Conecte-se Conosco

Música

Marcelo Martins retorna ao topo com “Só de Lembrar dá Medo”

Publicado

em

Marcelo Martins, conhecido por sucessos como “Eu quero tchu” e “Louca, Louquinha”, retorna ao cenário musical com “Só de Lembrar dá Medo” em carreira solo. Após a dupla com João Lucas, agora lança “A Barca”. Com 20 músicas prontas, promete lançamentos mensais até dezembro. Também destaca-se como compositor de ícones do sertanejo

O cantor Marcelo Martins, conhecido internacionalmente graças às músicas “Eu quero tchu, eu quero tcha”, “Louca, Louquinha”, “Joga o Copo pro Alto” e “Agora é pra valer”, lançou a canção, “Só de Lembrar dá Medo”, que é sua composição. A música o trouxe de volta ao cenário nacional da música sertaneja de onde estava distante desde  o encerramento da dupla João Lucas e Marcelo, na qual ele era o primeira voz.

A ruptura aconteceu em 2019. A dupla era conhecida como “Os Reis do Funknejo” devido à fusão de funk e sertanejo e a participação de nomes como Neymar Júnior, Ronaldinho Gaúcho, Dennis DJ e Wesley Safadão, Marcelo embarcou em uma carreira solo. 

A música “Só de Lembrar dá Medo” já chegou na marca de 1,6 milhão de visualizações orgânicas no YouTube. A faixa é a primeira que ultrapassa 1 milhão  lançada pelo artista em sua carreira solo. A música foi lançada após o DVD “Novo Momento”, que chegou ao mercado em 2023.

O disco apresenta um repertório de 10 faixas. Dentre elas, sete pout-pourris de músicas antigas do mercado sertanejo, além de três canções inéditas compostas por Marcelo. Entre elas está “É você”, composição de Marcelo, que teve a participação de Marrone.

“Estou muito feliz com todo o resultado que estamos obtendo na minha carreira solo. É um momento diferente tanto musical quanto de gestão de carreira e estou muito feliz com a boa aceitação que estamos tendo”, detalha Marcelo, que promete lançamentos mensais até dezembro. “Temos cerca de 20 músicas prontas. Estamos planejando os lançamentos que irão acontecer aos poucos até o final do ano”, finaliza.

Já a canção “A Barca”, o último lançamento do cantor apresenta uma diversidade musical ao público. Ela é uma versão do clássico internacional originalmente intitulado “La Barca” e imortalizado na voz de Luis Miguel que chegou às plataformas digitais em março. A música pode ser ouvida aqui. 

Compositor

Marcelo não é apenas intérprete, mas também se destaca como compositor no cenário nacional. Seu repertório inclui ícones do sertanejo, como “Na Linha do Tempo”, “Dez Minutos Longe de Você” e “Lágrimas”, com Victor e Leo, “Incondicional”, com Luan Santana,  “Eu Vou Te Esquecer”, com  Bruno e Marrone e Chitãozinho & Xororó, e “Morena”, com Clayton & Romario.

Continue lendo

Música

Chegada do Festival Feira Preta ao Metaverso é um marco entre tecnologias imersivas acessíveis

Publicado

em

De

O Festival Feira Preta vai promover uma experiência inédita no metaverso. Pela primeira vez, um festival de grandes proporções vai reproduzir, no ambiente online, e a partir de tecnologias imersivas gamificadas, a experiência do evento físico. O festival, que vai acontecer nos dias 3, 4 e 5 de maio, com shows, paineis, intervenções artísticas e feira de produtos e serviços de empreendedores negros, é a maior ocupação de um evento no Parque Ibirapuera. E quem não estiver em São Paulo – ou no Brasil – poderá ter a mesma experiência acessando o evento de qualquer gadget, como celulares, computadores e tablets, em qualquer lugar, em casa, no transporte público, onde for.

