Música
John Grant lança “All That School For Nothing”

(crédito: Hörður Sveinsson)
Após o lançamento do disco, o artista apresenta novo single junto com videoclipe
Assista ao clipe, aqui
Com o seu aguardado novo álbum The Art Of The Lie, disponível dia 14 de junho pela Bella Union, e, tendo anteriormente compartilhado um trailer para o LP e a recente faixa “The Child Catcher”, hoje John Grant compartilha seu novo single elegante e funky, “All That School For Nothing”.
Comentando sobre a faixa, Grant diz: “Esta é uma música que escrevi para o Blondie, mas eles não a quiseram, então eu decidi pegá-la para mim. Era muito mais eletrônica no início, mas quando a cantei, tornou-se claro que era muito mais uma vibração de Cameo ou Whodini, o que me agrada bastante!”
Grant também anunciou três aparições em lojas de discos na semana de lançamento, em Londres, Brighton e Nottingham. As aparições nas lojas incluirão uma performance stripped-back de Grant, uma sessão de perguntas e respostas com Ivor Guest, que produziu o álbum, e Grant irá, claro, autografar LPs. Datas e informações abaixo:
Sábado 15 de junho – Brighton – Resident Records
Segunda 17 de junho – Nottingham – Rough Trade
Terça 18 de junho – London – Rough Trade East
John Grant começou a pensar em The Art of The Lie no outono de 2022. No início daquele ano, John foi apresentado a Ivor Guest, produtor e compositor no show de Grace Jones no Southbank, no final de seu Meltdown Festival. Eles começaram a conversar sobre dois álbuns em que Guest trabalhou, Hurricane para Jones e Prohibition para Brigitte Fontaine. “Grace e Brigitte são duas artistas muito importantes para mim”, diz Grant. “Eu amo os álbuns que ele fez para elas. Hurricane é uma peça indispensável do catálogo de Grace.” Uma ideia foi despertada. “Eu disse, acho que você realmente deveria fazer este próximo disco comigo. Ele disse, acho que você está certo.”
Um ano e meio depois, o resultado é o álbum mais opulento, cinematográfico e luxuoso de John Grant até hoje: The Art of The Lie. Como o título sugere, a engenhosidade lírica equilibrada sob toda essa largesse musical é tão sombria quanto sua produção é épica e ousada. Ivor Guest e sua lista de músicos renomados trouxeram o drama, nuances de intriga tão sedutoras quanto Laurie Anderson ou The Art of Noise. John Grant o aterrou em uma humanidade profundamente sentida e realismo puro. “A roupa com que está vestido torna mais palatável”, diz ele. “Ajuda a engolir a pílula amarga. Música e humor são como sempre lidei com o lado sombrio da vida. Pensando bem, é assim que lido com o lado bom também.”
Grant compara os sabores musicais de The Art of The Lie à luxuosa trilha sonora de Vangelis para Bladerunner ou aos Carpenters se John Carpenter também fosse um membro. Embora inegavelmente um disco de John Grant, mesclando humor com tragédia, e raiva com compaixão, há uma ambição musical e nervosismo em The Art of The Lie que compensa seus momentos mais políticos e pessoais.
A dura justaposição de beleza e crueldade faz deste sexto álbum de Grant uma audição envolvente, um disco que liga traumas infantis a efeitos endurecidos na vida adulta, associando ambos à malaise política da América de 2024, um país sendo levado ao precipício de sua própria destruição. “Nos foi permitido sentir que pertencíamos por alguns segundos”, diz Grant. “Não mais.”
‘The Art of the Lie’ é um título considerado, tirado da música “Meek AF”, que por si só é uma inversão lírica do ditado bíblico de que os mansos herdarão a terra. Contra um groove lubrificado, uma caixa de voz ao estilo Zapp e uma figura sinistra de teclado, Grant expõe sua compreensão da nova ética da América. “O livro de Trump, ‘A Arte da Negociação’, agora é visto pelos discípulos de MAGA como apenas outro livro da Bíblia e o próprio Trump como um messias enviado do céu. Porque Deus quer que você seja rico.”
