Conecte-se Conosco

Cultura

Grupo de Fiandeiras da Associação de Idosos do Brasil se apresenta na celebração do 6º aniversário do Clube de Costura

Publicado

em

Evento acontece no dia 25 de maio, Dia da Costureira, a partir das 9 horas

Goiânia, maio de 2023 – Para celebrar o seu 6º aniversário, o Clube de Costura, projeto institucional do Grupo Mega Moda, localizado no piso G3 do Mega Moda Shopping, convidou o Grupo de Fiandeiras da Associação de Idosos do Brasil, primeira Associação da cidade de Goiânia e do Estado de Goiás, para se apresentar no dia 25 de maio – data em que também se comemora o Dia da Costureira – a partir das 9 horas.

“O nosso aniversário coincide com o Dia da Costureira. Para valorizar a história da costura e da moda, convidamos as fiandeiras para apresentar como é feito o trabalho de fiação artesanal, que é secular, destacando a importância dessa técnica para o mundo da costura”, conta Rogélia Pinheiro, Gerente do Clube de Costura.

Costura como trabalho e hobby

Desde a sua inauguração, o Clube de Costura incentiva o aprendizado de corte e costura, uso de máquinas industriais, moda e design, para quem quer conhecer a área ou desenvolver novas habilidades. O espaço já recebeu mais de 700 alunas e alunas buscando aprendizado prático e hoje conta com cerca de 15 opções de cursos diferentes na área da Costura e Moda, inclusive oficinas infantojuvenis durante as férias. Aos adultos são ofertados cursos para iniciantes e de aprimoramento, aulas particulares, em dupla ou em turma e também flexibilidade de horários com turmas pela manhã, tarde, noite e aos sábados.

“Tem os que vem aprender a costurar para si próprio, terapia, curiosidade, empreendedorismo, mercado de trabalho ou herança afetiva. Recebemos uma média de 20 alunos por mês e priorizamos trabalhar com pequenas turmas. Nestes anos, só não ultrapassamos a marca de mil alunos, pois a pandemia impactou nossas aulas presenciais; o que também foi um bom aprendizado, já que passamos a ofertar cursos online”, reforça a Gerente do Clube de Costura.

Trabalho socioambiental

Outro lado importante do projeto é o social e o ambiental, onde através de parcerias com órgãos públicos e instituições são realizadas ações voltadas para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Rogélia destaca que o trabalho socioambiental, desenvolvido pelo Clube de Costura, tem como apoio fundamental o Clube de Apoiadores. “Graças a parceria com nossos lojistas apoiadores, conseguimos direcionar mais de 3000kg de retalhos para ONGs e instituições que trabalham com a ressignificação desses materiais e assim vamos diminuindo gradativamente o descarte”, revelou. Parte destes retalhos também são levados para o Clube de Costura onde são confeccionadas ecobags que são vendidas por R$ 38,00 tendo sua verba arrecadada 100% revertida para as ações sociais.

Ela destaca ainda que, os lojistas que fazem parte do Clube de Apoiadores destinam peças novas para mulheres em situação de violência, em parceria com a Ouvidoria da Mulher. “Essas mulheres são atendidas pela Boutique Solidária Maria Evangelista da Silva, onde podem escolher as peças que melhor se adequam às suas necessidades e às de suas crianças”, disse Rogélia ao ressaltar que é uma parceria que tem feito a diferença na vida de muitas mulheres e que isso reforça a autoestima delas tão importante para um recomeço.

O Clube de Costura separa ainda 15% do valor investido pelas alunas no curso básico de modelagem, corte e costura para garantir cursos gratuitos para mulheres em situação de vulnerabilidade. “Recentemente, realizamos um curso especialmente voltado para Mulheres Surdas, que tiveram a oportunidade de confeccionar seu próprio vestido com o auxílio de intérpretes do curso de Libras da UFG. Essa iniciativa representa uma vitória para todas nós e nos enche de alegria”, explicou Rogélia.