“Há anos desejo que o Festival Feira Preta esteja no metaverso, mas ainda não tinha encontrado uma solução que fizesse dessa experiência algo tão acessível quanto o próprio festival”, comenta Adriana Barbosa, idealizadora do Festival Feira Preta, considerado o maior evento de cultura negra da América Latina. “Pra mim, é especialmente importante que a gente tenha conseguido encontrado uma solução que oportuniza o metaverso para todos” complementa.

O parceiro e desenvolvedor dessa empreitada é a Metamazon Technologies, que criou um universo jamais realizado em outros eventos neste ambiente. “Em qualquer canto desse país e do planeta, qualquer pessoa pode acessar e experienciar o Festival Feira Preta com apenas um clique, sem precisar de óculos VR, vínculo a plataformas de games e coisas do tipo, basta clicar em um link”, explica Alder Lima, CEO da Metamazon.

Já Camila Forte, gestora de projetos de inovação no Instituto SENAI de Tecnologia, explica sobre o início da empresa. “A Metamazon ter passado pelo Instituto SESI/SENAI de Tecnologia em sua jornada foi extremamente necessário para que hoje ela estivesse colhendo os frutos que estão e ganhando cada vez mais alcance nacional. Eles entraram no Instituto ainda em uma startup em fase de validação e através das conexões, que foram extremamente necessárias para trazer tração para essa startup, fizeram com que eles alçassem novos voos. Acredito que a jornada empreendedora do Alder sempre foi muito sucesso. Ele é um empreendedor nato que tem a liderança, que tem a sede pela vitória por colocar seu negócio em patamares cada vez maiores”, coloca.

O Festival Feira Preta é único quando apresenta diversas expressões da criatividade negra: música, artes visuais, moda, design e decoração, literatura, performances do corpo, espaço de compartilhamento de saberes nas mais diferentes áreas do conhecimento. É também o único deste porte no país criado por uma mulher negra, que tem como premissa ter mais de 90% de equipe negra em todas as funções. “Por isso, estou feliz em lançar o Festival Feira Preta no metaverso agora, com o Alder como parceiro. Fico feliz de ver um cara preta exercendo o máximo de sua potência criativa junto ao seu time, diz Adriana.

MAS COMO SERÁ O FESTIVAL FEIRA PRETA NO METAVERSO?

Em formato figital, que combina a experiência física com a digital, o Festival Feira Preta no metaverso vai integrar a interação entre “avatares”, já conhecida no ambiente gamer, com quem estiver no evento, além de reproduzir fielmente os espaços de cada palco, com suas respectivas transmissões, e a feira de produtos e serviços, com possibilidade de acessar a loja on-line de cada empreendedor.

“Além da experiência B2C, para o público do evento, temos também possibilidades muito interessantes de ações B2B com as marcas e para elas. Todas estas novidades vocês vão encontrar no Festival Feira Preta no metaverso”, completa Adriana Barbosa.

TECNOLOGIA PRETA EM ALTA

Além da chegada do Festival Feira Preta ao metaverso, uma parceria da PretaHub, realizadora do festival, com a Salve Games, será lançado com exclusividade no evento o mapa Zumbi dos Palmares no Fortnite. Os participantes do evento terão a oportunidade de acessá-lo em primeira mão em espaço dedicado exclusivamente ao lançamento. O mapa poderá ser acessado gratuitamente em várias plataformas, como PC, consoles (PlayStation, Xbox, Nintendo Switch) e dispositivos móveis (iOS e Android).

O jogo apresenta uma proposta decolonial e promove aos jogadores uma experiência com a luta ancestral por justiça e igualdade, permitindo-lhes defender Quilombo dos Palmares contra ondas de invasores representados por figuras de robôs futuristas. Os heróis da resistência, Zumbi e Dandara, estão presentes como personagens não jogáveis, oferecendo mensagens de incentivo e equipamentos para fortalecer a equipe em sua luta.

A construção se deu a partir da utilização da tecnologia Unreal Editor for Fortnite (UEFN), tornando-se acessível para milhões de jogadores em uma das plataformas mais populares do mundo.

