Negócios
Setor de bares e restaurantes se destaca e cadeia produtiva passa a contar com serviços especializados
Recuperação do setor de alimentação fora de casa demanda por serviços de consultoria que se fortificaram no pós-pandemia
Depois de um período complexo para bares e restaurantes, que em 2020 enfrentaram a grande crise provocada pela pandemia da covid-19, o setor parece despontar em 2023. Dado mais recente do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), de julho, mostrou a criação de 8 mil novas vagas formais de emprego e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), apontou um saldo de 31 mil novas vagas (formais e informais) na comparação entre trimestres, com um crescimento de 0,8% no segundo trimestre do ano.
Outro dado relevante é que, até o momento, o setor de bares e restaurantes já registrou um saldo positivo de 36 mil novas empresas em 2023, segundo dados da Receita Federal. Os números robustos são um sinal de que a recuperação veio e com ela, a necessidade de aprimorar a administração desses estabelecimentos que também contam com novos empreendedores, com visão mais profissional.
Impulsionado por esses números, bares e restaurantes de Goiânia têm contratado serviços especializados em administração de estoque e consultoria jurídica para garantir sua profissionalização como empresa. Um exemplo é o escritório Varela Torres Advocacia, que atende empresas em diversos segmentos, agora oferece também, curadoria jurídica para esse tipo de estabelecimento. À frente do escritório, e especialista em consultoria empresarial, o advogado Flávio Varela Torres reconhece que havia uma demanda represada por serviços especializados para bares e restaurantes.
”Os números apenas confirmam o movimento do mercado de alimentação fora de casa e eventos, que foi se restabelecendo na pós-pandemia. E como a legislação que envolve o setor de alimentação é complexa e está em constante atualização, é fundamental que os proprietários desses estabelecimentos estejam cientes das normas e regulamentos. Com isso ele evita multas, processos judiciais e até mesmo o fechamento”, disse ao enfatizar que a consultoria jurídica tem “suporte e orientação personalizada, auxiliando na gestão legal do negócio”.
Já a sócia, Danielle Rocha, que está à frente do núcleo no escritório, explica que o segmento exige que os empresários estejam sempre atentos às questões legais, regulatórias e fiscais. “Uma das principais questões legais é a contratação de funcionários, que deve seguir todas as exigências da CLT. Além disso, os empresários precisam ficar atentos às questões relacionadas à propriedade intelectual, aos contratos comerciais e ao cumprimento das normas sanitárias”, destacou.
Danielle faz um destaque para as questões sindicais. Segundo ela, depois da Reforma Trabalhista, o acordado sobressai sobre o legislado. “E os sindicatos da categoria regulamentam questões diferentes da CLT, então talvez o empresário acha que está fazendo algo certo, mas na verdade, a forma de fazer está diferente lá na convenção coletiva de trabalho”, explicou a advogada.
A CEO da Dosar Soluções para Bares e Restaurantes, Chaiany Jorge, também encontrou na demanda represada a oportunidade de oferecer um serviço especializado no controle e auditoria de estoque e gestão financeira. Ela elenca os inúmeros benefícios que seu trabalho traz: “É fato que a maioria dos empresários deixa o estoque de lado. E isso é um problema, afinal, trata-se de dinheiro investido em mercadorias e que precisa ser controlado, já que o excesso pode trazer problemas para a ‘saúde financeira’ e a falta pode diminuir o faturamento”, informa ela.
A solução, conforme ela, é ter um estoque mínimo levando em consideração as vendas e uma margem de proteção. “O estabelecimento que tem um controle efetivo de estoque e finanças pode focar no objeto fim do seu comércio que é aumentar o faturamento e vender mais. Por isso, é importante que esse serviço seja terceirizado, pois evita negociações erradas com fornecedores ou vantagens com funcionários”, conclui Chaiany.
Fotos: Acervo pessoal
destaque
Mox Mídia: Empresa de criação de lojas online e sites
Hoje em dia, podemos afirmar que é fundamental ter um site profissional para vender online seus produtos e serviços, além de contextualizar o público sobre a sua empresa. Além disso, para grande parte dos negócios, o segmento online representa uma quantidade significativa das vendas, tanto orgânicas quanto via campanhas.
