Cultura
Pela Segunda Vez, Santos Terá Desfile Da Parada De Natal Com Alegorias, Alas Fantasiadas, Orquestra E Cantores
Nos dias 09 e 23 de dezembro, a partir das 20h, os moradores de Santos e imediações vão se emocionar com o novo desfile da Parada de Natal que, este ano, promete encantar e emocionar o público com as novidades do desfile embalados por um megashow musical. As apresentações são gratuitas.
A prefeitura de Santos, em parceria com a agência Companhia Brasileira de Cultura, oferecerá mais uma atração do Natal Criativo da cidade de Santos: a Parada de Natal. Uma das mais lindas apresentações do Brasil, a parada é um cortejo semelhante a um desfile de carnaval que conta com 6 alegorias, 15 alas com fantasiadas inspiradas nas decorações e objetos natalinos, 30 músicos da Orquestra da CBC e seis renomados cantores que vão embalar o desfile com as tradicionais cantigas de Natal.
“Estamos muito felizes em estrear esse novo espetáculo em Santos, que sempre nos recebe tão acolhedoramente e aposta nesse lindo projeto. Nosso elenco conta com 230 pessoas e será um grandioso espetáculo. Teremos 15 alas e alegorias com diferentes temas e grandes esculturas. Além dos renomados cantores e músicos que farão desse desfile um dos momentos mais inesquecíveis para a cidade, os moradores de Santos, os visitantes e os turistas. Será inesquecível!”, celebra Roseane Paraguassu, diretora geral e produtora cultural do espetáculo.
O coreógrafo Alexandre Pollini, que estreia no projeto, promete surpresas e interatividade ao público. “Incluímos no elenco bailarinos clássicos, ginastas e acrobatas performáticos para impactar o público e abrilhantar o cortejo. Será um lindo show de Natal para curtir com toda família e para todas as idades”, conta Pollini.
As fantasias são um show à parte que enchem os olhos com a beleza, o colorido, o brilho e, claro, a criatividade do artista Carlos Augusto, que coordena toda produção dos figurinos. São alas com figurinos de caixas de presentes, árvore de Natal, biscoitos, estrelas, mestres do gelo, cozinheiros natalinos, soldadinhos, entre outras novidades. Todas as alegorias, esculturas e adereços estão sendo produzidos no barracão da escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi, sob a coordenação do carnavalesco Eduardo Caetano e produção e logística, Ricardo Segatin.
Orquestra, banda e cantores
O megashow abrirá as noites especiais das apresentações da Parada de Natal, a partir das 19h, na praça em frente ao prédio da prefeitura. Após o show que tem a duração de aproximadamente uma hora, inicia o cortejo que contornará da praça da prefeitura.
O concerto conta com a Orquestra CBC, dirigida pelo maestro Rogério Brito, composta por 30 músicos, acompanhado pela banda com instrumentistas de cordas e percussionistas renomados que atuam no Carnaval como os violinistas Chanel Rigolon e Cicinho e o mestre de bateria da Estrela do Terceiro Milênio, Vitor Velloso.
O pesado time de canto é formado por seis profissionais, entre eles, os renomados intérpretes de escola de samba Darlan Alves, da Estrela do Terceiro Milênio, Fredy Vianna, da Mancha Verde e Raphael Raspada e Tamy Uchôa, ambos da Dragões da Real. Completam o grupo as cantoras Thayná Brito e Thaíssa Barreto, que juntos interpretam clássicos natalinos da MPB como: “Jesus Cristo”, “Então é Natal”, e “Anunciação” e relembram as tradicionais canções que nos fazem viajar no tempo como: “Boas Festas”, “Noite Feliz” e “ Aleluia”.
Cultura
O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição.
O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição para ser exercido em momentos em que a ordem do Estado Democrático de Direito está gravemente ameaçada. Essa medida de exceção deve ser autorizada pelo Congresso Nacional e já foi utilizada em diversos momentos de nossa história republicana.
Acesse também: Desobediência civil – conceito, surgimento e exemplo
Entendendo o estado de sítio
O estado de sítio é um dispositivo burocrático que faz parte de ações utilizadas pelos governos modernos em situações entendidas como emergenciais. É utilizado pelo governo em situações nas quais a ordem do Estado Democrático de Direito está ameaçada.
Em nosso país, o estado de sítio é uma medida de exceção do governo, e por causa disso possui prazo de atuação limitado, exceto no caso de guerra. Como medida de exceção, o estado de sítio permite que o Executivo sobressaia-se aos outros poderes (Legislativo e Judiciário). Assim, o equilíbrio entre os três poderes é afetado, pois, por ser uma medida tomada em situações de emergência, as decisões tomadas pelo Executivo devem ter ação imediata para garantir a solução do problema.