Alexandre de Maio, diretor da Salve Games e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do game, explica como foi o desenvolvimento: “Tentamos construir um jogo que fosse não apenas divertido, mas também educativo. Queríamos oferecer uma experiência imersiva que destacasse a história e a luta do povo negro no Brasil, além de proporcionar aos jogadores uma oportunidade de aprender enquanto se divertem”, afirma.

Adriana Barbosa, também diretora-executiva da PretaHub ressalta a importância de trazer inspiração na história real do Quilombo de Palmares para o mundo dos games: “Esta iniciativa é especialmente significativa em um país onde os gamers negros e mulheres constituem a maioria, conforme revelado pela Pesquisa Game Brasil (PGB). O lançamento representa um marco na indústria dos games, oferecendo ao público uma experiência inovadora e profundamente enraizada na história e cultura afro-brasileira”, explica.

Sobre o Festival Feira Preta

Criado em 2002, no formato de feira e com foco na venda de produtos de empreendedores negros, o Festival Feira Preta, com o passar dos anos, se tornou referência em lifestyle, tendências, empreendedorismo, impacto e o que há de mais inventivo e inovador na criatividade afrobrasileira. O evento reúne, também, diversos artistas e empreendedores negros expoentes no Brasil e de outros países da América Latina, tornando-se assim um dos maiores festivais de cultura negra latino-americana.

Continue lendo

Música

“A Resposta do Bilhete”: Didi Gomes leva resposta aos Novos Baianos em show inédito para Madureira

Publicado

em

De

Projeto é uma resposta para após 52 anos de lançamento do álbum “Acabou Chorare”

Após 52 anos desde o lançamento do icônico álbum “Acabou Chorare”, o renomado cantor, compositor e multi-instrumentista Didi Gomes apresenta uma turnê inédita em resposta à histórica canção “Um Bilhete para Didi”, dos Novos Baianos. Este projeto, aguardado há décadas pelos fervorosos fãs de uma das maiores bandas brasileiras, chega agora como uma celebração esperada há muito tempo.

O espetáculo, intitulado “A Resposta do Bilhete”, terá sua estreia no SESC Madureira em 3 de maio, Didi Gomes, caçula dos irmãos Gomes e figura de grande importância na história da música brasileira, traz consigo não só uma resposta, mas uma ode à sua trajetória artística.

A canção original, “Um Bilhete para Didi”, composta por Jorginho Gomes, serviu como prelúdio de um encontro que nunca se concretizou oficialmente, deixando uma lacuna por mais de meio século. Agora, finalmente, essa lacuna será preenchida através da música e do talento de Didi Gomes.

Além de sua contribuição para os Novos Baianos, Didi Gomes gravou com uma variedade de artistas renomados e fez história na música brasileira. Sua jornada musical inclui colaborações com Gilberto Gil, Luiz Melodia, Ivete Sangalo e Raul Seixas, entre outros. Agora, ele se prepara para entregar um espetáculo memorável aos seus admiradores, repleto de novos arranjos e muita energia sonora.

“A Resposta do Bilhete” não é apenas um show, é um marco na história da música brasileira, uma resposta ansiada por tantos anos e uma celebração da rica trajetória de sucesso dos Novos Baianos e de Didi Gomes.

O projeto, concebido pelas produtoras culturais Carla Dias e Débora Bendito da Sarau Produções e Tecnicolor, trará quatro apresentações nas unidades do SESC no Rio de Janeiro. Para Carla Dias, tirar este projeto do papel é uma realização pessoal e profissional, enquanto para Débora Bendito, é uma honra fazer parte desta produção que preencherá uma lacuna na história da música brasileira.

Além de Didi Gomes, o espetáculo contará com a participação especial de Jorginho Gomes, Barbara Ferr, Xulli e Daniel Imenes, garantindo uma experiência musical única e emocionante para o público.

