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Música

Rapper Jovem MK lança curta metragem inspirado em seu álbum ‘Meu Karma’ revelando a crua realidade dos jovens brasileiros

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Com produção cinematográfica, o filme elenca o primeiro álbum da artista, que traz narrativa realista sobre problema social das quebradas do país

[assista aqui]

Em 2022 o Instituto Sou da Paz publicou a segunda edição da pesquisa intitulada ‘Violência Armada e Racismo: o papel da Arma de Fogo na Desigualdade Racial’ revelando que pretos e pardos são mais de 70% das vítimas de disparo de arma de fogo no Brasil, entre crianças e adolescentes de 10 a 19 anos, esse número sobe para 85%. Jovem MK, rapper paulista trouxe à tona uma discussão social muito importante com relação ao tema: para muitos jovens no Brasil, o primeiro presente que eles recebem na vida é uma arma de fogo. 

O primeiro álbum musical lançado recentemente pela KondZilla, chamado ‘Meu Karma’, é uma obra densa, vibrante e emocionante que traça um paralelo entre as ilusões e desilusões da vida no crime, mostrando a ascensão e redenção que muitos jovens brasileiros são submetidos. Para dar mais visibilidade ao problema social iminente, Jovem MK se juntou à KondZilla, agência Africa Creative, Czar SP e Satelite Audio, para transformar esse poderoso álbum em uma produção cinematográfica que dá vida às suas letras de uma forma poética. Assista aqui.

“O meu primeiro álbum, ‘Meu Karma’, traz as iniciais do meu nome, pois é onde eu pude mostrar meus ideais, mostrar quem sou eu. Eu pude abordar bastante o tema da quebrada, as realidades da periferia. Essa vivência no bairro que eu cresci que me inspirou”, afirma Jovem MK. “Eu tinha 14 anos e logo de cara me deram um 38. Logo eu, mano, que nunca ganhei presente de ninguém. É evidente como o abandono do Estado empurra jovens das comunidades para os braços do crime. Colocar isso em pauta na sociedade, nas conversas das pessoas, foi o meu principal objetivo com a música e agora com o curta metragem”, completa. 

“O aumento de armas de fogo em circulação no país, aliado a discursos que incentivam a violência, traz risco para toda a sociedade, seja por acidentes ou agressões, e com armas de diferentes origens, já que existe grande migração de armas registradas que vão parar na ilegalidade”, diz Carolina Ricardo, diretora-executiva do Instituto Sou da Paz. “Mas a violência armada afeta de forma ainda mais desproporcional jovens negros – muitos moradores de regiões periféricas. Isso se dá pela exposição a balas perdidas, pela cooptação de crianças e adolescentes pelo crime organizado e em casos de operações policiais que excedem o uso legítimo da força, além das falhas anteriores em prover políticas de prevenção à violência e em garantir a assistência social necessária em territórios vulnerabilizados”, reflete.

Filmado em São Paulo, nas Favelas de Heliópolis, Guaianases e Mooca, a obra é um curta-metragem do álbum, trazendo uma narrativa visual honesta e impactante: “Inspirado pela história de MK, como contada na introdução de seu álbum, dei início a este projeto. Sua mensagem é poderosa e ressoa com muitos jovens da periferia, incluindo eu mesmo. Como diretor, venho de um contexto onde o crime era uma presença constante, e aos 12 anos, já tinha acesso a uma arma de fogo. Com o apoio do nosso diretor de criação, Tico Fernandes, levei o projeto para a Africa Creative, que sugeriu enfatizar que, para muitos jovens no Brasil, o primeiro presente é uma arma de fogo. A Africa trouxe a Czar como parceira na produção, e os Diretores Paladino se destacaram na ressignificação e execução do projeto, colaborando comigo na direção. O filme não segue uma linha narrativa linear e apresenta momentos lúdicos. A ideia principal sempre foi provocar sentimentos e reflexões sobre como as histórias desses personagens se conectam na vida real e, infelizmente, seguem um enredo semelhante”, explica Kaique Alves, Diretor e Criativo na KondZilla.

Com direção da dupla Paladino (Beto Galloni e Gabriel Avelar) e Kaique Alves, a obra explora conceitos filosóficos e usa de metáforas visuais para ressaltar  a trajetória da rapper, retratando o diagnóstico de um Brasil em que o primeiro presente de muitos jovens é uma arma de fogo. No entanto, o curta também revela a redenção de Jovem MK, que recusa perpetuar sua vida no crime – escolhendo o caminho da música.