Em que situações é decretado o estado de sítio?
O funcionamento do estado de sítio no Brasil é definido pela Constituição Federal promulgada em 1988. O texto constitucional trata sobre essa questão do artigo 137 ao artigo 141. Basicamente, a Constituição brasileira define que o estado de sítio poder ser decretado em três situações:
Comoção grave de repercussão nacional;
Fracasso das medidas tomadas no estado de defesa;
Declaração de guerra ou resposta à agressão armada estrangeira.
O decreto do estado de sítio só acontece se o presidente seguir o seguinte roteiro: primeiro, ele deve consultar o Conselho da República e o Conselho da Defesa. Uma vez feita a consulta (o papel dos dois conselhos é apenas opinativo), o presidente deve encaminhar pedido de estado de sítio para o Congresso Nacional.
O estado de sítio só pode ser implantado no Brasil caso seja aprovado no Congresso Nacional.
O estado de sítio só pode ser implantado no Brasil caso seja aprovado no Congresso Nacional.
O Congresso Nacional deve reunir-se em até cinco dias para votar a aprovação desse pedido. Para ser aprovado, a solicitação de estado de sítio deve ter maioria absoluta (50% +1) entre os parlamentares. Caso seja rejeitada, naturalmente, a medida não entra em vigor.
“O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição”
Celebridades
Dupla Alex & Matielo revela mais uma pérola musical com o lançamento de “Bluetooth”
A dupla sertaneja Alex & Matielo está pronta para incendiar as plataformas digitais com o lançamento da sua terceira faixa do DVD “No Tempo Certo”. Intitulada “Bluetooth”, a música promete envolver os ouvintes com sua melodia contagiante.
Combinando harmonias irresistíveis e letras que falam ao coração, “Bluetooth” é mais uma prova do talento inegável da dupla em criar músicas que ressoam com o público. O lançamento oficial está marcado para sexta-feira, dia 14 de junho, em todas as plataformas digitais, além de uma estreia especial no YouTube às 12h.
Gravado em Goiânia, o DVD “No Tempo Certo” promete ser uma verdadeira celebração da música sertaneja, e “Bluetooth” é uma adição empolgante a este projeto ambicioso.
Prepare-se para mergulhar em uma experiência musical única com Alex & Matielo. Não perca o lançamento de “Bluetooth” e acompanhe todas as novidades da dupla nas redes sociais.
Para ouvir “Bluetooth”, acesse: Bluetooth – Alex & Matielo: https://onerpm.link/bluetooth_alexematielo
Cultura
Escola de Teatro Cria promove educação e inclusão para crianças do Caju e zona portuária
Atividades são gratuitas e acontecem em escolas públicas
A Escola de Teatro Cria está transformando a vida de 1.000 crianças e jovens do bairro do Caju e zona portuária, utilizando o teatro como ferramenta de educação e inclusão. Por meio do Método Cria,que combina elementos do teatro com a Pedagogia Waldorf, o projeto está presente em seis polos teatrais espalhados pela região e se tornou disciplina eletiva em escolas públicas da região.
Nas oficinas, as turmas são organizadas por faixas etárias, garantindo que as técnicas teatrais e os conteúdos educacionais sejam adequados ao desenvolvimento de cada grupo. A abordagem visa estimular o conhecimento, o raciocínio lógico, o equilíbrio emocional e a iniciativa para a ação.
“A metodologia do Método Cria é projetada para atender as necessidades específicas de cada faixa etária, proporcionando um ambiente de aprendizado que é ao mesmo tempo divertido e profundamente transformador,” destaca Laura Campos Braz, idealizadora e diretora artística do projeto. “Nosso objetivo é gerar um impacto direto nas escolhas de vida das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, possibilitando uma mudança significativa em sua comunidade.”
O público-alvo principal do projeto são crianças e jovens com idades entre 3 e 21 anos, residentes no Caju e arredores, em situação de vulnerabilidade social e que são estudantes da rede pública de ensino. Com o trabalho realizado, o Projeto Cria foi certificado como o primeiro Ponto de Cultura do Caju, um reconhecimento de sua importância na promoção da cultura e da arte na região e conquistou o primeiro lugar na categoria Arte Educação no edital de Retomada Cultural realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secec).
“O reconhecimento como o primeiro Ponto de Cultura do Caju é uma prova do trabalho árduo e dedicação de toda a nossa equipe”, acrescentou Jaura . “Estamos comprometidos em continuar oferecendo oportunidades educacionais e culturais que façam a diferença na vida de nossos jovens”.
Para mais informações sobre a Escola de Teatro Cria e como apoiar esta iniciativa acesse https://projetocria.org.br/