Música
Temporada 2024 da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo recebe apoio da Paper Excellence
Empresa global de papel e celulose também vai apoiar projetos educacionais dos Coros Infantil e Juvenil da Osesp
A Paper Excellence, uma das maiores fabricantes de papel e celulose do mundo, é patrocinadora da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp. Através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a empresa vai apoiar apresentações da temporada de concertos de 2024, que marca o 70º aniversário da orquestra e os 25 anos da Sala São Paulo. Ao longo do ano serão dez espetáculos de música clássica com apoio da Paper, com renomados músicos brasileiros e internacionais.
O primeiro concerto da Temporada Osesp 2024 com patrocínio exclusivo da Paper Excellence acontece no dia 28 de março, às 20h30, na Sala São Paulo. O renomado maestro estoniano Arvo Volmer vai reger a monumental obra “Paulus”, de Mendelssohn, um dos grandes compositores do século XIX, responsável pela redescoberta de Bach e que deixou um legado duradouro na música clássica.
O espetáculo contará com a participação de brilhantes cantores brasileiros, como a soprano Lina Mendes, a mezzo soprano Luciana Bueno e Paulo Szot, um dos mais renomados barítonos das últimas décadas, que brilha tanto nos palcos da Broadway quanto nas grandes casas de ópera da Europa e Estados Unidos. O concerto promete ser uma experiência cultural única, unindo música de alta qualidade e comprometimento com a educação. Os ingressos já estão à venda e podem ser adquiridos no site da Osesp.
A Paper Excellence também vai ser patrocinadora dos Coros Infantil e Juvenil da Osesp, que oferecem formação musical inteiramente gratuita, incluindo apoio financeiro, para crianças e jovens de 8 a 13 anos de famílias em situação de vulnerabilidade.
Para o diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Paper Excellence, Amaury Pekelman, o apoio à Osesp é mais um sinal do compromisso da empresa em apoiar iniciativas em prol da cultura, da educação e da assistência social no Brasil. “Como uma empresa global que acredita no Brasil e nos brasileiros, estamos comprometidos com a democratização da cultura por meio da música, que tem o poder de transformar vidas e abrir portas para diversas oportunidades”, afirma o executivo.
Confira a programação do primeiro semestre:
28/03 – Quinta-feira (20h30)
Osesp, Coro da Osesp e Coro Acadêmico da Osesp
Arvo Volmer, Regente
Lina Mendes, Soprano
Luciana Bueno, Mezzo-Soprano
Nico Darmanin, Tenor
Paulo Szot, Barítono
Felix Mendelssohn-Bartholdy, Paulus
04/04 – Quinta-feira (20h30)
Osesp
Alexander Liebreich, Regente
Paul Lewis, Piano
Festival Schubert
Olga Neuwirth, Clinamen/Nodus [Estreia Latino-Americana]
Wolfgang Amadeus Mozart, Concerto para piano nº 27
Franz Schubert, Sinfonia nº 9
17/05 – Sexta-feira (20:30)
Osesp
Thierry Fischer, Regente
Tom Borrow, Piano [Artista em Residência]
Valerie Coleman, Umoja – Anthem of unity [Estreia Latino-Americana]
Ludwig van Beethoven, Concerto para piano n° 2
Richard Strauss, Sinfonia Alpina
28/06 – Sexta-feira (20h30)
Osesp
Thierry Fischer, Regente
Hilary Hahn, Violino
Alberto Ginastera, Concerto para violino
Pablo de Sarasate, Fantasia sobre Carmen de Bizet
Johannes Brahms, Sinfonia nº 4
Cultura
O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição.
O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição para ser exercido em momentos em que a ordem do Estado Democrático de Direito está gravemente ameaçada. Essa medida de exceção deve ser autorizada pelo Congresso Nacional e já foi utilizada em diversos momentos de nossa história republicana.
Acesse também: Desobediência civil – conceito, surgimento e exemplo
Entendendo o estado de sítio
O estado de sítio é um dispositivo burocrático que faz parte de ações utilizadas pelos governos modernos em situações entendidas como emergenciais. É utilizado pelo governo em situações nas quais a ordem do Estado Democrático de Direito está ameaçada.