“É muito especial fazer parte de um projeto como esse, somos muito gratos pelo convite da Africa e KondZilla pra dirigir o filme. Desde o primeiro contato com o álbum, entendemos o quão importante era tratar a narrativa da Jovem MK de forma visceral, mas ao mesmo tempo buscando fazer uma imersão nos sentimentos e consequências da inserção precoce no crime”, comenta Beto Galloni. “O rap foi e sempre será ferramenta de mudança no nosso país, nosso intuito é que o clipe reverbere ainda mais a mensagem da Jovem MK, e assim inspirar outros jovens a seguir um caminho melhor”, finaliza Gabriel Avelar. 

Lançado no canal da KondZilla no YouTube, o projeto conta com posters espalhados por São Paulo, conteúdo nas redes sociais e uma parceria com o Instituto Sou da Paz, promovendo a conscientização de jovens da periferia para seguirem um caminho diferente.

Ficha Técnica

Jovem MK apresenta

MEU KARMA  

Um filme por Paladino e Kaique Alves  

Realizado por Kondzilla, Czar SP e Africa Creative  

Elenco Principal: Jovem MK, Isabela Esteves, André Drad e Vitor Vaz  

Direção: Paladino e Kaique Alves  

Roteiro: Paladino, Kaique Alves, Adriano Sato, YIlo Pedra, Hélio Maffia, Leandro “Bolacha” Beraldo e Angerson Vieira  

Africa Creative  

CCO: Sergio Gordilho  

ECD: Angerson Vieira  

Atendimento: Cindy Fujii Matsu  

Diretor de Criação: Hélio Maffia e Yllo Pedra  

Diretor de Criação Associado: Adriano Sato  

Diretor de Arte: Leandro “Bolacha” Beraldo  

Diretor de Planejamento: Wes Gagliano

Produção/RTV: Rodrigo Ferrari, Tais Olhiara e Gabriela Ferrer  

Projetos especiais: Raquel Martins  

VP de Projeto Especiais e Conteúdo Criativo: Juliana Leite  

Diretor de Relações Institucionais, Sustentabilidade e ESG: Raphael Vandystadt

Kondzilla 

CEO & Founder: Konrad Dantas  

Diretor Criativo: Tico Fernandes  

Criação: Don Cesao e Tico Fernandes  

Diretora Executiva: Alana Leguth  

Gerente Comercial: Claudia Quintas  

Executivo de Contas: Gabriel Barros  

Produtor Executivo: Eduardo Saraiva  

Diretor de Produção: William Tucci  

Coord. de Produção: Mayara Rodrigues  

Produtor: Henrique Gomes  

Gerente de Projetos: Betânia Menardi  

Atendimento: Isabela Hana  

Planejamento Estratégico: Alex Ribeiro e Naya Oliveira  

Coord. de Artístico: Barbara Eschholz  

Produtora Executiva Gravadora: Mônica Cason  

Diretor Artístico Gravadora / A&R: Don Cesão  

Atendimento Gravadora: Rachel Daniel  

Label Manager: Fabiana Soares  

Analista de distribuição: Talita Barreto  

Coordenadora de Marketing gravadora: Anna Victória Amaral

Diretor Operacional: Leandro Vieira  

Analista Financeiro: Bianca Maia  

Assist. Financeiro: William Pissaia e Maiara Souza 

Assist. Administrativo: Vitória Malta 

 

Produtora: Czar SP

Equipe de Produção  

Diretor de Fotografia: Lucas D. Oliveira  

Diretoras de Arte: Karla Salvoni e Morgana Addor  

Sócio Diretor Czar SP: Pedro Giomi  

Diretor Executivo: Rodrigo Castello  

Produtora Executiva: Mariê Nunes  

Assistente de Produção Executiva: Gabriel Ramires  

Chefe de departamento criativo: Diana Falcão  

Head of Production (Landscape): Renata Munaretto  

Coordenador de Produção (Landscape): Alex Missaka  

Diretor de Produção: Thiago Freire  

1º AD: Victor Xavier  

2º AD: Sofia Urrego Castaño  

Produtor de Elenco Principal: Bruno Fesmann  

Direção (2 unidade): Thomas Webber  

Diretora de fotografia (2 unidade): Valentina Denuzzo 

1º Assistente de Câmera: Peterson Lomovtov e Ricardo Freitas 

1º Assistente de Câmera (2 unidade): André Freitas  

2º Assistente de Câmera: Paulo Vinícius Rodrigues da Silva  e Rodrigo Soares  

2º Assistente de Câmera (2 unidade): Valentina Ricardo  Operador Movi e Steadicam: Gabbo  