“Este álbum é em parte sobre as mentiras que as pessoas defendem e a quebra que isso gera e como somos distorcidos e deformados por essas mentiras”, ele diz. “Por exemplo, o movimento Nacionalista Cristão formou uma aliança com grupos Supremacistas Brancos e juntos tomaram o partido Republicano e veem pessoas LGBTQ+ e não-brancas como geneticamente e até mentalmente inferiores e acreditam que todos os indesejáveis devem ser forçados a se converter ao Cristianismo e aderir aos ensinamentos da Bíblia conforme interpretados por eles ou devem ser removidos para que a pureza seja restaurada à ‘sua’ nação. Eles agora acreditam que a Democracia não é o caminho para alcançar esses objetivos. Qualquer tipo de pretensão de tolerância que possa ter parecido se desenvolver ao longo das últimas décadas praticamente desapareceu. Parece que os EUA estão em modo de queda livre.”
Outro tema persistente no álbum é a paternidade. Três músicas, “Father” (“uma das melhores que já escrevi”), com ecos marcantes da estocada e assombração de “Pale Green Ghosts“, “Mother and Son” e o hino “Daddy”, que explode de um verso crisálida mordaz para um coro colorido de borboleta, compõem a espinha dorsal do disco. “Father contém tanto o adulto quanto a criança. Daddy é da perspectiva da criança. Estou falando sobre como me relaciono com homens à medida que saio pelo mundo, por causa da confusão na qual fui criado sobre o que significa ser homem.”
Essa confusão sombria sustenta um capítulo particularmente emocional na vida solo, quase novelística, de John Grant. O artista está construindo um mundo, com novos episódios realçados por novas texturas. Nesse aspecto, a presença de Ivor Guest é quase como a arte de um tipógrafo. Como melhor transmitir a triste realidade de que os mansos não só serão negados ao mundo, mas também serão feitos seus bodes expiatórios ótimos?
“Podíamos trabalhar apenas por duas semanas de uma vez, era tão intenso”, diz Grant, antes de relembrar um episódio no estúdio. “Ivor montou uma equipe de músicos incríveis. Dave Okumu [da banda The Invisible] é um guitarrista incrível. Ele entrou na sala quando estávamos tocando a demo de “Father” e imediatamente começou a fazer o que você ouve no disco. Robin Mullarkey tocou baixo sem trastes e me deixou impressionado, e o muito talentoso Seb Rochford estava na bateria. Houve muitos momentos mágicos de todos.” O álbum também conta com a participação especial da cantora escocesa Rachel Sermanni, que oferece os belos e comoventes vocais de apoio em “Mother And Son”.
Entre sua carga política inquietante, emerge um disco de beleza às vezes espectral, às vezes elegante e funky, como a abertura “All That School For Nothing” e o irresistível primeiro single, “It’s a Bitch”. “’Father’ é uma faixa bastante simples, musicalmente falando”, ele explica. “Não é uma composição complicada. Mas ainda assim se sente muito rica e em camadas, porque dedicamos tempo a ela. Tivemos que fazer isso. Não poderia ser feito rapidamente. Para mim, sempre se trata de destilar as coisas até seus componentes essenciais.”
