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Economia

Carnaval: confira as dicas para se divertir e prevenir golpes

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Para contribuir com a alegria, descontração e, principalmente, segurança nas transações bancárias durante as festividades do Carnaval, a Getnet Brasil, empresa de tecnologia para soluções de pagamento do grupo global PagoNxt, do Santander, dá dicas de como proteger sua senha e cartão na hora das compras.

De acordo com Alexandre Oliveira, vice-presidente de riscos da empresa, os cuidados em grandes festas devem ser redobrados. Ele elenca 5 principais, confira:

1) Fique sempre atento às mensagens de alerta de compra. Os bancos as enviam para sua confirmação e segurança. Quanto mais rápida a identificação de um valor que não reconhece, maior a chance de recuperar seu dinheiro. Caso identifique uma transação com um valor divergente ou que não reconheça, ligue imediatamente para seu banco.

2) Caso vá a um evento no Carnaval, realize transações em comércios que tenham vínculo com o evento. Geralmente muitos estabelecimentos têm convênios e vendem de forma licenciada produtos e serviços, conferindo mais segurança na garantia de procedência, tanto em relação aos produtos como em relação às formas de pagamento.

3) Sempre que digitar sua senha observe se o campo de valor já está preenchido. Alguns golpistas observam a desatenção do cliente e deixam o campo do valor para que ele digite a senha, deixando  os números aparentes. Assim, a senha da vítima é preenchida de forma aberta no campo de valor, permitindo ao golpista saber a senha. Neste instante, ele realiza a troca do cartão da vítima por um cartão similar. Não esqueça de ver com atenção o visor da maquininha, sempre.

4) Nunca deixe seu cartão ser manipulado por terceiros. Não entregue ou permita um lojista retirar seu cartão de seu campo de visão. Para isto, dê preferência sempre ao uso de transações contactless, na qual o cartão ficará em sua posse, mantendo um alto nível de segurança na transação.

5) Caso decida ir a um bloco de rua, você pode reduzir temporariamente o limite do seu cartão para minimizar os riscos. É fácil e rápido fazer nos aplicativos dos bancos, a maioria oferece a opção de bloqueio de cartão. Caso não se sinta seguro, ative a função para bloqueio de transações em seus cartões tanto para vendas presenciais, como digitais.

Sobre a Getnet Brasil

A Getnet é uma empresa de tecnologia para soluções de pagamentos e faz parte da PagoNxt, hub global de meios de pagamentos do grupo Santander. Com mais de 20 anos de atuação, a Getnet Brasil é a terceira maior adquirente do País e oferece um completo ecossistema de soluções para empreendedores, desde pequenas e médias empresas até grandes companhias. Em 2023, a companhia foi reconhecida pelo Great Place to Work (GPTW), como a segunda melhor empresa do setor financeiro para se trabalhar no Brasil.

Mais informações em https://getnet.com.br.

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Economia

Operação Investidor: Evento Virtual Gratuito do influenciador Carlos Magno ajuda diversas pessoas a conquistar sua liberdade financeira

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O evento acontecerá no dia 6, 7 e 8 de maio e já possui mais de 30.000 inscritos!

No cenário econômico brasileiro, Carlos Magno se destacou como um dos nomes mais influentes e respeitados. Com uma trajetória de sucesso como investidor e influenciador, ele tem motivado milhares de pessoas a alcançar a independência financeira por meio de dicas valiosas e insights de investimentos.

Natural de São José dos Campos, interior de São Paulo, Carlos construiu seu patrimônio do zero por meio de estudo e determinação. Sua trajetória o levou a ser reconhecido em vários portais de notícias como um dos 05 brasileiros famosos que construíram suas fortunas antes dos 30 anos.

Desde 2020, decidiu compartilhar seus principais aprendizados de forma gratuita em um evento exclusivo chamado “Operação Investidor”, que promete oferecer aulas gratuitas repletas de lições importantes sobre como investir do zero na bolsa de valores do Brasil e dos Estados Unidos e a lucrar com as melhores estratégias.

Compartilhando suas experiências e lições valiosas, o investidor promete transformar a vida financeira dos participantes.

Além de dicas de investimentos, Carlos Magno pontua cinco lições importantes que podem ser aplicadas para se tornar um investidor ou para se desenvolver em vários aspectos:

1. Educação Financeira Contínua: O sucesso financeiro começa com uma sólida compreensão dos princípios de finanças pessoais, incluindo orçamento, investimento, poupança e gestão de dívidas. Encoraje seus alunos a se engajarem em aprendizado contínuo, seja através de livros, cursos, podcasts ou artigos. A complexidade do mercado financeiro exige um entendimento sempre atualizado e adaptável.

2. Gestão Eficiente de Orçamento: A habilidade de gerenciar o orçamento eficazmente é fundamental. Isso inclui monitorar receitas e despesas, estabelecer metas financeiras realistas e ajustar hábitos de consumo. Ensine a importância de se ter um orçamento flexível que possa ser adaptado conforme as mudanças na vida financeira dos indivíduos.

3. Investimento Inteligente: O conhecimento sobre diferentes tipos de investimentos e a diversificação de portfólio são essenciais para o sucesso financeiro a longo prazo. Mostre como investir de forma consistente e com base em objetivos claros pode ser mais benéfico do que tentar “ganhar rápido” no mercado.

