Conecte-se Conosco

Política

Do passado para a realidade de um novo governo do PT

Publicado

em

Três anos após o fim do martírio de 580 dias de prisão, o primeiro compromisso de Lula, livre e eleito presidente do Brasil, na capital federal, foi se reunir com todos os ministros do Supremo Tribunal Federal. Assim, o presidente que tomará posse no dia primeiro de janeiro do ano que vem cumpriu a primeira promessa prevista em uma das diretrizes propostas de seu governo, qual seja, o estabelecimento do diálogo permanente com os atores do Judiciário, com respeito à sua independência, com o objetivo de estimular o aperfeiçoamento, em todos os níveis do sistema de justiça, da prevalência da cidadania e da soberania democrática.

Após o encontro com dez dos onze ministros do STF, no dia 09 de novembro, Lula teve uma conversa pontual com o ministro Alexandre de Moraes. O ministro recebeu de Lula os cumprimentos pelo profissionalismo do trabalho engendrado pelo TSE. O processo eleitoral das eleições à presidência do País de outubro e novembro de 2022 já é reconhecido por todos os especialistas como o mais disputado e tumultuado da história da República do Brasil. No olho do furacão, o ministro Alexandre de Moraes cumpriu seu papel institucional à perfeição, levando as discussões e as decisões do Tribunal a um novo patamar de legitimidade cívica e institucional.

Alexandre de Moraes atuou com sabedoria para equacionar pontos de vista a respeito de algumas diferenças entre questões penais relacionadas ao processo eleitoral e às sanções administrativas eleitorais. Crimes e ofensas eleitorais dividem os estudiosos do Direito em duas escolas de pensamento dentro do sistema jurídico. A primeira advoga que tais delitos sejam incluídos no código penal, enquanto a segunda defende que eles devem ser incluídos na lei eleitoral. Aqueles que defendem a primeira posição argumentam que é melhor que crimes ou ofensas eleitorais sejam regulamentados no código penal, a fim de proteger o cidadão de constantes mudanças na lei eleitoral. Outros argumentam que crimes ou ofensas eleitorais não estão e não devem estar fora da dinâmica evolutiva das eleições.

Outro ponto em que o ministro se destacou, passando a ser chamado por uma parte do eleitorado e da imprensa como “Xandão”, desta vez, foi pela firmeza necessária ao propósito de construção de uma democracia representativa moderna, oferecendo respostas enérgicas às formas de conduta definidas como crimes e ofensas ao sistema legal. Desse modo, garantindo que as eleições tenham sido livres e justas.

Nas eleições deste ano, apesar de um contexto sociopolítico bastante adverso e até inóspito, a contar com as hostilidades político-partidárias e ideológicas, ambientadas nas redes sociais e nas ocorrências de confrontos nas ruas, pode-se afirmar que as instituições do Sistema de Justiça saíram mais fortalecidas. O ministro Alexandre de Moraes direcionou o conjunto das decisões do TSE de acordo com princípios da liberdade e da igualdade, sendo invariavelmente acompanhado pelos ministros do STF. Houve liberdade com responsabilização e igualdade perante a lei e na lei.

A modernização tecnológica desenvolvida há anos pelo TSE, que é exemplo no mundo, extinguiu a possibilidade de alguém votar por outro eleitor. A propagação de fake news por agentes de comunicação, que produzem e compartilham notícias falsas, além de levantar suspeitas infundadas sobre o sistema de votação eletrônico, foi cancelada pela retirada de dezenas de canais e perfis das redes sociais. Empresários e políticos acusados de coerção, subornar ou oferecer propina para eleitores, empregados e subalternos, entraram na mira da visita da Polícia Federal. Obstrução da votação pela ameaça ou bloqueio de autoestradas e pistas, no dia das eleições, foi rapidamente enquadrada como crime federal. Ordem de sanções penais às paralisações de ônibus ou sobre a recusa de transporte gratuito de eleitores também afastou o risco de não termos uma eleição honestamente competitiva.

A lição que fica aprendida de uma vez por todas no País é que a construção da paz e da Justiça depende de instituições fortes e eficazes. Se houve um descrédito generalizado devido ao papel de uma parcela do sistema legal, que atuou pela ambição política, como no caso da Operação Lava Jato, a presença de Lula no encontro com os ministros do STF trouxe de volta a confiança de que as pessoas não podem ser esmagadas por uma cultura política que não respeita a Constituição Federal. É para isso que existe a Suprema Corte. Foi assim que o Ministro Alexandre de Moraes marcou um gol de placa na história do processo eleitoral brasileiro, no encontro com Lula eleito presidente pela terceira vez, no topo do Sistema de Justiça.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Vereador Binho se destaca em sessão solene que celebrou os 78 anos de Nilópolis

Publicado

em

De

Vereador Binho com o Homenageado o Empresário Aquino

A Câmara Municipal de Nilópolis comemorou, nesta semana, os 78 anos de emancipação político-administrativa da cidade com uma sessão solene marcada por homenagens e reconhecimento a personalidades que contribuem para o desenvolvimento do município.

