Música
Garis da Comurg participam de gravação em estúdio e de show do cantor goiano Silvio Soũls
O lançamento oficial acontece nesta quarta-feira 20/03, no Dia Municipal do Gari. O projeto inédito que possibilitou que trabalhadores da limpeza urbana acompanhasse os processos de captação e mixagem de álbum musical
O cantor e jornalista Silvio Soũls lança no próximo dia 20 de março, seu primeiro álbum musical contendo 10 faixas autorais chamado “Poemas em Canções!”. O evento é aberto ao público e com entrada gratuita, acontece a partir das 19h30, no Memorial Iris Rezende Machado Casa de Vidro no Jardim Goiás. Neste mesmo dia, é comemorado o Dia Municipal do Gari, e para abrilhantar o evento, o artista convidou 10 garis da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), para participarem das gravações do disco, e ainda subir ao palco para cantar junto com ele.
“A satisfação era visível e estampada no rosto dos garis, após saírem de dentro de um estúdio profissional. Eles cantaram e tiveram a captação de suas vozes inseridas no meu álbum; é um projeto maravilhoso que só foi possível por meio da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Municipal de Goiânia”, declara o cantor.
A música escolhida “Somos Todos Brasil” tem temática social e narra a história de personagens figurativos do universo feminino no combate às diferenças de gênero. “Essa é uma oportunidade única para os garis, e garanto que é a primeira vez no Brasil que varredores de rua participam como atores principais de um projeto inovador”, declara o cantor Silvio Soũls.
Durante o processo de produção do disco, os garis puderam verificar sessões reais de gravação como captação de instrumentos, vocais, kits de bateria e percussões, além dos sets, de instrumentos elétricos e amplificadores. “Estou muito satisfeito em poder participar de um projeto lindo como este. Os garis são gentis e maravilhosos, eles ouviram atentamente os conceitos sobre acústicas, técnicos e musicais envolvidos no trabalho do mixador”, comenta Luiz Chaffin, produtor e diretor do álbum.
Na noite de lançamento, Silvio Soũls estará acompanhado dos músicos Marcelo Maia (Baixo), Matheus Guerra (guitarra), Raphael Teixeira (bateria), Marcelo Ferreira (Guitarra), e participação especial do cantor Tom Chris.
Somos Todos Brasil
A música tema do projeto aborda os problemas vivenciados socialmente por pessoas representantes do universo da mulher como assédio, perdas, atentados, violência, sobretudo o feminicídio. A letra é um poema musicado do próprio autor com 4 estrofes de 3 versos cada, que teve inserção de um estribilho com dois versos e dois interlúdios de dois versos cada.
Na análise do próprio autor, o álbum “Poemas em Canções” é conceitual recheado de interpretações, polifonias, intertextos e multilinguagem que geram no espectador emoções e reflexões. “O poema é para ser sentido, assim como as minhas músicas, não se pode procurar interpretação, pois os meus poemas musicados têm interpretações”, brinca.
Serviço
Lançamento: Silvio Soũls e banda – álbum musical Poemas em Canções com participação de 10 garis em comemoração ao Dia do Gari
Local: Memorial Iris Rezende Machado Casa de Vidro, Av. Jamel Cecílio com Av. E, Jardim Goiás.
Dia: 20 de Março (Dia Municipal do Gari)
Horário: 19h30
Entrada: Gratuita, sem necessidade de retirada de ingresso
Fotos: Valéria Sousa
Cultura
O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição.
O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição para ser exercido em momentos em que a ordem do Estado Democrático de Direito está gravemente ameaçada. Essa medida de exceção deve ser autorizada pelo Congresso Nacional e já foi utilizada em diversos momentos de nossa história republicana.
Acesse também: Desobediência civil – conceito, surgimento e exemplo
Entendendo o estado de sítio
O estado de sítio é um dispositivo burocrático que faz parte de ações utilizadas pelos governos modernos em situações entendidas como emergenciais. É utilizado pelo governo em situações nas quais a ordem do Estado Democrático de Direito está ameaçada.