4. Construção de Reserva de Emergência: Uma reserva de emergência é crucial para a segurança financeira. Ela pode proteger contra imprevistos sem a necessidade de recorrer a dívidas. A regra geral é ter de três a seis meses de despesas cobertas, mas isso pode variar conforme o perfil e a situação de cada um.

5. Mentalidade de Crescimento e Paciência: Sucesso financeiro não acontece da noite para o dia. É importante cultivar uma mentalidade de crescimento, focada em objetivos a longo prazo, e ter paciência. Investimentos, especialmente em renda variável, requerem tempo para maturar. Ensine a importância de resistir à tentação de reagir a cada fluctuação do mercado e manter o foco na estratégia definida.

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Livro lançado em Maio surge com temática de redução de impostos com dicas e estratégias na tributação e contabilidade

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A capital baiana se tornará palco de uma discussão crucial sobre Contabilidade & Tributação com o lançamento do livro “Tributação e Contabilidade: Estratégia Para Redução de Impostos.” Escrito pela autora Daiana Paixão e um time de coautores especializados no assunto.

O livro apresenta um conhecimento técnico, prático de quem vive e vivencia diariamente a ciência da contabilidade. Oportunizando novas personas da ciência, como os recém- formados na área tributária e contábeis. Trazendo contextualização para fortalecimento dos saberes dos acadêmicos.

Editado pela renomada editora Alta Performance, escrito em capítulos pelos coautores: Ana Paula Hurts, Célia Sacramento, Elisangela Fernandes, Isabela Ventura, Inamarcia Gonzalez, Jenniker de Almeida, Mariana Aras Gomes, Marcelo Pinho, Michelle Alexandrino, Paulo Henrique Santos, Sandoval Costa Neto, Rozilene de Jesus e Tainá Pereira. Todos com sua expertise no assunto.

O lançando acontece dia 20 de maio deste ano, às 18h30, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia, em Salvador.

“Será uma noite enriquecedora, repleta de insights fiscais e orientações práticas. A leitura será o cenário perfeito para a troca de conhecimentos sobre as últimas estratégias tributárias. Um convite imperdível para todos que buscam otimizar a gestão financeira e tributária de seus negócios.” – Afirma a autora Daiana Paixão.

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Banco Central oferece solução para recuperar valores de contas inativas

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Segundo João Adolfo de Souza, CEO e fundador da João Financeira, a ferramenta permite que essa pesquisa seja mais acessível e personalizada para cada solicitante

No universo financeiro, é comum que as pessoas acumulem diversas contas bancárias ao longo da vida. Seja por mudanças de emprego, alterações geográficas ou até mesmo por esquecimento, contas inativas muitas vezes escondem valores substanciais. Para facilitar o acesso a esses recursos, o Banco Central do Brasil disponibilizou uma nova ferramenta: o Sistema de Valores a Receber – SVR.

O SVR é um serviço oferecido pelo Banco Central que permite consultar se um indivíduo ou empresa possui dinheiro esquecido em bancos, consórcios ou outras instituições financeiras. Caso identificado, o serviço orienta passo a passo sobre como solicitar o valor retido.

De acordo com João Adolfo de Souza, CEO e fundador da João Financeira e especialista em finanças, o principal propósito do SVR é permitir a consulta e solicitação de valores esquecidos em contas inativas, tanto para pessoas físicas quanto para empresas. “Além disso, o serviço também viabiliza a recuperação de recursos de pessoas falecidas, desde que o solicitante seja herdeiro, inventariante ou representante legal”, revela.

Dados necessários para a consulta:

  • Pessoa física – CPF e data de nascimento;
  • Pessoa jurídica – CNPJ e data de abertura da empresa.

O acesso ao SVR acontece por meio de uma conta gov܂br, que oferece um login único e senha para diversos serviços públicos digitais. “É importante ressaltar que, para valores de pessoa física, a conta precisa ser de nível prata ou ouro, devido ao sigilo bancário. Para valores de pessoa jurídica, é necessário ter a conta gov܂br com o CNPJ vinculado”, pontua.

Desvendando o Processo de Solicitação

Ao identificar valores a serem recebidos, o sistema pode oferecer algumas alternativas diferentes. Se a opção “Solicitar por aqui” aparecer, o solicitante é convidado a selecionar uma das chaves Pix disponíveis, fornecer seus dados pessoais e guardar o número de protocolo para possíveis interações futuras com a instituição. “Vale ressaltar que o valor pode ser creditado em até 12 dias úteis”, alerta.

Segundo o especialista, se a opção de solicitação não aparecer mesmo com a existência de valores a serem resgatados, o solicitante pode optar por entrar em contato diretamente com a instituição financeira por telefone ou e-mail. “Nesse caso, não existe a obrigação da devolução em um prazo de 12 dias por parte da instituição”, declara.

João acredita que o SVR oferece não apenas a possibilidade de recuperação financeira, mas também uma jornada descomplicada e adaptável às nuances de cada situação. “O objetivo é tornar a busca por valores em contas inativas não apenas eficiente, mas também acessível e personalizada para cada solicitante”, finaliza.

Sobre a João Financeira

João Adolfo de Souza é administrador de empresas e atua há quase 20 anos no ramo de finanças. Com mais de 6 milhões de seguidores nas redes sociais, João luta pelos direitos dos aposentados e pensionistas, os ajudando a se libertar das dívidas e a garantir melhorias nos seus benefícios, aprimorando a qualidade de vida dessas pessoas. Atualmente, é CEO e fundador da João Financeira. Para mais informações, acesse o canal no Youtube.

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