivo no canal Portal dos Jornalistas no YouTube. Quem não quiser perder nenhum momento da comemoração, pode ativar as notificações do canal.
Serviço
Data: 13 de novembro de 2023
Horário: 18h
Link da Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=FLhu5Ob4xNA
Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras
O Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira é uma iniciativa inédita que reconhece e celebra jornalistas negros e negras, assim como veículos de comunicação que se destacam na cobertura de pautas raciais e na luta antirracista. Promovido por Jornalistas&Cia, Neo Mondo, 1 Papo Reto e a Rede JP de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação, o prêmio destaca a excelência no jornalismo e promove a diversidade e inclusão nas redações, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.
Cultura
O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição.
O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição para ser exercido em momentos em que a ordem do Estado Democrático de Direito está gravemente ameaçada. Essa medida de exceção deve ser autorizada pelo Congresso Nacional e já foi utilizada em diversos momentos de nossa história republicana.
Acesse também: Desobediência civil – conceito, surgimento e exemplo
Entendendo o estado de sítio
O estado de sítio é um dispositivo burocrático que faz parte de ações utilizadas pelos governos modernos em situações entendidas como emergenciais. É utilizado pelo governo em situações nas quais a ordem do Estado Democrático de Direito está ameaçada.
Em nosso país, o estado de sítio é uma medida de exceção do governo, e por causa disso possui prazo de atuação limitado, exceto no caso de guerra. Como medida de exceção, o estado de sítio permite que o Executivo sobressaia-se aos outros poderes (Legislativo e Judiciário). Assim, o equilíbrio entre os três poderes é afetado, pois, por ser uma medida tomada em situações de emergência, as decisões tomadas pelo Executivo devem ter ação imediata para garantir a solução do problema.
Em que situações é decretado o estado de sítio?
O funcionamento do estado de sítio no Brasil é definido pela Constituição Federal promulgada em 1988. O texto constitucional trata sobre essa questão do artigo 137 ao artigo 141. Basicamente, a Constituição brasileira define que o estado de sítio poder ser decretado em três situações:
Comoção grave de repercussão nacional;
Fracasso das medidas tomadas no estado de defesa;
Declaração de guerra ou resposta à agressão armada estrangeira.
O decreto do estado de sítio só acontece se o presidente seguir o seguinte roteiro: primeiro, ele deve consultar o Conselho da República e o Conselho da Defesa. Uma vez feita a consulta (o papel dos dois conselhos é apenas opinativo), o presidente deve encaminhar pedido de estado de sítio para o Congresso Nacional.
O estado de sítio só pode ser implantado no Brasil caso seja aprovado no Congresso Nacional.
O estado de sítio só pode ser implantado no Brasil caso seja aprovado no Congresso Nacional.
O Congresso Nacional deve reunir-se em até cinco dias para votar a aprovação desse pedido. Para ser aprovado, a solicitação de estado de sítio deve ter maioria absoluta (50% +1) entre os parlamentares. Caso seja rejeitada, naturalmente, a medida não entra em vigor.
“O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição”
Celebridades
Dupla Alex & Matielo revela mais uma pérola musical com o lançamento de “Bluetooth”
A dupla sertaneja Alex & Matielo está pronta para incendiar as plataformas digitais com o lançamento da sua terceira faixa do DVD “No Tempo Certo”. Intitulada “Bluetooth”, a música promete envolver os ouvintes com sua melodia contagiante.
Combinando harmonias irresistíveis e letras que falam ao coração, “Bluetooth” é mais uma prova do talento inegável da dupla em criar músicas que ressoam com o público. O lançamento oficial está marcado para sexta-feira, dia 14 de junho, em todas as plataformas digitais, além de uma estreia especial no YouTube às 12h.
Gravado em Goiânia, o DVD “No Tempo Certo” promete ser uma verdadeira celebração da música sertaneja, e “Bluetooth” é uma adição empolgante a este projeto ambicioso.
Prepare-se para mergulhar em uma experiência musical única com Alex & Matielo. Não perca o lançamento de “Bluetooth” e acompanhe todas as novidades da dupla nas redes sociais.
Para ouvir “Bluetooth”, acesse: Bluetooth – Alex & Matielo: https://onerpm.link/bluetooth_alexematielo
Cultura
Escola de Teatro Cria promove educação e inclusão para crianças do Caju e zona portuária
Atividades são gratuitas e acontecem em escolas públicas
A Escola de Teatro Cria está transformando a vida de 1.000 crianças e jovens do bairro do Caju e zona portuária, utilizando o teatro como ferramenta de educação e inclusão. Por meio do Método Cria,que combina elementos do teatro com a Pedagogia Waldorf, o projeto está presente em seis polos teatrais espalhados pela região e se tornou disciplina eletiva em escolas públicas da região.
Nas oficinas, as turmas são organizadas por faixas etárias, garantindo que as técnicas teatrais e os conteúdos educacionais sejam adequados ao desenvolvimento de cada grupo. A abordagem visa estimular o conhecimento, o raciocínio lógico, o equilíbrio emocional e a iniciativa para a ação.
“A metodologia do Método Cria é projetada para atender as necessidades específicas de cada faixa etária, proporcionando um ambiente de aprendizado que é ao mesmo tempo divertido e profundamente transformador,” destaca Laura Campos Braz, idealizadora e diretora artística do projeto. “Nosso objetivo é gerar um impacto direto nas escolhas de vida das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, possibilitando uma mudança significativa em sua comunidade.”
O público-alvo principal do projeto são crianças e jovens com idades entre 3 e 21 anos, residentes no Caju e arredores, em situação de vulnerabilidade social e que são estudantes da rede pública de ensino. Com o trabalho realizado, o Projeto Cria foi certificado como o primeiro Ponto de Cultura do Caju, um reconhecimento de sua importância na promoção da cultura e da arte na região e conquistou o primeiro lugar na categoria Arte Educação no edital de Retomada Cultural realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secec).
“O reconhecimento como o primeiro Ponto de Cultura do Caju é uma prova do trabalho árduo e dedicação de toda a nossa equipe”, acrescentou Jaura . “Estamos comprometidos em continuar oferecendo oportunidades educacionais e culturais que façam a diferença na vida de nossos jovens”.
Para mais informações sobre a Escola de Teatro Cria e como apoiar esta iniciativa acesse https://projetocria.org.br/