Conecte-se Conosco

Tecnologia

Liderança feminina na tecnologia: uma questão que permanece urgente

Publicado

em

Por Isadora Kimura*

Entre avanços e dificuldades, ainda temos muito o que refletir sobre os caminhos e desafios da liderança feminina no mercado de trabalho, sobretudo no setor de tecnologia. Uma pesquisa feita pela ManpowerGroup mostra que, no Brasil, pouco mais de um terço das empresas (37%) promovem programas internos de desenvolvimento feminino.

Em Tecnologia, a disparidade de gêneros é ainda maior. De acordo com a Pesquisa de Remuneração Total, realizada pela consultoria Mercer, no nível executivo de empresas de alta tecnologia em todo o mundo, a disparidade salarial entre os gêneros chega a 35%. Como fundadora e líder de uma startup no Brasil, acredito que a minha própria experiência pessoal seja similar a de tantas mulheres com os mesmos dilemas, por isso exponho algumas reflexões dessa jornada.

Quando cheguei ao ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica para o meu primeiro dia de aula no curso de Engenharia, me deparei com poucas pares: nós, mulheres, representávamos menos de 8% da turma. Como consequência, éramos um tanto invisíveis e estereotipadas. Não percebi o tamanho do desafio logo de cara, mas o fato é que esse ambiente predominantemente masculino influenciou meu comportamento durante anos, permeando também as minhas primeiras experiências profissionais com comportamentos considerados tipicamente “masculinos”, como assertividade, confiança, ambição e racionalidade. À época, parecia ser a única maneira possível de ser ouvida, respeitada e pertencente ao grupo. Com o tempo e a exposição a referências mais diversas, pude me reconectar com uma identidade profissional mais plural e genuína, exercendo sem medo uma liderança que também fortalece outras características, como empatia, emotividade e intuição.

Já se sabe que líderes mulheres costumam ter mais soft skills – a famosa inteligência emocional –, com características como empatia e resiliência mais afloradas. Para cargos de liderança, essas habilidades são até mais importantes que as competências técnicas. E fazem toda a diferença na hora de navegar por situações críticas. Nós, mulheres, temos uma facilidade maior de engajar pessoas em prol de uma causa ou propósito. E isso não é diferente para as empresas de tecnologia, onde a esmagadora maioria da liderança ainda é composta por homens.

Já existem evidências de que o comando feminino tem a capacidade de aumentar a eficiência em uma organização. Mulheres pontuam melhor que homens em 11 de 12 habilidades socioemocionais-chave, como profissionalismo, colaboração, comunicação e pensamento crítico, de acordo com o Hay Group. Sabe-se também que mulheres em cargos de liderança mostraram mais eficiência durante a crise sanitária mundial.

Entretanto, não podemos nos enganar. Mesmo com muitos avanços, as mulheres continuam precisando fazer mais e melhor para conseguirem as mesmas oportunidades que seus pares homens. Na Tecnologia, em que ainda predomina uma cultura do “Clube do Bolinha”, existem conversas que não casam e eventos de networking pensados para o público masculino, do tipo “Poker Night com Charuto”,  onde as mulheres são desconvidadas ou desencorajadas a participar. Para completar, a maioria dos gestores no mercado são homens, com viés de promoção e mentoria para os seus pares. Isso nos leva a uma falta de modelos de comportamento femininos, com líderes mulheres que possam inspirar e mentorear as demais.

Por que o setor de tecnologia deveria agilizar o equilíbrio entre os gêneros? 

Existe um argumento incontestável para que o mundo das empresas de tecnologia invistam e agilizem a maior equidade entre os gêneros nas altas posições: o fator econômico. Com menos vieses de contratação e promoção para o gênero masculino, mais mulheres cis e trans com altíssimo potencial e performance poderão se destacar, alçando as empresas a melhores resultados. Um estudo da consultoria Mckinsey aponta que empresas que disseminam diversidade e inclusão têm lucros 35% maiores do que as demais. Para além do valor social, cultural e humano, a promoção da diversidade – e da liderança feminina – fomenta o engajamento e a maior realização de cada pessoa no ambiente de trabalho.

É também inegável que times mais diversos servem melhor às necessidades complexas da nossa sociedade. No Brasil, bons exemplos de novas empresas de tecnologia com as mulheres à frente são justamente focadas na saúde feminina, como Theia, Oya Care e Bloom Famílias. Elas movimentam milhões e só existem por conta da criação de times diversos, que conhecem essa temática a fundo.

