Conecte-se Conosco

Últimas notícias

Instituto Akhanda assume a gestão de referência de promoção da igualdade racial

Publicado

em

Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial presta atendimento e orientação multiprofissional em casos de discriminação racial. O serviço também oferece oficinas, debates, ações culturais e outras atividades relacionadas à promoção da igualdade, sendo um local permanente de valorização e respeito à identidade étnica no município de São Paulo.

Serviços Oferecidos:

Com atendimento realizado por uma equipe multiprofissional (advogados/as, psicólogos/as e assistentes sociais. O Centro oferece acolhimento, atendimento e acompanhamento direcionados e gratuitos para as pessoas vítimas de discriminação étnico-racial, atuando em diálogo com organizações locais, coletivos, instituições de ensino e órgãos, como Defensoria Pública, Delegacia especializada (DECRADI) e Ministério Público. Além disso, busca garantir a promoção da igualdade racial e prevenção contra o racismo por meio da realização de cursos, oficinas, palestras e seminários.

O instituto Akhanda assume a gestão a partir do dia 01 de junho de 2022, com olhar humanizado a gestão pretende entregar um trabalho incrível para a população.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias do Dia

Remédio para diabetes reduz 21% do peso e é saudado como um divisor de águas na luta contra a obesidade

Publicado

em

De

Um medicamento aprovado pela Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, para tratamento da diabetes tipo 2 no último mês pode se tornar uma importante arma contra a obesidade e chegar em breve ao Brasil. Segundo a farmacêutica Eli Lilly, que desenvolveu a tirzepatida, o aval para uso da droga já foi solicitado à Anvisa e, se aprovado, pode estar disponível “em meados de 2023”. A agência confirmou que a substância está sob análise “dentro do prazo legal”.

Além disso, os resultados dos testes clínicos para avaliar a eficácia no emagrecimento foram publicados neste fim de semana na revista científica The New England Journal of Medicine, e comprovaram uma redução de até 21% do peso corporal de participantes com cerca de 104,8 kg.

Procurada, a Eli Lilly afirmou que os resultados da tirzepatida para diabetes tipo 2 e obesidade são “sem precedentes”, e ressaltou que o medicamento é testado ainda para doença hepática não alcoólica e insuficiência cardíaca. O Brasil é um dos países que fazem parte dos estudos clínicos, com cerca de 1.800 participantes nas quatro frentes.

A constatação sobre os efeitos para a perda de peso da substância faz parte da fase 3 dos testes clínicos, conduzidos pela empresa para avaliar o tratamento especificamente contra a obesidade. Para isso, foram incluídos 2.539 participantes adultos não diabéticos com IMC de 30 para cima, ou a partir de 27 que tivessem também uma complicação de saúde relacionada ao peso – desde que não fosse diabetes.

Eles foram divididos em quatro grupos. Um recebeu placebo (para comparação) e os outros três dosagens diferentes do medicamento: de 5 mg, 10 mg e 15 mg. A intervenção durou 72 semanas – cerca de um ano e meio – período em que os participantes também realizaram dietas e rotinas de atividade física.

No final, todos aqueles que receberam o medicamento apresentaram uma redução no peso consideravelmente maior que a dos integrantes do grupo placebo. Em média, a diminuição foi de 15% do peso corporal (16,1 kg) no grupo de 5 mg da tirzepatida; 19,5% (22,2 kg), no de 10 mg; 20,9% (23,6 kg), no de 15 mg, e apenas 3,1% (2,4 kg) no grupo de controle.

O estudo mostrou ainda que a proporção de pessoas que tiveram uma redução de ao menos 5% do peso corporal foi de 85% no grupo de 5 mg da tirzepatida; 89%, no de 10 mg; 91%, no de 15 mg e somente 35%, no placebo. Além disso, metade dos participantes da dosagem média do remédio (10 mg) tiveram ao menos 20% de diminuição no peso. Esse percentual foi de 57% no grupo de 15 mg – e apenas 3% no de controle.

“Neste estudo de 72 semanas em participantes com obesidade, 5 mg, 10 mg ou 15 mg de tirzepatida uma vez por semana proporcionaram reduções substanciais e sustentadas no peso corporal”, concluíram os responsáveis pelo estudo.

A tirzepatida atua no organismo imitando a ação de hormônios que estimulam a produção de insulina e promovem a sensação de saciedade. Ela é aplicada por meio de uma injeção subcutânea semanal.

Durante os testes recém-publicados, que avaliaram a eficácia para a obesidade, os pesquisadores destacaram também melhorias em medidas cardiometabólicas. Já em relação aos efeitos colaterais, não houve relatos graves, sendo náusea, diarreia e constipação, majoritariamente de forma leve ou moderada, as reações mais comuns – especialmente observadas na dosagem mais alta.

