Cultura
22ª Goiânia Mostra Curtas divulga mais uma ação de formação aberta ao público, a Masterclass “O Desenvolvimento de Projetos Autorais e Co-Direção: Um Estudo de Caso de As Miçangas”
A atividade acontecerá no dia 7 (sab) de outubro, às 10h, integrando a programação do festival, com entrada gratuita e sujeita a lotação do espaço
A 22ª edição da Goiânia Mostra Curtas, festival nacional de curta-metragem, está se aproximando e traz uma programação repleta de atividades gratuitas para o público geral. A masterclass acontecerá no dia 7 (sab) de outubro, às 10h, como parte integrante do festival, na sala Multimídia João Bênio, localizada na Vila Cultural Cora Coralina. Aberto ao público e sujeito a lotação.
Com o tema “O Desenvolvimento de Projetos Autorais e Co-Direção: Um Estudo de Caso de As Miçangas”, a Masterclass abordará os caminhos possíveis para o desenvolvimento de histórias autorais e a colaboração entre dois diretores em uma co-direção. Os realizadores de As Miçangas, curta-metragem aclamado que teve sua estreia mundial na Berlinale Shorts, compartilharão suas experiências sobre o processo colaborativo vivido durante a produção do filme e a influência dessa parceria em suas carreiras individuais.
Rafaela Camelo, diretora de Sangue do Meu Sangue, cujas filmagens estão previstas para este ano, e Emanuel Lavor, diretor de A Onça, que será filmado em 2025, estarão presentes para discutir os desafios, aprendizados e inspirações que surgiram a partir de sua experiência conjunta em “As Miçangas”. Será uma oportunidade para os participantes explorarem o universo da co-direção e compreenderem como essa dinâmica pode influenciar o desenvolvimento de projetos autorais.
A Masterclass é uma parceria com o Paradiso Multiplica, ação de difusão de conhecimento dos profissionais beneficiados por Bolsas Paradiso, para estudar ao redor do mundo que compartilham seus conhecimentos com o público, ao lado de instituições parceiras.
Integra a programação diversificada da 22ª Goiânia Mostra Curtas, que ocorrerá presencialmente de 3 a 8 de outubro de 2023, no Teatro Goiânia e Vila Cultural Cora Coralina. Serão exibidos 76 filmes em cinco mostras, incluindo as competitivas Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás e Curta Mostra Animação, além da 21ª Mostrinha, especialmente voltado para público infanto-juvenil, e a mostra não competitiva “Curta Mostra Especial – De Lugar Nenhum”.
Fazem parte também da programação da 22ª edição, ações formativas, Cursos, Laboratório de Roteiros Audiovisuais, debate, masterclass, encontros com realizadores, homenagem, entre outras atrações. Também celebra a exposição “Arte Em Cartaz – 22 anos de Goiânia Mostra Curtas”, ressaltando a contribuição do festival na democratização audiovisual, capacitação profissional e formação de público para o cinema nacional. Totalmente gratuito.
Com mais de duas décadas de história, o festival é um espaço importante para a exibição, capacitação e difusão do cinema brasileiro, além de ser um fórum para discussão e reflexão sobre questões relacionadas ao setor audiovisual. Para saber mais: goianiamostracurtas.com.br/22/public/
Parceiros
A Goiânia Mostra Curtas é um festival realizado e idealizado pelo Icumam Cultural e Instituto, que acontece desde 2001. Esta 22ª edição, em 2023, é uma realização do Icumam Cultural e Instituto, do Governo do Estado de Goiás e Secretaria de Estado de Cultura de Goiás por meio do Programa Goyazes 2022. Conta com patrocínio da Rodonaves Transportes e Apoio Institucional da Prefeitura de Goiânia por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Goiânia, Apoio do Sebrae Goiás e do Paradiso Multiplica.