Outra questão que precisa ser discutida é a diversidade de pensamento e de experiências que a visão da liderança feminina traz ao setor. Novas perspectivas são o combustível de novas soluções, e é disso que as empresas de tecnologia precisam. Gosto muito do livro “Mulheres Invisíveis”, de Caroline Criado Perez (Intrínseca, 2022). Para a autora, a mulher no comando produz um impacto sistêmico na estratégia e costuma trazer uma visão de mundo mais abrangente, ajudando a reduzir o viés de gênero em toda a cadeia.

Nos últimos 50 anos, houve um bom progresso, mas a caminhada é longa. Nos mercados mais maduros, como os dos Estados Unidos, a liderança feminina em tecnologia representa 20% do total, de acordo com o Women in Tech C-Level Network. Pude vivenciar essa realidade nos anos em que trabalhei no Vale do Silício, onde convivi com gestoras e colegas inspiradoras. Hoje, na Nilo, estamos investindo em uma cultura corporativa diferenciada e um time diverso, a fim de contribuirmos com a nossa parte.

As empresas de tecnologia têm um papel fundamental de identificar e ampliar o número de mulheres no comando. Entre as principais ações que eu indico, estão: investir em vagas afirmativas femininas, fazer parceria com organizações que treinam e empoderam esse público, criar processos de onboarding e mentoria que direcionem esses talentos para o sucesso e revisar os critérios de avaliação interna e de processos seletivos, para garantir uma progressão de carreira adequada.

* Isadora Kimura, fundadora e CEO da healthtech Nilo, é formada em Engenharia Mecânica Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA e tem MBA e mestrado em Educação pela Universidade de Stanford (USA).

Continue lendo

Ciência

Dupla Alex & Matielo revela mais uma pérola musical com o lançamento de “Bluetooth”

Publicado

em

De

A dupla sertaneja Alex & Matielo está pronta para incendiar as plataformas digitais com o lançamento da sua terceira faixa do DVD “No Tempo Certo”. Intitulada “Bluetooth”, a música promete envolver os ouvintes com sua melodia contagiante.

Combinando harmonias irresistíveis e letras que falam ao coração, “Bluetooth” é mais uma prova do talento inegável da dupla em criar músicas que ressoam com o público. O lançamento oficial está marcado para sexta-feira, dia 14 de junho, em todas as plataformas digitais, além de uma estreia especial no YouTube às 12h.

Gravado em Goiânia, o DVD “No Tempo Certo” promete ser uma verdadeira celebração da música sertaneja, e “Bluetooth” é uma adição empolgante a este projeto ambicioso.

Prepare-se para mergulhar em uma experiência musical única com Alex & Matielo. Não perca o lançamento de “Bluetooth” e acompanhe todas as novidades da dupla nas redes sociais.

Para ouvir “Bluetooth”, acesse: Bluetooth – Alex & Matielo: https://onerpm.link/bluetooth_alexematielo

Continue lendo

Tecnologia

Confira as principais notícias dos mercados de tech, negócios e startups

Publicado

em

De

Por Coluna Giro Tech

Changelly chega ao Brasil oferecendo taxa zero de serviço na compra de criptomoedas através de PIX

A Changelly, plataforma global de troca instantânea de criptomoedas, anuncia o lançamento de sua operação no Brasil, oferecendo aos usuários do país recursos locais (aplicativo, interface, site) e suporte em português 24 horas por dia, 7 dias por semana. A empresa já atendeu mais de 7 milhões de pessoas em todo o mundo com seu serviço de trocas seguras e eficientes tanto de criptomoedas para criptomoedas quanto de moeda fiduciária para criptomoedas.

Tecnologia para o varejo

Com foco no desenvolvimento de soluções tecnológicas que otimizem a trajetória de compra do consumidor dentro do supermercado, a Nextop lançou uma versão inédita do seu carrinho inteligente, que passa a ser equipado com uma balança de precisão capaz de identificar e pesar frutas, legumes e verduras. Em expansão por todo território nacional, as soluções da Nextop estão presentes em 400 lojas de supermercados e a expectativa é que até o final de 2024 a empresa tenha pelo menos mais 20 novas redes supermercadistas entre seus clientes.