Operador Bikecam: Laurent Refalo  

Video Assist: Rodrigo Soares  

Video Assist: Yuri Camargo  

GMA: Vitor Lima  

Estagiário: Klaus S. Nunes  

Eletricista: Paulo Nunes  

1º Assistente de Elétrica: Rafa Light  

2º Assistente de Elétrica: Anderson Azevedo, Felipe, Juliano Areias e Marcos Daniel  

Maquinista: Julinho Garcia  

1º Assistente de Maquinária: Zeni  

2º Assistente de Maquinária: Flavio Vianna, Vslima_maquinaria e Guilherme Garcia  

Motorista Van de Câmera: Celso Sunto (CNS Transportes)  

Fotografia Still: Berro  

Som Direto: Rafael Cumis  

Assistente de arte: Isabella Lakano  

Produtor de arte: Kaio e Matheus  

Ajudante de arte: Fernando Lopes, André Sucupira e Teco  

Contra Regra: Kaio e Jonatan  

Produtora de objeto: Bruna Ramos  

Assistente produção de objetos: Julia Dias (JD) 

Ajudante de Objeto: Felipe Santana, Iago Mariano e Augusto Comandini Gonçalves  

Aderecista: Edu Cordeiro  

Produtor: Wagner Ramos  

Assistente de produção: Juliana Furtuoso  

Platô: Rico Neves  

Platô TechScout: Pepe Pedreira  

Assistente de platô: Oz Xavier, Nobru, Ramon Sander, Jozimar Bezerra e Asa Branca  

Efeito chuva: Martão Efeitos  

Caminhão Pipa: Ponte Dracena  

Giroflex: Carrasco FX Team  

Plataforma Empinada: RB Escola de manobras  

Viaturas: Fábio e Cezar  

Produtor de Elenco de Apoio: Júnior Azous  

Assistente de Produção de Elenco: Rih Jay e Julia Nascimento

Figurinista: Fernanda Gunutzmam  

Assistente de Figurino: VINILCLICK  

Camareira: Helena Lopes  

Make Up: Roger Ferrari  

Ass Make Up: Jessica Teixeira e Jessica Matheus  

Trancista: Karen Rufino  

Pós Produção: Post It VFX  

Executiva de Pós Produção: Nayla Kols  

Supervisor de Pós Produção e Compositor: Felipe Beserra e Juan Camejo  

Diretor de Arte 3D / CGI: Leandro Beltran e Felipe Torquato

Diretor de Arte 3D / CGI – Alt N Studio/ Post it VFX: Gustavo Viotto e Tiago Scaff 

Supervisor de Pós Produção e Compositor Nuke – Studio Cosmo – André Gallego

Diretor de Arte 3D / CGI – Studio Cosmo – Miguel Sacomano

Modelagem 3D – Studio Cosmo – José Carlos Falcoski

Diretor de FX SIMULAÇÃO 3D / CGI VFX Artist: Caio Laundos 

Finalização: Troop Post  

Montador: Henrique José e Paladino  

Color: João Moreira (Psycho N’ Look) 

 

Ilustração

Diretor de Criação: André Maciel

Diretora Executiva: Tina Castro

Head de Planejamento: Le Alves

Planejamento: Beatriz Perrote

Atendimento: Leticia Lisboa

Head de Produção: Laryssa Andrade

Produção: Karla Milkem

Head of Art: Igor RAS

Ilustradores: Leandro Dexter, Bruno Ferrante e Rafael Duque

 

Trilha, Edição de Som e Mixagem  

Produtora de som: Satelite Audio  

Direção musical: Roberto Coelho, Kito Siqueira e Hurso Ambrifi 

Atendimento: Fernanda Costa, Renata Schincariol, Daniel Chasin e Karen Nakamura  

Produção musical: Roberto Coelho, Hurso Ambrifi, Thiago Colli, Koitty, Alexandre Avicena e Pedro Pelotas  

Finalização: Carla Cornea, Vithor Moraes, Arthur Dossa, Andre Giannini e Esteban Romero  Coordenação de produção: Camila Guedes, Letícia Oliveira, Bea Vieira e Mariana Tardelli  

Apoio Técnico Institucional: Instituto Sou da Paz

Diretora-executiva: Carolina Ricardo

Gerente de Comunicação e Engajamento: Izabelle Mundim 

Gerente de Desenvolvimento Institucional: Janaina Baladez

Analista de Mídias Digitais: Brena Andrade

Assessor de Imprensa: Wigde Arcangelo

 

Instituto Arteiros

Diretor I.A.: Rodrigo Felha e Ricardo Fernandes.

Direção Banco de Elenco I.A.: Márcio Vieira 

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Cultura

O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição.

