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Negócios

Planejamento sucessório: entenda a sua importância na empresa familiar

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Num ambiente que a emoção pode falar mais alto que a razão, é necessário definir regras para a gestão

De acordo com o índice Global de Empresas Familiares, as 500 maiores empresas geradas por uma família, em conjunto, geraram mais de US$7 trilhões de dólares, além do alto valor, o número de empregadores também chama atenção, mais de 24 milhões de pessoas somente em 2021.

Apesar do bom êxito presente nessas empresas familiares, de acordo com um estudo global realizado pela PwC, apenas 36% dessas companhias vão até à segunda geração da família. Em gerações seguintes, as taxas diminuem ainda mais, 19% são geridas pela terceira geração e 7% a quarta.

“O planejamento sucessório pode ser um assunto muito delicado para ser discutido entre a família, apesar de ser necessário, pode acontecer de ser o estopim para começar a ter desentendimentos entre os possíveis herdeiros. Mas é importante que esse planejamento seja feito com um plano de sucessão para os próximos 10 anos dessa empresa, evitando que haja ainda mais conflitos e possíveis riscos à finanças e a longevidade dessa empresa”, explica a advogada Monique Bogado.

No Brasil, atualmente 90% das empresas possuem o perfil familiar, o dado foi divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Além de corresponder à mais da metade do PIB, as empresas familiares também são responsáveis por empregar 75% da mão de obra no país.

Quais são os obstáculos encontrados na gestão da empresa familiar?

O lado emocional fala mais alto
“Encontrar uma dificuldade em separar a razão da emoção é algo muito comum na gestão de negócios familiares, há um apego em certas questões e assim o lado pessoal é levado mais em consideração do que o lado profissional, o que é um grande erro. É importante saber diferenciar o ambiente familiar do ambiente profissional, por isso o mais indicado a fazer é separar tarefas, definir regras, deixando claro as atribuições e funções de cada membro da família na gestão da empresa”, recomenda a advogada.

Centralização de poder
“Uma forma muito fácil de gerar um conflito nessa gestão, é privilegiar cotas para certos membros da família, seja um filho, seja um primo, seja um sobrinho. Isso desenvolve intrigas, além de criar um ambiente muito mais propenso para brigas judiciais. Para evitar que isso aconteça, é indicado realizar o alinhamento de interesses entre os membros da família na sua presença nessa empresa”, Monique afirma.

Controle financeiro
“É essencial que tenha a separação do dinheiro pessoal de cada membro da família que participa da gestão dessa empresa entre o dinheiro da companhia. O fluxo de caixa deve possuir limites rígidos para que não tenha riscos como a falência e o baixo lucro. A divisão de rendimento, de lucro, de salário devem ser muito bem definidos”, explica a advogada.

Como conquistar a longevidade da empresa familiar?

Governança Corporativa
“É através da Governança Corporativa que a empresa será dirigida, monitorada e engajada, priorizando sempre o relacionamento entre os sócios e familiares, a imparcialidade das tomadas de decisões e a profissionalização, para que ocorra um crescimento saudável, com resultados mais rápidos e com a longevidade sólida da empresa”, aconselha Monique.

Nesse modo de governança, regras e procedimentos para tomada de decisão são estabelecidos, assim como mecanismos de controles e a transparência.

Planejamento Sucessório
“Neste planejamento a sucessão de herdeiros, a divisão ou a passagem de bens para os membros da família que fazem parte da gestão desse negócio é realizada, assim evitando os conflitos familiares e problemas judiciais que enfraquecem a longevidade da empresa. Disputas judiciais não são concluídas rapidamente, em alguns dias, ou seja, o tempo vai passando, e a empresa pode ir perdendo o valor de mercado, ficando cada vez mais enfraquecida”, finaliza a advogada.

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Mox Mídia: Empresa de criação de lojas online e sites

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Hoje em dia, podemos afirmar que é fundamental ter um site profissional para vender online seus produtos e serviços, além de contextualizar o público sobre a sua empresa. Além disso, para grande parte dos negócios, o segmento online representa uma quantidade significativa das vendas, tanto orgânicas quanto via campanhas.

Na Mox Mídia, toda a nossa inteligência tecnológica é voltada a desenvolver produtos ou sistemas para suprir a necessidade dos nossos clientes. Criar um website ou um sistema de gestão requer muito mais do que uma ideia ou uma equipe de programadores. Requer um time que analise os seus processos, entenda suas necessidades e construa uma solução definitiva para o seu problema.

Um website precisa ter um conteúdo único, explicativo, vendedor e bem escrito. Mas não podemos esquecer de manter a estrutura perfeito para buscadores. Este é o segundo fator mais importante para o sucesso da sua empresa no Google.

Nossa preocupação é construir uma base sólida para humanos e para a máquina, seguindo uma semântica ideal para indexar o seu site e trazer bons resultados orgânicos.

CONTATO:

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Celebridades

Dupla Alex & Matielo revela mais uma pérola musical com o lançamento de “Bluetooth”

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A dupla sertaneja Alex & Matielo está pronta para incendiar as plataformas digitais com o lançamento da sua terceira faixa do DVD “No Tempo Certo”. Intitulada “Bluetooth”, a música promete envolver os ouvintes com sua melodia contagiante.

Combinando harmonias irresistíveis e letras que falam ao coração, “Bluetooth” é mais uma prova do talento inegável da dupla em criar músicas que ressoam com o público. O lançamento oficial está marcado para sexta-feira, dia 14 de junho, em todas as plataformas digitais, além de uma estreia especial no YouTube às 12h.