BCB Business Day

A RX, empresa organizadora do BCB São Paulo, encontro do setor de bebidas que reúne profissionais de diferentes países, anuncia um novo formato para a próxima edição do evento. Agora, ele será realizado em três dias, sendo o último deles o BCB Business Day, voltado para profissionais com interesse em fazer negócios com as marcas expositoras. O dia exclusivo para negociações também contará com uma programação educacional qualificada, incluindo palestras temáticas de gestão, mercado e tendências ministradas por executivos e especialistas com experiência na área.

Crescimento do E-sport destaca necessidade de nutrição adequada

Marcos Guerra, CEO do Team Solid, alerta sobre a importância da nutrição para o desempenho de profissionais do universo de jogos eletrônicos. Assim como os atletas tradicionais, os gamers também precisam de dietas equilibradas e suplementação adequada, sendo, portanto, um mercado importante para empresas de nutrição esportiva que buscam ampliar sua atuação investindo na saúde dos e-atletas. De acordo com estudo da Newzoo, a profissionalização dos e-sports deve levar o setor a alcançar um faturamento de US$211,2 bilhões em 2025.

Reconhecimento facial na Arena das Dunas

A Bepass iniciou a implantação do reconhecimento facial na Arena das Dunas, em Natal, ampliando sua atuação que já inclui os estádios do Maracanã, Nilton Santos e Allianz Parque. A tecnologia de biometria facial promete revolucionar a segurança e o conforto dos torcedores, permitindo acesso seguro aos estádios em até 3 segundos e facilitando a identificação das pessoas em meio a situações de segurança. Com a Lei Geral do Esporte, que obriga estádios acima de 20 mil pessoas a adotarem esse recurso em até dois anos, a Arena das Dunas se prepara para ser pioneira no Rio Grande do Norte. Segundo Ricardo Cadar, fundador da Bepass, o processo de implementação durará 60 dias e transformará o estádio em referência no uso de biometria facial.

Trust Control lança ferramenta inovadora em BH

A Trust Control, líder em cibersegurança nas regiões Norte e Nordeste do país, anuncia o lançamento de uma ferramenta inovadora para monitorar 24 horas por dia os sistemas das empresas e protegê-las contra invasões, roubo ou sequestro de dados. Batizada de Security Operations Center (SOC 360º), a ferramenta é um centro de operações para detecção, resposta e prevenção de ameaças cibernéticas em tempo real, e foi apresentada a empresários de Belo Horizonte durante um evento na última semana. A Trust Control investiu R$ 1 milhão no SOC 360º, em parceria com empresas como IBM, Tenable, Picus e Axur.

IAS amplia recursos de medição de anúncios digitais em plataformas da Amazon

A Integral Ad Science (IAS), plataforma global de medição e otimização de mídia, expandiu os recursos de geração de relatórios e insights disponibilizados para as campanhas digitais adquiridas na Amazon DSP (Demand Side Platform). Por meio de integração S2S (server-to-server) com a plataforma de compra programática de mídia, os anunciantes agora contam com acesso a novas métricas da IAS em suas personalizadas na Amazon e inventários de mídia no Twitch. Os recursos incluem medições de visibilidade de anúncio (Viewability), de Tráfego Inválido (IVT) e de proteção e de adequação de marca (Brand Safety e Brand Suitability).

Milhões de litros de água economizados

Em um país em que mais de 40% da água captada é desperdiçada antes de chegar ao seu destino, a T&D Sustentável, startup focada na economia de água em empresas, condomínios, hotéis e hospitais, alcançou a marca de 610 milhões de litros economizados em seis anos de atuação. Com presença em mais de 45 cidades brasileiras, a empresa tem como objetivo chegar a 1 bilhão de litros poupados até 2025. Os estados com maior destaque foram o Rio de Janeiro, com 268 milhões de litros economizados, seguido por Bahia (113), São Paulo (90), Rio Grande do Norte (64), Distrito Federal (49) e Minas Gerais (26).