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O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição para ser exercido em momentos em que a ordem do Estado Democrático de Direito está gravemente ameaçada. Essa medida de exceção deve ser autorizada pelo Congresso Nacional e já foi utilizada em diversos momentos de nossa história republicana.
Acesse também: Desobediência civil – conceito, surgimento e exemplo

Entendendo o estado de sítio
O estado de sítio é um dispositivo burocrático que faz parte de ações utilizadas pelos governos modernos em situações entendidas como emergenciais. É utilizado pelo governo em situações nas quais a ordem do Estado Democrático de Direito está ameaçada.

Em nosso país, o estado de sítio é uma medida de exceção do governo, e por causa disso possui prazo de atuação limitado, exceto no caso de guerra. Como medida de exceção, o estado de sítio permite que o Executivo sobressaia-se aos outros poderes (Legislativo e Judiciário). Assim, o equilíbrio entre os três poderes é afetado, pois, por ser uma medida tomada em situações de emergência, as decisões tomadas pelo Executivo devem ter ação imediata para garantir a solução do problema.

Em que situações é decretado o estado de sítio?

O funcionamento do estado de sítio no Brasil é definido pela Constituição Federal promulgada em 1988. O texto constitucional trata sobre essa questão do artigo 137 ao artigo 141. Basicamente, a Constituição brasileira define que o estado de sítio poder ser decretado em três situações:

Comoção grave de repercussão nacional;
Fracasso das medidas tomadas no estado de defesa;
Declaração de guerra ou resposta à agressão armada estrangeira.
O decreto do estado de sítio só acontece se o presidente seguir o seguinte roteiro: primeiro, ele deve consultar o Conselho da República e o Conselho da Defesa. Uma vez feita a consulta (o papel dos dois conselhos é apenas opinativo), o presidente deve encaminhar pedido de estado de sítio para o Congresso Nacional.

O estado de sítio só pode ser implantado no Brasil caso seja aprovado no Congresso Nacional.
O estado de sítio só pode ser implantado no Brasil caso seja aprovado no Congresso Nacional.
O Congresso Nacional deve reunir-se em até cinco dias para votar a aprovação desse pedido. Para ser aprovado, a solicitação de estado de sítio deve ter maioria absoluta (50% +1) entre os parlamentares. Caso seja rejeitada, naturalmente, a medida não entra em vigor.

 

“O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição”

 

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Música

Gravadora Esmeralda Music Apresenta: Bolinha Kids – O Novo Grupo Infantil que Vai Encantar as Crianças

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A Esmeralda Music, sempre inovando e trazendo qualidade ao cenário musical, tem o prazer de anunciar o lançamento do grupo infantil Bolinha Kids. Com uma mensagem linda e cativante, o grupo promete encantar toda a criançada e tocar os corações de quem ouvir.

As integrantes do grupo, Laura Lavinny, Pérola Franchesca e Yarin Cristal, são três crianças encantadoras que, com muito talento e carisma, dão vida a esta nova proposta musical. A canção, produzida pelos renomados produtores Rafael e Junior Andrade, traz uma mensagem de fé, esperança e fala sobre o valor inestimável do amor de Jesus.

A música do Bolinha Kids já está disponível em todas as plataformas digitais. Além disso, o clipe oficial pode ser assistido na íntegra no YouTube. Não perca a oportunidade de conferir e se emocionar com este lançamento especial:

Para acompanhar este e outros lançamentos da Esmeralda Music, siga-nos no Instagram e fique por dentro de todas as novidades:

Instagram Esmeralda Music Gospel: https://www.instagram.com/esmeraldamusicgospel?igsh=MTAxNmVyaWZ5emNzMg==

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Música

Descaso lança EP “Live Session Em Pleno Fim Do Mundo” pela Marã Música

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  • Para a gravação deste EP, a banda saiu da capital paulista e passou um fim de semana em Jundiaí (SP), no Estúdio Eguchi, onde pôde focar totalmente na produção. Essa dedicação resultou em versões ao vivo das músicas que se destacam pela sua potência e autenticidade
  • A Descaso é conhecida por suas performances de alta energia e letras que exploram desde a crítica social até a vida boêmia. Desde sua formação em 2012, a banda tem movimentado a cena musical com um som que combina rock clássico, blues, punk e grunge

Ouça agora o EP

A banda Descaso está prestes a lança nesta quarta-feira (12) seu novo EP, “Live Session Em Pleno Fim Do Mundo”, pela Marã Música, em todos os apps de música. Este trabalho traz a experiência única de ouvir o álbum “Em Pleno Fim do Mundo” em um formato ao vivo, capturando toda a energia e autenticidade das performances da banda.