O evento contou com a entrega das Medalhas de Honra ao Mérito Farid Abrão e dos títulos de Cidadão Honorário e Cidadão Benemérito de Nilópolis.

Entre os momentos mais marcantes da noite esteve a participação do vereador Binho, primeiro-secretário da Casa, que representou seus colegas parlamentares na tribuna. Em seu discurso, Binho ressaltou a importância da parceria entre Legislativo e Executivo, destacou o papel dos deputados estaduais na captação de recursos e agradeceu a liderança do presidente da Câmara, vereador Jorginho Scalise.

O vereador também prestou homenagem especial ao radialista Luís Antônio BAP, da Rádio Saara, reconhecendo sua dedicação à comunicação e por dar voz ao povo nilopolitano.

“Nilópolis cresce porque sua gente se dedica. Nosso papel, enquanto Câmara, é valorizar e reconhecer cada contribuição feita para a nossa cidade”, afirmou Binho, sendo calorosamente aplaudido pelo público.

Continue lendo

Política

Vereador Binho promove encontro com apoiadores e faz balanço do primeiro semestre de mandato

Publicado

em

De


O vereador Binho (PP), atual 1º secretário da Câmara Municipal de Nilópolis, promoveu um café da manhã especial no último domingo com moradores, amigos e apoiadores. O encontro aconteceu na Pizzaria Tamo Junto e teve como principal objetivo fortalecer os laços com a população e prestar uma “conta moral” do seu primeiro semestre como parlamentar.


Durante a conversa, Binho falou das dificuldades enfrentadas nesse início de mandato, destacou o compromisso que assumiu com cada voto recebido e reforçou que, mesmo com os desafios da vida pública, segue firme na sua missão de representar os interesses da população nilopolitana.
Ele também reafirmou sua confiança na gestão do prefeito Abraãozinho e agradeceu a todos pela credibilidade e parceria. Em suas palavras, “o poder da caneta que tenho hoje vem do povo, e sigo em pé, fazendo valer cada oportunidade de honrar essa confiança”.


Binho aproveitou o momento para fazer um alerta sobre a importância do voto, abordando o fato de que a soma dos votos brancos, nulos e abstenções na cidade, são suficientes para eleger mais um deputado Estadual com DNA nilopolitano e que precisamos levar isso as ruas e motivar as pessoas para participarem da escolha dos seus representantes. Prosseguiu dizendo que Nilópolis é um município que entrega 50% dos seus votos válidos a candidatos a deputados de fora da cidade, uma votação expressiva.

“É fundamental que tenhamos deputados que conheçam Nilópolis, que caminhem por aqui e que olhem de verdade para as nossas necessidades. Nosso voto tem peso, e precisamos usá-lo com responsabilidade para fortalecer a representatividade da cidade nas esferas estadual e federal”, afirmou.


O encontro foi marcado por um clima de proximidade, escuta e diálogo, mostrando que, para o vereador Binho, política se faz com presença, respeito e compromisso com quem mais importa: a população.

Continue lendo

Mingos Lobo

Wagner Tavares renovação na politica carioca

Publicado

em

De

A muito tempo que é necessário acreditar em quem dá credibilidade na rapaziada ,é essa pessoa é Wagner Tavares que não foge da raia e enfrenta o Leão.

Eu acredito  nessa juventude política que chega sem ofender, mas sofre muito desdém, Wagner representa toda essa esperança de coisas boas de plantar e colher, Wagner sabe a lei do plantio na nova política, de ter como semente competência a força do seu povo , e a chuva que semeia essa colheita é sua insistência nos seus projetos.

Este homem de pequena estatura se torna gigante quando representa o povo .

Ano está começando, mas os degraus da Câmara já começaram a calejar de suas idas em busca de fala em busca de sucesso na sua representatividade.

Sua voz não só ecoa no parlamento mas também no seu caminhar pela cidade falando com o povo de quem é do povo “sem falsas promessas”, mas sim a certeza de quem trabalha para o povo.

Por isso respeita a camisa que ele suou respeita quem pode chegar onde ele chegou.

Continue lendo

Destaque