Nuvei recebe Prêmio Smart Customer 2024 por ação no GP São Paulo de Fórmula 1

A Nuvei, fintech canadense patrocinadora da equipe Mercedes-AMG PETRONAS, acaba de receber o Prêmio Smart Customer 2024 na categoria Marketing de Relacionamento, que reconhece práticas empresariais de Customer Experience. A ação de marketing de relacionamento que rendeu à Nuvei esta honraria foi realizada durante o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 de 2023, realizado em São Paulo. Na ocasião, clientes e parceiros da fintech desfrutaram de uma experiência exclusiva, que incluiu assistir à corrida e aos treinos, visitar os boxes, participar de reuniões da equipe e tomar café da manhã com membros da Mercedes. Além disso, foram oferecidas experiências gastronômicas em renomados restaurantes de São Paulo, como D.O.M., Urus e Charco, especializados na culinária brasileira.

Zallpy Digital é destaque da Sprint Clutch 2024

A Zallpy Digital, especializada no desenvolvimento de soluções digitais personalizadas para empresas de grande porte, foi reconhecida nas categorias “Champion” e “Global” na premiação Spring Clutch 2024, se destacando também nas categorias “Big Data Operations & Processing Company”, “AI Consulting Company” e outras quatro categorias do ranking de tecnologia. A Clutch é o principal mercado global de provedores de serviços B2B. Para Marcelo Castro, CEO da Zallpy Digital, que considera a inovação como uma das principais características da empresa, a premiação demonstra que estão no caminho certo. “Esse reconhecimento é mais um incentivo para continuarmos a entregar resultados excepcionais, com qualidade e agilidade, na transformação digital de nossos clientes”.

SPFC e startup Spoten lançam app para o time masculino de basquete

O São Paulo Futebol Clube lançou seu primeiro aplicativo para o time masculino de basquete. Em parceria com a startup Spoten, a tecnologia visa modernizar a interação com os torcedores durante a temporada de 2024. A plataforma oferece uma solução completa, permitindo aos fãs acessarem notícias da equipe, adquirir ingressos para os jogos e realizar compras em um marketplace integrado. Segundo Ivan Sene, fundador da Spoten, o aplicativo tem expectativa de 2 a 5 mil downloads nos primeiros dias e facilitará a comunicação com os torcedores, enviando notificações de push nos dias das partidas. Além de aumentar o engajamento, o clube espera gerar novas receitas. O app é gratuito e está disponível na Play Store e Apple Store.

Continue lendo

Tecnologia

Giro Tech: Confira quem foi destaque no segmento tech em maio

Publicado

em

De

*Conteúdo Coluna Giro Tech

Athos se consolida como um dos maiores influenciadores gamers do Brasil

O jogador de Minecraft Athos acaba de bater a marca de 8,6 milhões de inscritos em seu canal do YouTube – o Athosgamer que tem apenas 4 anos de vida. O influenciador soma mais 671 mil inscritos em seu canal secundário, também no YouTube; 155 mil seguidores no Instagram; 174 mil no TikTok; e 8,2 mil no . Athos foi rapidamente de iniciante a profissional ao conquistar uma multidão de seguidores com a ajuda da Curta, uma startup de estratégias para criadores de conteúdoPara 2024, a expectativa é expandir o recém criado canal em espanhol (@athosesp), que já possui 2,5 milhões de inscritos no YouTube, além de lançar      canais em outros idiomas, ampliando e diversificando o público de suas plataformas.

Startup cearense de IA prevê crescimento de 170% com solução de venda via Whatsapp

Pelo menos 197 milhões de brasileiros têm uma conta no WhatsApp (Meta-2023), sendo que quase 80% deles interagem com marcas por meio do aplicativo de mensagens. Por isso, novas empresas de tecnologia estão surgindo com a proposta de criar soluções de interação via o app. É o caso da startup de inteligência artificial Suri, fundada por dois cearenses que desenvolveram a ferramenta SuriShop. A plataforma utiliza IA integrada a um sistema de vendas e possibilita que qualquer empresa tenha uma loja com catálogo completo no aplicativo de mensagens mais usado do Brasil. Com o recurso, a Suri projeta aumentar em 170% seu faturamento para este ano em relação a 2023, um exemplo de como o uso da IA via Whatsapp impulsionará o mercado do e-commerce para ultrapassar US$8Tri em vendas até 2027.

Atualização Super APP do Sicoob

O Super APP do Sicoob ganhou uma nova atualização e agora o cooperado tem acesso a melhorias como o agendamento automático de boletos, cashback e ampliação das camadas de segurança. Desde o final de 2023, a instituição financeira cooperativa vem buscando alternativas para transformar a experiência do usuário por meio da internet e de recursos digitais. Hoje, o aplicativo possui mais de 300 produtos e serviços que respondem por 85% das transações realizadas pelos cooperados e registra mais de sete milhões de acessos diários.