Grant pensou em discos que tiveram um profundo efeito sobre ele enquanto fazia The Art Of The Lie. “A primeira vez que ouvi Time Its Time, a última música em The Colour Of Spring por Talk Talk; ou “The Night of the Swallow” por Kate Bush em The Dreaming; ou algum material de Jane Siberry’s em The Speckless Sky ou qualquer coisa de Cocteau Twins ou Dead Can Dance; esses foram momentos importantes para mim na música. E claro, há um pouco do espírito de Devo em tudo que faço de alguma maneira. Há muito humor incrível em sua música, mas eles também eram sérios como um ataque cardíaco. Acho que este é um dos temas importantes na minha vida; são sobre momentos e ser capaz de reconhecê-los e estar neles enquanto estão acontecendo, apesar do que mais está acontecendo. É estar em um táxi, a situação mais normal do mundo e ver a grandeza, o peso e a majestade de uma grande cidade passando, olhando em admiração. A absurdidade do mundo lá fora justaposta com o mundo acontecendo por dentro. Isso me fascina, a capacidade de capturar o que realmente se sente ao ser humano.”
John Grant – datas da turnê no Reino Unido e União Europeia:
17.10.24 – London – Hackney Church *(SOLD-OUT!)*
18.10.24 – London – Hackney Church
19.10.24 – Sunderland – The Fire Station
21.10.24 – Glasgow – Barrowland Ballroom
22.10.24 – Dublin – Vicar Street
24.10.24 – Cardiff – Tramshed
25.10.24 – Bristol – Bristol Beacon
26.10.24 – Bexhill – De La Warr Pavilion
28.10.24 – Birmingham – Birmingham Town Hall
29.10.24 – Norwich – Epic Studios
31.10.24 – Manchester – New Century Hall
01.11.24 – Leeds – Project House
02.11.24 – Liverpool – Liverpool Philharmonic
05.11.24 – Amsterdam – Melkweg MAX
06.11.24 – Cologne – Kulturkirche
07.11.24 – Berlin – Columbia Theatre
09.11.24 – Aarhus – Train
10.11.24 – Copenhagen – Vega
11.11.24 – Stockholm – Nalen
13.11.24 – Oslo – Rockefeller Music Hall
The Art Of The Lie
- All That School For Nothing
- Marbles
- Father
- Mother And Son
- Twistin Scriptures
- Meek AF
- It’s A Bitch
- Daddy
- The Child Catcher
- Laura Lou
- Zeitgeist
Sobre a ForMusic:
Fundada no ano de 2016 por Nando Machado e Daniel Dystyler, a ForMusic é uma agência de marketing e promoção focada em projetos de música que conecta marcas, empresas, artistas e gravadoras de todo o mundo que querem ver o seu público crescer dentro do Brasil. Desde o início, ganhou destaque por trabalhar com as principais gravadoras e selos independentes do mercado, e hoje, representa artistas de nomes como Beggars Group, Domino Records, [PIAS], Nettwerk, Big Loud, entre muitas outras.
John Grant online:
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Cultura
O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição.

O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição para ser exercido em momentos em que a ordem do Estado Democrático de Direito está gravemente ameaçada. Essa medida de exceção deve ser autorizada pelo Congresso Nacional e já foi utilizada em diversos momentos de nossa história republicana.
Acesse também: Desobediência civil – conceito, surgimento e exemplo
Entendendo o estado de sítio
O estado de sítio é um dispositivo burocrático que faz parte de ações utilizadas pelos governos modernos em situações entendidas como emergenciais. É utilizado pelo governo em situações nas quais a ordem do Estado Democrático de Direito está ameaçada.
Em nosso país, o estado de sítio é uma medida de exceção do governo, e por causa disso possui prazo de atuação limitado, exceto no caso de guerra. Como medida de exceção, o estado de sítio permite que o Executivo sobressaia-se aos outros poderes (Legislativo e Judiciário). Assim, o equilíbrio entre os três poderes é afetado, pois, por ser uma medida tomada em situações de emergência, as decisões tomadas pelo Executivo devem ter ação imediata para garantir a solução do problema.
Em que situações é decretado o estado de sítio?
O funcionamento do estado de sítio no Brasil é definido pela Constituição Federal promulgada em 1988. O texto constitucional trata sobre essa questão do artigo 137 ao artigo 141. Basicamente, a Constituição brasileira define que o estado de sítio poder ser decretado em três situações:
Comoção grave de repercussão nacional;
Fracasso das medidas tomadas no estado de defesa;
Declaração de guerra ou resposta à agressão armada estrangeira.