Serviços

Além de ser um espaço para aprendizado, o Clube de Costura também opera realizando ajustes e reformas em roupas. Segundo levantamento do espaço, em média, 270 ajustes são realizados por mês. Além disso, o espaço funciona como ambiente de coworking, o primeiro no Centro Oeste para locação de maquinário, seja para demanda de trabalho ou prática de aperfeiçoamento. A todos que frequentam o Clube, é ofertado a opção de se tornar Associado, possibilitando assim, vários descontos em cursos, ajustes, além de horas gratuitas mensais para a pratica da costura.

Sobre o Clube de Costura

Projeto institucional do Mega Moda com foco em profissionalizar e desenvolver a moda, o Clube de Costura se destaca pelo seu compromisso pela busca de um mercado de moda mais consciente e o engajamento social. Em 2019, venceu o Prêmio Abrasce, na categoria Campanhas Institucionais – Shoppings com ABL menor que 30 mil.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ciência

Sergio Moro esta na liderança para ser o próximo governador do paraná.

Publicado

em

De

A pesquisa perguntou aos entrevistados em quem eles votariam caso as eleições para governador fossem hoje. Uma lista com alguns nomes foi apresentada.

A Pesquisa Quaest, divulgada nesta quinta-feira (27), revelou que 30% dos entrevistados votariam em Sergio Moro (União) para governador caso as eleições para o cargo acontecessem hoje. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Em segundo lugar vem Rafael Greca (PSD), com 18% das respostas. Em seguida, Cristina Graeml (Podemos), com 10%…

Além disso, 67% dos entrevistados afirmaram que o atual governador Ratinho Junior merece eleger um sucessor. 23% disseram que não merece e 10% não soube ou não respondeu à pergunta.

Sergio Moro, portanto esta na liderança para ser o próximo governador do paraná.

Continue lendo

Cultura

Anestia JÁ.

Publicado

em

De

A tramitação do projeto de lei.

Nessa quarta-feira (17/9), a urgência para votação do PL da Anistia foi aprovada com 311 votos, dando celeridade à apreciação pelo plenário da Câmara. O texto final, contudo, ainda será discutido.

 

Marcelo Crivella (Republicanos) defendeu, nesta quinta-feira (18/9), que o ex-presidente Jair Bolsonaro seja contemplado com redução da pena e cumpra 2 anos em prisão domiciliar. A medida contrasta com a condenação de 27 anos imposta ao ex-mandatário pelo STF.

 

Condenar um homem de 70 anos a 27 de prisão  é uma pena de morte.

 

Questionou Marcelo Crivella em entrevista à coluna. O parlamentar disse ser favorável a uma anistia “ampla, geral e irrestrita” que inocentasse Bolsonaro e outros condenados, mas que essa possibilidade é inviável por ser rejeitada por lideranças do centrão.

 

O autor do PL da Anistia prosseguiu: “É [uma sentença] educativa, as pessoas nunca esqueceriam essa experiência terrível. Serve de exemplo para todos políticos e a coletividade. Mas fica nisso. Não é algo que  traria angústia e aflição.

 

Protocolado em 2023, o texto de Crivella foi, inicialmente, apelidade de “anistia light” por abarcar apenas manifestantes que se envolveram nos atos de 8 de Janeiro e não depredaram patrimônio público nem atacaram policiais. Após a condenação de Bolsonaro e de aliados do ex-presidente, o texto ganhou uma nova discussão na Câmara…

 

BRASIL DAS INJUSTIÇAS… E O POVO PAGA A CONTA.