Tecnologia de ponta para transformar a educação

Para conectar startups de educação e oferecer soluções capazes de transformar o sistema educacional brasileiro, o Ecossistema SQUARE, fundado por uma equipe de especialistas com mais de 30 anos de atuação no setor, já destinou mais de 70 milhões em aportes. Os investimentos foram direcionados a startups que compõem seu portfólio de empresas voltadas para o desenvolvimento da educação no Brasil. Hoje, estão inseridas na rede da SQUARE 11 startups que, juntas, impactam mais de 15 mil escolas, 350 mil professores e 10 milhões de alunos na educação pública e privada, entre elas as brasileiras Layers, Proesc, Motrix, Qstione, Flexge, Baya e Mobile Brain, a mexicana Lírica e a francesa Nolej.

Full Cycle compra faculdade e projeta faturamento de R$ 38 milhões em 2024

A Full Cycle, acaba de oficializar a aquisição da Faculdade Nossa Senhora de Lourdes, de Porto Seguro (BA). Com o acordo, a startup renomeou a instituição para Faculdade Full Cycle de Tecnologia (FCTECH), que passará a atuar apenas de maneira remota. O objetivo da empresa a partir do M&A é expandir significativamente as opções de qualificação disponíveis para os devs no Brasil, eliminando barreiras na educação técnica superior. Com o movimento, a edtech planeja atingir faturamento de R$ 38 milhões em 2024.

Novo CTO

A  weme, estúdio de produtos digitais que acelera a transformação de grandes organizações, anuncia a chegada de Daniel Braz como Chief Technology Officer da empresa. O executivo será o responsável por gerir as equipes de produto, cujo foco são as entregas em design, delivery e growth. Além disso, o novo CTO também deve colaborar com a liderança executiva, a fim de consolidar a weme como um estúdio de produto AI-first, que coloca as novas tecnologias no centro do negócio e das entregas.

Blaze Information Security anuncia novo sócio no Brasil

Blaze Information Security, empresa especializada em segurança ofensiva com foco em pentest (teste de intrusão) e desenvolvimento seguro contra ataques cibernéticos, anuncia Willian Caprino como novo sócio no Brasil. Atualmente, o executivo ocupa o cargo de Gerente de Desenvolvimento de Negócios & Vendas para o Brasil e LATAM na empresa. Como sócio, Caprino segue o plano de expansão do portfólio de serviços da empresa, que inclui      security assurance, security engineering e adversary simulation.

Instituto PROA e Amazon Brasil formalizam parceria

Em parceria com a Amazon Brasil, o Instituto PROA deu início às aulas da primeira turma do curso de capacitação para jovens em situação de vulnerabilidade social, que buscam entrar no mercado de trabalho. Com apoio financeiro da empresa, a parceria beneficiará aproximadamente 280 jovens das cidades de Cajamar (São Paulo) e São João de Meriti (Rio de Janeiro). Os participantes do programa têm entre 17 e 22 anos de idade e estão estudando ou completaram o terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas. Após a conclusão do curso, os alunos serão indicados para oportunidades de trabalho.

Runtalent abre vagas remotas e presenciais para TI    

A Runtalent, consultoria especializada na alocação de profissionais, está com mais de 120 oportunidades abertas para o segmento de TI. Das vagas disponíveis, 75% são remotas, 20% híbridas e 5% oportunidades presenciais. Os postos contemplam funções diversas, com destaque para Especialistas em Cloud, Desenvolvedores Microsoft e Java, Funcionais SAP e Agilistas. Os interessados podem acessar mais detalhes pelos links https://runtalent.it/carreira/ ou www.linkedin.com/company/runtalent.

Evento em SP ensina vendedores a potencializar vendas com IA    

Nubimetrics, plataforma que empodera sellers e grandes marcas por meio de dados inteligentes, realizará a 2a edição do Nubimetrics Seller Day, no dia 04 de junho, em São Paulo (SP). Assim como no primeiro evento, o objetivo é preparar os vendedores online para os desafios de 2024, ensinando como potencializar as vendas e o crescimento no e-commerce com o uso da Inteligência Artificial.

Continue lendo
Propaganda

Destaque