O decreto do estado de sítio só acontece se o presidente seguir o seguinte roteiro: primeiro, ele deve consultar o Conselho da República e o Conselho da Defesa. Uma vez feita a consulta (o papel dos dois conselhos é apenas opinativo), o presidente deve encaminhar pedido de estado de sítio para o Congresso Nacional.
O estado de sítio só pode ser implantado no Brasil caso seja aprovado no Congresso Nacional.
O estado de sítio só pode ser implantado no Brasil caso seja aprovado no Congresso Nacional.
O Congresso Nacional deve reunir-se em até cinco dias para votar a aprovação desse pedido. Para ser aprovado, a solicitação de estado de sítio deve ter maioria absoluta (50% +1) entre os parlamentares. Caso seja rejeitada, naturalmente, a medida não entra em vigor.
“O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição”
Música
Gravadora Esmeralda Music Apresenta: Bolinha Kids – O Novo Grupo Infantil que Vai Encantar as Crianças

A Esmeralda Music, sempre inovando e trazendo qualidade ao cenário musical, tem o prazer de anunciar o lançamento do grupo infantil Bolinha Kids. Com uma mensagem linda e cativante, o grupo promete encantar toda a criançada e tocar os corações de quem ouvir.
As integrantes do grupo, Laura Lavinny, Pérola Franchesca e Yarin Cristal, são três crianças encantadoras que, com muito talento e carisma, dão vida a esta nova proposta musical. A canção, produzida pelos renomados produtores Rafael e Junior Andrade, traz uma mensagem de fé, esperança e fala sobre o valor inestimável do amor de Jesus.
A música do Bolinha Kids já está disponível em todas as plataformas digitais. Além disso, o clipe oficial pode ser assistido na íntegra no YouTube. Não perca a oportunidade de conferir e se emocionar com este lançamento especial:
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Música
Descaso lança EP “Live Session Em Pleno Fim Do Mundo” pela Marã Música

- Para a gravação deste EP, a banda saiu da capital paulista e passou um fim de semana em Jundiaí (SP), no Estúdio Eguchi, onde pôde focar totalmente na produção. Essa dedicação resultou em versões ao vivo das músicas que se destacam pela sua potência e autenticidade
- A Descaso é conhecida por suas performances de alta energia e letras que exploram desde a crítica social até a vida boêmia. Desde sua formação em 2012, a banda tem movimentado a cena musical com um som que combina rock clássico, blues, punk e grunge
A banda Descaso está prestes a lança nesta quarta-feira (12) seu novo EP, “Live Session Em Pleno Fim Do Mundo”, pela Marã Música, em todos os apps de música. Este trabalho traz a experiência única de ouvir o álbum “Em Pleno Fim do Mundo” em um formato ao vivo, capturando toda a energia e autenticidade das performances da banda.
“Queríamos levar os ouvintes para dentro do show da Descaso,” explica a banda. “Durante a gravação, depositamos toda a energia possível que normalmente entregamos nos shows, trazendo ainda novidades e pequenas alterações inesperadas em certas faixas para surpreender os ouvintes.”
Para a gravação deste EP, a banda saiu da capital paulista e passou um fim de semana em Jundiaí (SP), no Estúdio Eguchi, onde pôde focar totalmente na produção. Essa dedicação resultou em versões ao vivo das músicas que se destacam pela sua potência e autenticidade.
A sonoridade das faixas no novo EP muda um pouco em relação ao álbum de estúdio. “No estúdio, fazemos ao menos duas linhas de guitarra em cada música,” explica Victor Kiapine, guitarrista da banda. “Para a Live Session, trabalhamos na adaptação dos riffs, bases e solos para uma única linha de guitarra. Isso deixa as músicas com uma sonoridade mais pesada e mais voltada para o punk rock, garantindo uma energia que só o ao vivo consegue proporcionar.”