Em nosso país, o estado de sítio é uma medida de exceção do governo, e por causa disso possui prazo de atuação limitado, exceto no caso de guerra. Como medida de exceção, o estado de sítio permite que o Executivo sobressaia-se aos outros poderes (Legislativo e Judiciário). Assim, o equilíbrio entre os três poderes é afetado, pois, por ser uma medida tomada em situações de emergência, as decisões tomadas pelo Executivo devem ter ação imediata para garantir a solução do problema.
Em que situações é decretado o estado de sítio?
O funcionamento do estado de sítio no Brasil é definido pela Constituição Federal promulgada em 1988. O texto constitucional trata sobre essa questão do artigo 137 ao artigo 141. Basicamente, a Constituição brasileira define que o estado de sítio poder ser decretado em três situações:
Comoção grave de repercussão nacional;
Fracasso das medidas tomadas no estado de defesa;
Declaração de guerra ou resposta à agressão armada estrangeira.
O decreto do estado de sítio só acontece se o presidente seguir o seguinte roteiro: primeiro, ele deve consultar o Conselho da República e o Conselho da Defesa. Uma vez feita a consulta (o papel dos dois conselhos é apenas opinativo), o presidente deve encaminhar pedido de estado de sítio para o Congresso Nacional.
O estado de sítio só pode ser implantado no Brasil caso seja aprovado no Congresso Nacional.
O estado de sítio só pode ser implantado no Brasil caso seja aprovado no Congresso Nacional.
O Congresso Nacional deve reunir-se em até cinco dias para votar a aprovação desse pedido. Para ser aprovado, a solicitação de estado de sítio deve ter maioria absoluta (50% +1) entre os parlamentares. Caso seja rejeitada, naturalmente, a medida não entra em vigor.
“O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição”
Celebridades
Dupla Alex & Matielo revela mais uma pérola musical com o lançamento de “Bluetooth”
A dupla sertaneja Alex & Matielo está pronta para incendiar as plataformas digitais com o lançamento da sua terceira faixa do DVD “No Tempo Certo”. Intitulada “Bluetooth”, a música promete envolver os ouvintes com sua melodia contagiante.
Combinando harmonias irresistíveis e letras que falam ao coração, “Bluetooth” é mais uma prova do talento inegável da dupla em criar músicas que ressoam com o público. O lançamento oficial está marcado para sexta-feira, dia 14 de junho, em todas as plataformas digitais, além de uma estreia especial no YouTube às 12h.
Gravado em Goiânia, o DVD “No Tempo Certo” promete ser uma verdadeira celebração da música sertaneja, e “Bluetooth” é uma adição empolgante a este projeto ambicioso.
Prepare-se para mergulhar em uma experiência musical única com Alex & Matielo. Não perca o lançamento de “Bluetooth” e acompanhe todas as novidades da dupla nas redes sociais.
Para ouvir “Bluetooth”, acesse: Bluetooth – Alex & Matielo: https://onerpm.link/bluetooth_alexematielo
Música
Gravadora Esmeralda Music Apresenta: Bolinha Kids – O Novo Grupo Infantil que Vai Encantar as Crianças
A Esmeralda Music, sempre inovando e trazendo qualidade ao cenário musical, tem o prazer de anunciar o lançamento do grupo infantil Bolinha Kids. Com uma mensagem linda e cativante, o grupo promete encantar toda a criançada e tocar os corações de quem ouvir.
As integrantes do grupo, Laura Lavinny, Pérola Franchesca e Yarin Cristal, são três crianças encantadoras que, com muito talento e carisma, dão vida a esta nova proposta musical. A canção, produzida pelos renomados produtores Rafael e Junior Andrade, traz uma mensagem de fé, esperança e fala sobre o valor inestimável do amor de Jesus.
A música do Bolinha Kids já está disponível em todas as plataformas digitais. Além disso, o clipe oficial pode ser assistido na íntegra no YouTube. Não perca a oportunidade de conferir e se emocionar com este lançamento especial:
Para acompanhar este e outros lançamentos da Esmeralda Music, siga-nos no Instagram e fique por dentro de todas as novidades:
Instagram Esmeralda Music Gospel: https://www.instagram.com/esmeraldamusicgospel?igsh=MTAxNmVyaWZ5emNzMg==