Continue lendo

Cultura

Entre Lenda, Memória e Imagem: Documentário Resgata História de Mário Juruna e os Encantos de Barra do Garças

Publicado

em

De

O Projeto é um projeto que faz composição do Circuito Cultural da Empresa Agência Pêssego e Maçã LTDA CNPJ nº: 48.065.526/0001-86, cuja desenvolvedora é gestora do projeto é CARLITA RODRIGUES MACEDO (Sócia Administrativa da Empresa), o Livro documental desta Temporada traz por Título: Mario Juruna e o Casamento com a  Índia Xavante (Janaina Calunga), uma Homenagem da Tribo Xavante da Cidade do Mato Grosso UF: MT com Mini – Biografia de Barra do Garças, contada pelo Morador Histórico  “Antônio Orlando da Silva “. Além do Livro será apresentado Videoclipe com imagens Fotográficas de Mirante de Cristo, Discoporto e Serra do Roncador.

 

Entre paisagens emblemáticas e narrativas que atravessam gerações, um novo projeto audiovisual propõe mergulhar na memória cultural de Barra do Garças, em Mato Grosso. O documentário Pão da Nova Geração une videoclipe e livro documental para revisitar pontos turísticos como o Mirante do Cristo, a Serra do Roncador e o Discoporto, enquanto resgata uma das lendas mais contadas pela tradição oral local: o controverso e simbólico casamento de Mário Juruna com a índia Xavante Janaina Calunga. A obra apresenta o relato transmitido por moradores históricos, revelando como mito, identidade indígena e memória popular se entrelaçam na construção da história da cidade.

O projeto Pão da Nova Geração propõe a produção de um videoclipe e a criação de um livro documental que unem memória histórica, tradição oral e valorização dos pontos turísticos da cidade de Barra do Garças, no estado de Mato Grosso. As gravações e registros visuais contemplam cenários emblemáticos do município, como o Mirante do Cristo, a Serra do Roncador e o Discoporto, locais que carregam forte simbolismo cultural, turístico e místico para a região.

A obra documental se debruça sobre uma das lendas mais conhecidas e controversas da história oral local: o suposto casamento de Mário Juruna com uma índia da etnia Xavante. Segundo a narrativa popular, amplamente contada por moradores antigos, Mário Juruna teria se unido à indígena Janaina Calunga. O relato afirma que Janaina Calunga ganhou notoriedade dentro da comunidade como uma grande empresária, fato que reforça sua importância social e econômica no imaginário coletivo da época.

Ainda de acordo com a lenda, apesar de Janaina Calunga já ser casada, essa condição não teria impedido uma nova união estável com Mário Juruna, uma vez que, conforme a tradição atribuída à tribo Xavante, não haveria limitações para que um indivíduo casado mantivesse outros matrimônios. Essa característica cultural é apresentada como parte essencial para a compreensão do contexto da relação descrita na narrativa popular.

A história segue relatando que, em determinado momento, Mário Juruna teria desejado sair da relação, considerada frustrada. Diante dessa decisão, Janaina Calunga, descrita na lenda como uma índia brava do Mato, teria se unido a seus aliados e armado uma arapuca contra ele. O desfecho trágico da narrativa aponta que Mário Juruna morreu de pé, acreditando até o fim que Janaina Calunga sempre foi sua ajudadora, protetora e auxiliadora, passando a enxergar todos aqueles que cruzavam seu caminho como perseguidores.

O conteúdo integra o livro documental intitulado Mário Juruna e o Casamento com a Índia Xavante (Janaina Calunga), que também se apresenta como uma mini-biografia de Barra do Garças. A história é contada a partir do olhar e da memória de um morador histórico da cidade, Antônio Orlando da Silva, cuja narrativa contribui para a preservação da identidade cultural e da tradição oral do município.

O projeto tem como objetivo registrar, valorizar e difundir histórias que fazem parte do imaginário popular, conectando passado e presente por meio do audiovisual e da literatura documental. A iniciativa reforça a importância de preservar relatos históricos e lendas regionais como patrimônio imaterial, utilizando a arte e a comunicação como instrumentos de memória e identidade cultural.

 

Continue lendo

Destaque