Além das adaptações necessárias, a banda fez modificações intencionais para surpreender os ouvintes. “Isso é bastante evidente na música ‘Lute’, por exemplo, onde há um prolongamento do solo de guitarra e algumas pequenas trocas de palavras em pontos chave da letra,” comenta Ivan Laurino. “Na música ‘Puro Rock’n Roll’ também há uma surpreendente reviravolta no seu encerramento, modificando bastante em relação à versão de estúdio.”
A ideia do novo EP é mostrar a energia da Descaso ao vivo. “Sabemos que gravações em estúdio possuem inúmeras vantagens e resultam em músicas impecáveis. Mas a energia real da banda, sua essência e pegada só podem ser entendidas completamente a partir do ao vivo,” destaca a banda. “É claro que essa nova Live Session não consegue substituir o que é nosso show, mas é uma oportunidade de levar aos ouvintes versões muito próximas do que fazemos no palco.”
A expectativa para o lançamento é alta. “Esperamos que esse EP se torne um ‘aquecimento’ para os fãs ouvirem em casa antes de irem aos nossos shows,” diz a banda. “Esperamos também que seja uma oportunidade interessante para que nossos ouvintes de fora de São Paulo, aqueles que ainda não conseguiram ir no nosso show, conheçam nossa pegada ao vivo.”
A Descaso, formada por Ivan Laurino (vocal), Victor Kiapine (guitarra), Vinicius Cruz (baixo) e Gabriel Izar (bateria), é conhecida por suas performances de alta energia e letras que exploram desde a crítica social até a vida boêmia. Desde sua formação em 2012, a banda tem movimentado a cena musical com um som que combina rock clássico, blues, punk e grunge, criando uma experiência musical moderna e cativante.
As canções da Descaso são um retrato do dia a dia das pessoas em nossa sociedade, contando histórias de personagens com diferentes caminhos e personalidades. “Também não faltam letras com uma boa pitada irônica de crítica social,” diz a banda, “atacando todas as formas de conservadorismo que circundam a nossa sociedade capitalista e os ‘cidadãos de bem’.”
Com este novo EP, a Descaso continua a provar que é Blues, é Rock, é Punk, é a mistura de tudo sem medo de ousar. Ou simplesmente, Descaso é Rock’n Roll!
Sobre Descaso:
A Descaso, conhecida por suas performances de alta energia e letras que exploram desde a crítica social até a vida boêmia, vem movimentando a cena musical desde sua formação em 2012. Originária da cidade de Santos e atualmente em São Paulo, capital, o som único da banda combina elementos de rock clássico, blues, punk e grunge, criando uma experiência musical moderna e cativante. As canções da Descaso são um retrato do dia a dia das pessoas em nossa sociedade, contando histórias de personagens com diferentes caminhos e personalidades. Também não faltam letras com uma boa pitada irônica (indiretas diretas) de crítica social, atacando todas as formas de conservadorismo que circundam a nossa sociedade capitalista e os “cidadãos de bem”. Com Ivan Laurino no vocal, Victor Kiapine na guitarra, Vinicius Cruz no baixo e Gabriel Izar na bateria, a Descaso é Blues, é Rock, é Punk, é a mistura de tudo sem medo de ousar.
Sobre Marã Música:
Empresa especializada em Marketing e Relações Públicas, dentro do mercado da música, fundada em janeiro de 2018 na cidade de Jundiaí, no estado de São Paulo. Idealizada e gerenciada por Henrique Roncoletta, vocalista e compositor da banda NDK, a Marã Música atua na conexão de artistas com marcas e empresas, além de atuar também na gestão de imagem, carreiras, projetos, produções artísticas e eventos culturais.
Links Descaso:
Links Marã Música:
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