Serviço:
22ª Goiânia Mostra Curtas
Teatro Goiânia e Vila Cultural Cora Coralina
Av. Tocantins, Centro – Goiânia – GO
3 a 8 de outubro de 2023
Masterclass: “O Desenvolvimento de Projetos Autorais e Co-Direção: Um Estudo de Caso de As Miçangas”
7 de outubro 2023
10h às 12h
Sala Multimídia João Bênio – Vila Cultual Cora Coralina
Aberto ao público interessado (espaço sujeito a lotação)
Imprensa
Lorena Lázaro
Giro Comunicação
(62) 9 8425 7527
https://www.girocomunicação.com.br
Icumam Cultural e Instituto
https://www.goianiamostracurtas.com.br
Instagram: @goianiamostracurtas
(62) 3218 3779
Cultura
Escritora Glaucia Afonso lança livro “Ativismo Religioso”
Livro faz um chamado contracultural de combate às distorções, aos abusos e às feridas na vida da Igreja
A cantora e escritora Glaucia Afonso acaba de lançar seu terceiro livro. A obra aborda desde a sua inspiração, nascedouro, desenvolvimento, impactos e implicações na vida dos fiéis.
“O livro é uma conversa sobre a necessidade de repensarmos a cultura relacional sistêmica que fez do ativismo um instrumento facilitador para abusos em várias esferas no contexto religioso”, afirma Glaucia.
Morando nos Estados Unidos há nove anos, a autora conta que as experiências relacionais abusivas vivenciadas no ambiente ativista a adoeceram gravemente.
“O auxílio terapêutico me ajudou a abrir algumas janelas de reflexão e, na medida que fui organizando meus pensamentos, tentei encontrar materiais que pudessem me auxiliar no meu processo de cura, e percebi uma escassez imensa de livros e materiais acadêmicos nessa área. Foi então que decidi fazer pequenas anotações sobre o meu processo de superação diariamente e contribuir com pessoas que estejam sofrendo com as consequências do ativismo religioso que eu sofri. Percebi que mais do que nunca a urgência de contribuir com um material que nomeia crenças e comportamentos que precisam ser repensados na comunidade igreja.”
A escritora mineira, que tem Diane Langberg (A Redenção do Poder), Peter Scazzero (O Líder Emocionalmente Saudável) e Sara Hagerty (Invisível) como inspiração literária, conta o desafio que foi escrever o exemplar: “Lidar com os gatilhos emocionais que apareceram durante o percurso da redação, pois, remontam momentos de dor. Algumas noites foram difíceis de dormir”.
Em paralelo ao lançamento do livro, Glaucia oferece apoio e acolhimento terapêutico e diz que já pensa no próximo projeto:
“Algum material que possa auxiliar pessoas a acolher as vítimas de abuso com base nos dados que estou colhendo nos grupos de atendimento terapêutico”.
Sobre a autora
Casada com Silas, mãe de Pedro e Asaph. Conciliando a maternidade e a profissão de Cosmetologista, em 2015 titulou-se Bacharel em Direito pela PUC Minas, com foco em pesquisa em Arbitragem e Mediação. Formada em Teologia pela International Institute of Theology and Leadership. Capelã pela AMINS-USA. Conselheira Cristã, pela Boston Theological School. Terapeuta de casal e família, pelo ITFMG (em formação). Atuou como líder de mulheres por quatro anos, na Hope Church Cape Cod (IEQ Hyannis) de 2016 a 2020.
Durante o seu ministério em 2018 publicou dois livros: identidade pelas lentes do autor da Vida. Um livro direcionado ao resgate do valor da mulher, através do plano redencional e uma Antologia: Identidade Delas. Uma junção de testemunhos de várias mulheres que pela fé e pelo conhecimento do seu valor superaram: o trauma da perda de um filho, abusos, depressão, ideação suicida, abandono, timidez, milagres de cura e libertação de vícios.
Link para aquisição do Livro: https://www.livrepress.com.br/ativismo-religioso
Siga o Instagram do Livro: https://www.instagram.com/ativismo_religioso/
Acompanhe Glaucia Afonso nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/me.glaucia/
Facebook: https://m.facebook.com/me.glaucia/
Cultura
O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição.