Na Mox Mídia, toda a nossa inteligência tecnológica é voltada a desenvolver produtos ou sistemas para suprir a necessidade dos nossos clientes. Criar um website ou um sistema de gestão requer muito mais do que uma ideia ou uma equipe de programadores. Requer um time que analise os seus processos, entenda suas necessidades e construa uma solução definitiva para o seu problema.
Um website precisa ter um conteúdo único, explicativo, vendedor e bem escrito. Mas não podemos esquecer de manter a estrutura perfeito para buscadores. Este é o segundo fator mais importante para o sucesso da sua empresa no Google.
Nossa preocupação é construir uma base sólida para humanos e para a máquina, seguindo uma semântica ideal para indexar o seu site e trazer bons resultados orgânicos.
CONTATO:
Site:https://moxmidia.com.br/
E-mail: moxmidia@moxmidia.com.br
Telefone/ Whatsapp: (41) 9 9735-5599
Cultura
O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição.
O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição para ser exercido em momentos em que a ordem do Estado Democrático de Direito está gravemente ameaçada. Essa medida de exceção deve ser autorizada pelo Congresso Nacional e já foi utilizada em diversos momentos de nossa história republicana.
Acesse também: Desobediência civil – conceito, surgimento e exemplo
Entendendo o estado de sítio
O estado de sítio é um dispositivo burocrático que faz parte de ações utilizadas pelos governos modernos em situações entendidas como emergenciais. É utilizado pelo governo em situações nas quais a ordem do Estado Democrático de Direito está ameaçada.
Em nosso país, o estado de sítio é uma medida de exceção do governo, e por causa disso possui prazo de atuação limitado, exceto no caso de guerra. Como medida de exceção, o estado de sítio permite que o Executivo sobressaia-se aos outros poderes (Legislativo e Judiciário). Assim, o equilíbrio entre os três poderes é afetado, pois, por ser uma medida tomada em situações de emergência, as decisões tomadas pelo Executivo devem ter ação imediata para garantir a solução do problema.
Em que situações é decretado o estado de sítio?
O funcionamento do estado de sítio no Brasil é definido pela Constituição Federal promulgada em 1988. O texto constitucional trata sobre essa questão do artigo 137 ao artigo 141. Basicamente, a Constituição brasileira define que o estado de sítio poder ser decretado em três situações:
Comoção grave de repercussão nacional;
Fracasso das medidas tomadas no estado de defesa;
Declaração de guerra ou resposta à agressão armada estrangeira.
O decreto do estado de sítio só acontece se o presidente seguir o seguinte roteiro: primeiro, ele deve consultar o Conselho da República e o Conselho da Defesa. Uma vez feita a consulta (o papel dos dois conselhos é apenas opinativo), o presidente deve encaminhar pedido de estado de sítio para o Congresso Nacional.
O estado de sítio só pode ser implantado no Brasil caso seja aprovado no Congresso Nacional.
O estado de sítio só pode ser implantado no Brasil caso seja aprovado no Congresso Nacional.
O Congresso Nacional deve reunir-se em até cinco dias para votar a aprovação desse pedido. Para ser aprovado, a solicitação de estado de sítio deve ter maioria absoluta (50% +1) entre os parlamentares. Caso seja rejeitada, naturalmente, a medida não entra em vigor.
“O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição”
Celebridades
Dupla Alex & Matielo revela mais uma pérola musical com o lançamento de “Bluetooth”
A dupla sertaneja Alex & Matielo está pronta para incendiar as plataformas digitais com o lançamento da sua terceira faixa do DVD “No Tempo Certo”. Intitulada “Bluetooth”, a música promete envolver os ouvintes com sua melodia contagiante.
Combinando harmonias irresistíveis e letras que falam ao coração, “Bluetooth” é mais uma prova do talento inegável da dupla em criar músicas que ressoam com o público. O lançamento oficial está marcado para sexta-feira, dia 14 de junho, em todas as plataformas digitais, além de uma estreia especial no YouTube às 12h.
Gravado em Goiânia, o DVD “No Tempo Certo” promete ser uma verdadeira celebração da música sertaneja, e “Bluetooth” é uma adição empolgante a este projeto ambicioso.
Prepare-se para mergulhar em uma experiência musical única com Alex & Matielo. Não perca o lançamento de “Bluetooth” e acompanhe todas as novidades da dupla nas redes sociais.
Para ouvir “Bluetooth”, acesse: Bluetooth – Alex & Matielo: https://onerpm.link/bluetooth_alexematielo