SERVIÇO

A Resposta do Bilhete – Sesc Madureira

Data: 3 de maio (sexta-feira)
Horário: 19h
Classificação: Livre
Ingressos: R$10,00 (inteira), R$5,00 (meia entrada para casos previstos por lei, estendida a professores e classe artística mediante apresentação de registro profissional*), gratuito (credencial plena Sesc e público PCG)
Local: Teatro

Horários de funcionamento
Bilheteria:
(21) 3180-5226
Terça a sexta, 9h às 20h
Sábado, domingo e feriado das 14h às 20h.

Continue lendo

Música

Brasativa anuncia turnê em Casas de Cultura em São Paulo

Publicado

em

De

(Brasativa. Foto: Thomas Dupre)

Além de apostar em releituras de clássicos do reggae, Charlie Brown Jr.  e O Rappa, o trio apresenta o trabalho “Verdade Virá à Tona”

A Brasativa está pronta para uma nova turnê imperdível por Casas de Cultura de São Paulo divulgando o aclamado álbum “Verdade Virá à Tona”, que já acumula mais de 200 mil plays no Spotify, e os novos singles, como a romântica “Ela é A Mais Linda Flor”. O primeiro show da tour acontece nesta sexta-feira (3), no CÉU Cidade Dutra a partir de 19h, com entrada gratuita e censura livre.

A divulgação do álbum não é à toa! Além de ser um grande projeto, ele conta com participações especiais de grandes nomes do cenário, como Rael, Dow Raiz, Maestro Tiquinho, Daniel Yorubá e Denise D’Paula.

O apoio para levar cultura e música boa para diversos locais vem do Programa Municipal de Fomento a Linguagem de Cultura Reggae Rastafári que, em sua sétima edição, atinge as mais variadas casas de culturas e espaços públicos com sons diversos.

Ao longo de cinco apresentações, duas destas com datas a serem confirmadas, a banda promete levar muita energia e originalidade do grupo para público que assistir aos shows, além de um repertório cheio de hinos, como os que estão presentes no “Chama”, o primeiro EP do power trio. Por fim, para completar e colocar um gostinho especial, o show conta com releituras de grandes nomes da música: Damian Marley, Natiruts, Charlie Brown Jr. e O Rappa.

Vale destacar que na data da primeira apresentação, 3 de maio, Felipe da Costa, da Brasativa, ministra uma oficina gratuita, as 15h,  para quem curte música. Ele apresentará canções especiais no vibrafone, com diferenças de estilos e técnicas. Para participar não precisa ter o instrumento.

Datas:

  • 03/05: CÉU Cidade Dutra (Avenida Interlagos, 7350 – Teatro – 19h)
  • 01/06: Casa de Cultura do Butantã (Av. Junta Mizumoto, 13 – 20h20)
  • 27/06: Teatro Paulo Eiró (Av. Adolfo Pinheiro, 765 – 21h)

Esse projeto foi contemplado pelo Programa Municipal de fomento à Linguagem de Cultura Reggae Rastafari – 7ª edição.

Sobre Brasativa

Brasativa é um trio paulistano que vem conquistando o público com seu Reggae vibrante e contagiante. Formado por Bruno Dupre (voz, guitarra e produção), Rafael da Costa (Contrabaixo) e Felipe da Costa (bateria), o grupo traz uma sonoridade única que combina a tradição do Reggae com elementos do Pop, Rock e do Rap.

Com mais de 10 anos de estrada, a Brasativa já se apresentou em diversos palcos importantes, como o Rock in Rio, Planeta Atlântida, Festival de Verão de Salvador, Montreal Jazz Festival e Quebec Summer Festival no Canadá. O grupo também acumula participações em programas de TV como o “Altas Horas” e “Manhã da Globo”.

Em 2023, lançou o primeiro single do segundo EP, que conta com seis faixas inéditas que exploram diferentes vertentes do Reggae. O EP foi produzido por Bruno Dupre e recebeu ótimas críticas da mídia especializada.

A música da Brasativa é marcada por letras poéticas e melodias contagiantes, que convidam o público a cantar junto e celebrar a vida. O grupo se destaca pela energia contagiante de seus shows, que são verdadeiras explosões de alegria e positividade.

Continue lendo
Propaganda

Destaque