O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição para ser exercido em momentos em que a ordem do Estado Democrático de Direito está gravemente ameaçada. Essa medida de exceção deve ser autorizada pelo Congresso Nacional e já foi utilizada em diversos momentos de nossa história republicana.
Acesse também: Desobediência civil – conceito, surgimento e exemplo
Entendendo o estado de sítio
O estado de sítio é um dispositivo burocrático que faz parte de ações utilizadas pelos governos modernos em situações entendidas como emergenciais. É utilizado pelo governo em situações nas quais a ordem do Estado Democrático de Direito está ameaçada.
Em nosso país, o estado de sítio é uma medida de exceção do governo, e por causa disso possui prazo de atuação limitado, exceto no caso de guerra. Como medida de exceção, o estado de sítio permite que o Executivo sobressaia-se aos outros poderes (Legislativo e Judiciário). Assim, o equilíbrio entre os três poderes é afetado, pois, por ser uma medida tomada em situações de emergência, as decisões tomadas pelo Executivo devem ter ação imediata para garantir a solução do problema.
Em que situações é decretado o estado de sítio?
O funcionamento do estado de sítio no Brasil é definido pela Constituição Federal promulgada em 1988. O texto constitucional trata sobre essa questão do artigo 137 ao artigo 141. Basicamente, a Constituição brasileira define que o estado de sítio poder ser decretado em três situações:
Comoção grave de repercussão nacional;
Fracasso das medidas tomadas no estado de defesa;
Declaração de guerra ou resposta à agressão armada estrangeira.
O decreto do estado de sítio só acontece se o presidente seguir o seguinte roteiro: primeiro, ele deve consultar o Conselho da República e o Conselho da Defesa. Uma vez feita a consulta (o papel dos dois conselhos é apenas opinativo), o presidente deve encaminhar pedido de estado de sítio para o Congresso Nacional.
O estado de sítio só pode ser implantado no Brasil caso seja aprovado no Congresso Nacional.
O estado de sítio só pode ser implantado no Brasil caso seja aprovado no Congresso Nacional.
O Congresso Nacional deve reunir-se em até cinco dias para votar a aprovação desse pedido. Para ser aprovado, a solicitação de estado de sítio deve ter maioria absoluta (50% +1) entre os parlamentares. Caso seja rejeitada, naturalmente, a medida não entra em vigor.
“O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição”
Celebridades
Dupla Alex & Matielo revela mais uma pérola musical com o lançamento de “Bluetooth”
A dupla sertaneja Alex & Matielo está pronta para incendiar as plataformas digitais com o lançamento da sua terceira faixa do DVD “No Tempo Certo”. Intitulada “Bluetooth”, a música promete envolver os ouvintes com sua melodia contagiante.
Combinando harmonias irresistíveis e letras que falam ao coração, “Bluetooth” é mais uma prova do talento inegável da dupla em criar músicas que ressoam com o público. O lançamento oficial está marcado para sexta-feira, dia 14 de junho, em todas as plataformas digitais, além de uma estreia especial no YouTube às 12h.
Gravado em Goiânia, o DVD “No Tempo Certo” promete ser uma verdadeira celebração da música sertaneja, e “Bluetooth” é uma adição empolgante a este projeto ambicioso.
Prepare-se para mergulhar em uma experiência musical única com Alex & Matielo. Não perca o lançamento de “Bluetooth” e acompanhe todas as novidades da dupla nas redes sociais.
Para ouvir “Bluetooth”, acesse: Bluetooth – Alex & Matielo: https://onerpm.link/bluetooth_alexematielo
-
destaque4 dias atrás
Mox Mídia: Empresa de criação de lojas online e sites
-
Cultura4 dias atrás
Escritora Glaucia Afonso lança livro “Ativismo Religioso”
-
Negócios4 dias atrás
Networking: chave para ascensão profissional e mercado de luxo
-
Música1 semana atrás
Giovana Costa lança single autoral “Fotos na Mesa”
-
Música5 dias atrás
Midas Music lança a coletânea #NewActs 4