“Queríamos levar os ouvintes para dentro do show da Descaso,” explica a banda. “Durante a gravação, depositamos toda a energia possível que normalmente entregamos nos shows, trazendo ainda novidades e pequenas alterações inesperadas em certas faixas para surpreender os ouvintes.”

Para a gravação deste EP, a banda saiu da capital paulista e passou um fim de semana em Jundiaí (SP), no Estúdio Eguchi, onde pôde focar totalmente na produção. Essa dedicação resultou em versões ao vivo das músicas que se destacam pela sua potência e autenticidade.

A sonoridade das faixas no novo EP muda um pouco em relação ao álbum de estúdio. “No estúdio, fazemos ao menos duas linhas de guitarra em cada música,” explica Victor Kiapine, guitarrista da banda. “Para a Live Session, trabalhamos na adaptação dos riffs, bases e solos para uma única linha de guitarra. Isso deixa as músicas com uma sonoridade mais pesada e mais voltada para o punk rock, garantindo uma energia que só o ao vivo consegue proporcionar.”

Além das adaptações necessárias, a banda fez modificações intencionais para surpreender os ouvintes. “Isso é bastante evidente na música ‘Lute’, por exemplo, onde há um prolongamento do solo de guitarra e algumas pequenas trocas de palavras em pontos chave da letra,” comenta Ivan Laurino. “Na música ‘Puro Rock’n Roll’ também há uma surpreendente reviravolta no seu encerramento, modificando bastante em relação à versão de estúdio.”

A ideia do novo EP é mostrar a energia da Descaso ao vivo. “Sabemos que gravações em estúdio possuem inúmeras vantagens e resultam em músicas impecáveis. Mas a energia real da banda, sua essência e pegada só podem ser entendidas completamente a partir do ao vivo,” destaca a banda. “É claro que essa nova Live Session não consegue substituir o que é nosso show, mas é uma oportunidade de levar aos ouvintes versões muito próximas do que fazemos no palco.”

A expectativa para o lançamento é alta. “Esperamos que esse EP se torne um ‘aquecimento’ para os fãs ouvirem em casa antes de irem aos nossos shows,” diz a banda. “Esperamos também que seja uma oportunidade interessante para que nossos ouvintes de fora de São Paulo, aqueles que ainda não conseguiram ir no nosso show, conheçam nossa pegada ao vivo.”

A Descaso, formada por Ivan Laurino (vocal), Victor Kiapine (guitarra), Vinicius Cruz (baixo) e Gabriel Izar (bateria), é conhecida por suas performances de alta energia e letras que exploram desde a crítica social até a vida boêmia. Desde sua formação em 2012, a banda tem movimentado a cena musical com um som que combina rock clássico, blues, punk e grunge, criando uma experiência musical moderna e cativante.

As canções da Descaso são um retrato do dia a dia das pessoas em nossa sociedade, contando histórias de personagens com diferentes caminhos e personalidades. “Também não faltam letras com uma boa pitada irônica de crítica social,” diz a banda, “atacando todas as formas de conservadorismo que circundam a nossa sociedade capitalista e os ‘cidadãos de bem’.”

Com este novo EP, a Descaso continua a provar que é Blues, é Rock, é Punk, é a mistura de tudo sem medo de ousar. Ou simplesmente, Descaso é Rock’n Roll!

Sobre Descaso:

A Descaso, conhecida por suas performances de alta energia e letras que exploram desde a crítica social até a vida boêmia, vem movimentando a cena musical desde sua formação em 2012. Originária da cidade de Santos e atualmente em São Paulo, capital, o som único da banda combina elementos de rock clássico, blues, punk e grunge, criando uma experiência musical moderna e cativante. As canções da Descaso são um retrato do dia a dia das pessoas em nossa sociedade, contando histórias de personagens com diferentes caminhos e personalidades. Também não faltam letras com uma boa pitada irônica (indiretas diretas) de crítica social, atacando todas as formas de conservadorismo que circundam a nossa sociedade capitalista e os “cidadãos de bem”. Com Ivan Laurino no vocal, Victor Kiapine na guitarra, Vinicius Cruz no baixo e Gabriel Izar na bateria, a Descaso é Blues, é Rock, é Punk, é a mistura de tudo sem medo de ousar.

Sobre Marã Música:

Empresa especializada em Marketing e Relações Públicas, dentro do mercado da música, fundada em janeiro de 2018 na cidade de Jundiaí, no estado de São Paulo. Idealizada e gerenciada por Henrique Roncoletta, vocalista e compositor da banda NDK, a Marã Música atua na conexão de artistas com marcas e empresas, além de atuar também na gestão de imagem, carreiras, projetos, produções artísticas e eventos culturais.

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