Em nosso país, o estado de sítio é uma medida de exceção do governo, e por causa disso possui prazo de atuação limitado, exceto no caso de guerra. Como medida de exceção, o estado de sítio permite que o Executivo sobressaia-se aos outros poderes (Legislativo e Judiciário). Assim, o equilíbrio entre os três poderes é afetado, pois, por ser uma medida tomada em situações de emergência, as decisões tomadas pelo Executivo devem ter ação imediata para garantir a solução do problema.
Em que situações é decretado o estado de sítio?
O funcionamento do estado de sítio no Brasil é definido pela Constituição Federal promulgada em 1988. O texto constitucional trata sobre essa questão do artigo 137 ao artigo 141. Basicamente, a Constituição brasileira define que o estado de sítio poder ser decretado em três situações:
Comoção grave de repercussão nacional;
Fracasso das medidas tomadas no estado de defesa;
Declaração de guerra ou resposta à agressão armada estrangeira.
O decreto do estado de sítio só acontece se o presidente seguir o seguinte roteiro: primeiro, ele deve consultar o Conselho da República e o Conselho da Defesa. Uma vez feita a consulta (o papel dos dois conselhos é apenas opinativo), o presidente deve encaminhar pedido de estado de sítio para o Congresso Nacional.
O estado de sítio só pode ser implantado no Brasil caso seja aprovado no Congresso Nacional.
O estado de sítio só pode ser implantado no Brasil caso seja aprovado no Congresso Nacional.
O Congresso Nacional deve reunir-se em até cinco dias para votar a aprovação desse pedido. Para ser aprovado, a solicitação de estado de sítio deve ter maioria absoluta (50% +1) entre os parlamentares. Caso seja rejeitada, naturalmente, a medida não entra em vigor.
“O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição”
Celebridades
Dupla Alex & Matielo revela mais uma pérola musical com o lançamento de “Bluetooth”
A dupla sertaneja Alex & Matielo está pronta para incendiar as plataformas digitais com o lançamento da sua terceira faixa do DVD “No Tempo Certo”. Intitulada “Bluetooth”, a música promete envolver os ouvintes com sua melodia contagiante.
Combinando harmonias irresistíveis e letras que falam ao coração, “Bluetooth” é mais uma prova do talento inegável da dupla em criar músicas que ressoam com o público. O lançamento oficial está marcado para sexta-feira, dia 14 de junho, em todas as plataformas digitais, além de uma estreia especial no YouTube às 12h.
Gravado em Goiânia, o DVD “No Tempo Certo” promete ser uma verdadeira celebração da música sertaneja, e “Bluetooth” é uma adição empolgante a este projeto ambicioso.
Prepare-se para mergulhar em uma experiência musical única com Alex & Matielo. Não perca o lançamento de “Bluetooth” e acompanhe todas as novidades da dupla nas redes sociais.
Para ouvir “Bluetooth”, acesse: Bluetooth – Alex & Matielo: https://onerpm.link/bluetooth_alexematielo
Música
Gravadora Esmeralda Music Apresenta: Bolinha Kids – O Novo Grupo Infantil que Vai Encantar as Crianças
A Esmeralda Music, sempre inovando e trazendo qualidade ao cenário musical, tem o prazer de anunciar o lançamento do grupo infantil Bolinha Kids. Com uma mensagem linda e cativante, o grupo promete encantar toda a criançada e tocar os corações de quem ouvir.
As integrantes do grupo, Laura Lavinny, Pérola Franchesca e Yarin Cristal, são três crianças encantadoras que, com muito talento e carisma, dão vida a esta nova proposta musical. A canção, produzida pelos renomados produtores Rafael e Junior Andrade, traz uma mensagem de fé, esperança e fala sobre o valor inestimável do amor de Jesus.
A música do Bolinha Kids já está disponível em todas as plataformas digitais. Além disso, o clipe oficial pode ser assistido na íntegra no YouTube. Não perca a oportunidade de conferir e se emocionar com este lançamento especial:
Para acompanhar este e outros lançamentos da Esmeralda Music, siga-nos no Instagram e fique por dentro de todas as novidades:
Instagram Esmeralda Music Gospel: https://www.instagram.com/esmeraldamusicgospel?igsh=MTAxNmVyaWZ5emNzMg==