O estudo foi apresentado na 82ª Sessão Científica da Associação Americana de Diabetes (ADA), nos Estados Unidos, neste sábado, e publicado simultaneamente no The New England Journal of Medicine. Em comunicado, uma das pesquisadoras responsáveis pelos testes defendeu que os resultados são “um importante passo à frente na potencial expansão de opções terapêuticas eficazes para pessoas obesas”.

“A obesidade deve ser tratada como qualquer outra doença crônica – com abordagens eficazes e seguras que visam a mecanismos de doenças subjacentes, e esses resultados ressaltam que a tirzepatida pode estar fazendo exatamente isso”, disse a professora da Escola de Medicina da Universidade de Yale Ania Jastreboff, co-diretora do Centro de Controle de Peso da universidade e autora do estudo, em comunicado da ADA.

Avanço da obesidade

Segundo estimativa do Atlas Mundial da Obesidade de 2022, publicado pela Federação Mundial de Obesidade (World Obesity Federation), o mundo terá pouco mais de um bilhão de pessoas obesas em 2030 – 17,5% da população adulta de todo o planeta. Os números apontam para uma realidade em que uma a cada cinco mulheres e um a cada sete homens estarão com a condição.

Em relação ao Brasil, a estimativa é de que 29,7% da população adulta viverá com a obesidade em 2030, 33,2% das mulheres e 25,8% dos homens. Entre as crianças, o documento avaliou ainda que 22,7% da população entre 5 a 9 anos, e 15,7% entre 10 a 19 anos, será obesa.

Continue lendo

Celebridades

Centro Cultural Memórias do Rio Recebe Margarete Mendes

Publicado

em

De

A Rainha da Lapa se apresenta sexta e sábado no Centro Cultural Memórias do Rio

            Nos dias 10 e 11 de junho, às 19h, a cantora Margarete Mendes comemora seus 30 anos de carreira com o Show Magia 30 anos de Lapa, com sua banda, Mojubá, que significa “saudações aos orixás” em ioruba. A proposta do show é contar a história de 30 anos de carreira da Rainha da Lapa, em três blocos. A cada bloco será totalmente característico e embalado por muita magia musical. Participações especiais: Cris Camargo, Celynho Show, Dom Jeff Duarte, Grupo Só Damas, Hamilton J. Alves, Vândila Valentim, Mariano Maia e Nordestino Du Brasil. O Centro Cultural Memórias do Rio fica na Avenida Gomes Freire 289, Centro – Rio de Janeiro.

Margarete Mendes foi nomeada por Bira Presidente, a voz feminina do Bloco Cacique de Ramos no qual é a intérprete feminina. Seu público a chama de a Rainha da Lapa, a cantora também é conhecida como a Negona do Axé. É admirável a sua interpretação nos palcos, une sua voz marcante a dança ancestral, conduzindo o público por uma viagem cultural e de resgate ancestral pelos caminhos do samba, o que faz ela ser intitulada a embaixatriz da resistência da fé na música.

Neste ano de 2022, ela participou do projeto Cultura do Carnaval Carioca, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, no qual gravou um single e ganhou o Prêmio Ubuntu de Cultura Negra, na categoria Ritmo Popular.

A Negona do Axé, tem como reduto de sua carreira a Lapa, mesmo antes da revitalização. Sua trajetória passa pelo Amarelinho da Cinelândia, onde Pedrinho da Mangueira a conheceu e a convidou para uma apresentação na agremiação. A única mulher fazer o aniversário da Família Mangueirense no Teatro Rival, até então, só atrações masculinas se apresentavam no evento, assim como no Cacique de Ramos, onde se apresentou a convite do Renatinho do Pandeiro, que comandava a roda de samba e do Gyggio Mocidade, o que contribuiu para ela se tornar a primeira intérprete feminina do Cacique de Ramos, nomeada pelo mestre Bira Presidente. O Bola preta também recebeu nossa Diva do Samba. Por onde ela passa arrasta uma multidão de fãs.

            Os ingressos para o show estão à venda pelo site: https://www.sympla.com.br/evento/margarete-mendes-30-anos-de-lapa/1574100

            Vagas limitadas.

Continue lendo

Celebridades

Zidane tem acordo para ser o novo treinador do PSG, diz rádio

Publicado

em

De

Paris Saint-Germain e Zinedine Zidane entraram em acordo para que ele seja o novo treinador do time. De acordo com a rádio “Europe 1”, o técnico francês já estaria no Catar para acertar os detalhes finais deste contrato.

O vínculo ainda não foi assinado, portanto, ainda não é oficial. De acordo com o veículo, duas fontes confirmaram a informação, mas a equipe de Zidane ainda não. A rádio “RMC”, também da França, divulgou a mesma apuração.

Caso o acordo seja confirmado, este seria o primeiro trabalho do técnico desde que deixou o Real Madrid no ano passado. O PSG ainda não oficializou a saída de Mauricio Pochettino do cargo.

O francês estava na mira do PSG há algum tempo, porém, e acordo com a imprensa local, Zidane estaria no aguardo de assumir a seleção da França após a Copa do Mundo no final do ano.

Continue lendo
Propaganda

Destaque