Gravado em Goiânia, o DVD “No Tempo Certo” promete ser uma verdadeira celebração da música sertaneja, e “Bluetooth” é uma adição empolgante a este projeto ambicioso.

Prepare-se para mergulhar em uma experiência musical única com Alex & Matielo. Não perca o lançamento de “Bluetooth” e acompanhe todas as novidades da dupla nas redes sociais.

Para ouvir “Bluetooth”, acesse: Bluetooth – Alex & Matielo: https://onerpm.link/bluetooth_alexematielo

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Negócios

De endividado a milionário: saiba como o empresário Helder Zebral saiu da pobreza e se tornou um dos principais homens de negócios do Brasil

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Desde os humildes recantos do interior de Goiás até os corredores do mundo empresarial, a jornada de Helder Zebral é uma prova da resiliência e da determinação humana. Nascido em um lar de privações, ele superou os desafios que a vida lhe impôs e se tornou um empresário em ascensão do Brasil.

A história de Helder começa em Luziânia, onde aos seis anos de idade teve que enfrentar a ausência do pai e as dificuldades financeiras que assolavam sua família. Com a partida precoce do pai, Helder, o mais velho de quatro irmãos, viu-se diante de uma responsabilidade que a vida impôs. Sua mãe, uma lavadeira de roupas, lutava para sustentar a família, enquanto ele, com apenas seis anos, entregava as roupas para complementar a renda familiar.

Mas a determinação de Helder era incomparável, mesmo com a pouca idade, ele encontrou oportunidades onde outros apenas viam obstáculos. De vender pastéis nos prostíbulos de Luziânia durante a construção de Brasília até trabalhar como trocador de ônibus na Anapolina, empresa que prestava o serviço de transporte público na cidade, sua jornada foi marcada por um trabalho incansável.

Aos 14 anos, Helder mudou-se para Brasília, onde continuou a trilhar um caminho cheio de obstáculos. Trabalhando como chapeiro em uma lanchonete, ele enviava dinheiro para sua mãe e irmãos para ajudar a sustentar a família, mesmo jovem, já tinha preocupações de um pai de família. Dormindo na sobreloja da lanchonete, ele sacrificou seu conforto em prol do bem-estar de seus familiares.

Seu percurso profissional foi uma saga de altos e baixos, mas foi em um encontro casual em um boteco que sua vida tomou um rumo diferente. Convidado a vender um cursinho de informática, mesmo sem qualquer experiência nesse campo, Helder aceitou o desafio. E foi assim que, contra todas as probabilidades, ele encontrou o sucesso.

“Eu tive uma marcenaria naquela época inflacionária e é lógico que não deu muito certo. O negócio durou três anos. Aí veio a grande virada de mesa e grande virada da minha história. Eu conheci uma pessoa num boteco tomando uma cerveja e essa pessoa me convidou para trabalhar com ele vendendo um cursinho de informática nas cidades do Brasil. Eu falei para ele, olha, eu sou marceneiro, nunca liguei um computador, nunca vi um computador na vida”, revelou.

Com determinação e visão de negócios, Helder transformou uma oportunidade improvável em um império empresarial. Da Pró-Educar, a maior empresa de software educacional do Brasil na época, até se tornar sócio da renomada rede de churrascarias Porcão, sua trajetória é um exemplo inspirador de sucesso conquistado através do trabalho árduo e da resiliência.

Com dois meses de trabalho, ele já tinha ganhado bastante dinheiro, com seis meses já tinha comprado tudo que queria, como roupas boas, carro bom, e com um ano e meio, comprou o primeiro apartamento. Com quase dois anos, ele conseguiu comprar 50% da empresa, e com dois anos, comprou 100% da empresa, foi quando criou uma empresa chamada Pró-Educar, isso há quase 30 anos, e na ocasião, era a maior empresa de software educacional do Brasil.

“Eu fiz mais de 200 municípios, 200 escolas, você vê que a ironia do destino: um analfabeto montar uma empresa altamente revolucionária na época de softwares educacionais. Foi aí começou essa grande história, aí foi mais um sucesso empresarial, eu comecei por aí. Depois, com dez anos eu fechei essa empresa, e fui ser sócio parceiro de uma rede de churrascaria do Brasil inteiro chamada Porcão, foi um outro sucesso total, depois eu fui manter uma empresa de aplicativo de emprestar dinheiro”, contou.

Para ele, o segredo do sucesso, de um homem de negócio é ser trabalhador. Ele afirma que não tem milagre quando tem preguiça, porque a preguiça é inimiga do sucesso. Segundo Helder, além de ser trabalhador, é preciso ter muito foco e ter visão do negócio: conhecer o negócio, entender do marketing do negócio, para quem vende, de quem compra, qual público que quer atingir, qual é o objetivo de ganho, qual o objetivo de margem de negócio. Detalhes fundamentais que podem resultar no sucesso.

“Eu acho que não tem muito segredo e eu não acredito em sorte nos negócios. Eu acredito em foco, sabedoria, muita resiliência e muita humildade naquilo que você se propõe a fazer. Esse para mim é o grande segredo do negócio”, pontua Helder.

Atualmente, Helder desfruta não apenas dos frutos de seu trabalho, mas também de sua generosidade e humanidade. Pai de três filhos, ele dedica seu tempo aos negócios, à família e aos amigos. Sua jornada reflete determinação e dedicação.

“Sou uma pessoa muito humana e generosa. Ajudo muito meus familiares e as pessoas que eu gosto. Faço isso sem receber nada em troca e vejo que isso é o mínimo que a gente faz quando alcançamos um certo sucesso intelectual ou financeiro, sem nunca ter estudado ou ter tido algum apoio da família. Eu acho que é Deus e faço a minha parte”, finaliza Helder.

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