Conecte-se Conosco

Cinema

FEED DOG BRASIL: FESTIVAL INTERNACIONAL DE DOCUMENTÁRIOS DE MODA CHEGA À SUA SEXTA EDIÇÃO NO PAÍS E CELEBRA A VOLTA AO PRESENCIAL NO CINEMA EM SÃO PAULO

Publicado

em

Filme: "Salvatore: Shoemaker of Dreams". Foto: Divulgação.

**O festival convida o público a ver e pensar o cinema e a moda, de 13 a 19 de outubro, no Espaço Itaú de Cinema Augusta, com entrada gratuita.

** Inédito no Brasil “Salvatore: Shoemaker of Dreams”, do aclamado diretor Luca Guadagnino, do premiado “Me Chame Pelo Seu Nome”, sobre o icônico designer de sapatos italianos Salvatore Ferragamo, abre o festival no dia 13/10.

** A estilista Mary Quant (em filme dirigido por Sadie Frost), o diretor artístico da Balenciaga nos anos 80, Lorenzo Riva, a digital influencer Leoobaly, o emergente fashion designer Kyle Westphal, são alguns personagens em destaque.

** O clássico “Mode in France” retrata de forma única William Klein, um dos fotógrafos mais influentes do mundo fashion e da história, com imagens da efervescente cena da moda francesa no anos 1980 que conta ainda com a trilha sonora de Serge Gainsbourg.

** Da história do Jeans e da icônica Joalheria Tous ao impactante incêndio numa fábrica de roupas em Bangladesh e os estereótipos da mulher negra na moda, também estão em destaques na programação.

** Primeira Mostra Estudantil Fashion Film realizada por estudantes.

**Masterclass com o estilista e ativista Isaac Silva, e um bate-papo com o estilista e figurinista João Pimenta, um dos nomes mais importantes das últimas gerações da moda brasileira.

** Atividades paralelas com debates sobre importantes temas como inclusão, diversidade, jeans, e muito mais.

** Toda a programação tem acesso livre e gratuito.

 

O FEED DOG – Festival Internacional de Documentários de Moda chega à sua sexta edição celebrando a volta ao cinema, no formato presencial em São Paulo, e acontece, de 13 a 19 de outubro, no Espaço Itaú de Cinema Augusta – Anexo, com todas as sessões gratuitas.

Unindo moda e cinema, o festival apresenta 15 filmes – a maioria inédita no circuito comercial – com importantes nomes da moda e também questões próprias de seu setor. Sendo assim, o festival propõe um olhar 360º em uma indústria que pretende faturar globalmente 1 Trilhão de dólares até 2025, mas é a segunda que mais castiga o meio ambiente.

A programação acontece também em instituições de ensino parceiras – Senac Lapa Faustolo, IED São Paulo, Faap, Faculdade Belas Artes e no Centro Universitário Senac Santo Amaro – com a realização de sessões especiais, mesas de debate, sobre sustentabilidade, inclusão e diversidade, além de uma masterclass com o estilista Isaac Silva, e um encontro com o estilista e figurinista  João Pimenta, todas gratuitas e abertas ao público em geral.

“No Feed Dog buscamos um olhar amplo, que vai além do estilo, do modelo e da vitrine. A indústria da moda é uma das mais complexas do mundo porque inclui criatividade, glamour e investimentos altíssimos, mas também pauta questões cruciais para a sociedade atual como a sustentabilidade, a diversidade dos corpos e a inclusão social, por exemplo” diz Flavia Guerra, curadora do festival.

O inédito Salvatore: Shoemaker of Dreams, do aclamado diretor Luca Guadagnino (“Me Chame pelo seu Nome”, ganhador do Oscar de melhor roteiro, entre diversos prêmios) abre o festival no dia 13 de outubro, às 20h, no Espaço Itaú de Cinemas Augusta, numa cerimônia para convidados.

O filme conta a história baseada na autobiografia do designer italiano de sapatos  Salvatore Ferragamo, desde sua saída da Itália em busca de uma vida melhor, até a criação de sua icônica marca de luxo.

Grandes nomes do universo da moda estão no Feed Dog Brasil em filmes inéditos, como “Io sono il sole”, que retrata a vida de Lorenzo Riva, diretor de criação da Balenciaga e um dos protagonistas do prêt-à-porter italiano dos anos 1990; a estilista Mary Quant, no documentário “Quant”, dirigido pela cineasta e designer de moda  Sadie Frost; o emergente criador Kyle Westphal, em “Let me be me”.  Já no clássico “Mode in Paris”, William Klein, um dos fotógrafos mais influentes do mundo fashion e da história, retrata a efervescente cena da moda francesa no anos 1980 com a trilha sonora de Serge Gainsbourg.

A programação traz também filmes de impacto que convidam à reflexão como “A fashion uprising”, sobre um incêndio que matou mais de mil pessoas que trabalhavam numa fábrica de roupas em Bangladesh; os estereótipos, objetificação e sexualização da mulher negra na moda em “Subjects of Desire”; a digital influencer de 14 anos Leonie, mais conhecida como Leoobaly, em “Girl Gang”;  além de empresas como a icônica  Joalheria  Tous  e a história do Jeans nos Estados Unidos em “Riveted: The History of Jeans”.

 

Mostra Estudantil Fashion Film

Em 2022, o FEED DOG BRASIL apresenta a sua primeira Mostra Estudantil: Fashion Film (Filme de Moda), com filmes realizados por estudantes de moda, cinema e comunicação social sobre temas e questões relacionadas ao mundo da moda.

A equipe artística do festival selecionou uma série de títulos que concorrem ao prêmio de melhor filme no valor de R$ 1.000 (mil reais). A sessão acontece no dia 19/10, às 19h, no Espaço Itaú de Cinema – Anexo, com a cerimônia de premiação após a sessão.

Atividades Formativas

O festival promove uma série de debates, mesas e encontros presenciais em quatro prestigiadas instituições de ensino que são referência no mundo da moda: Faculdade Belas Artes, FAAP,  Senac Lapa Faustolo, Centro Universitário Senac Santo Amaro e IED – Istituto Europeo di Design. Todas as atividades são gratuitas e os ingressos serão distribuídos com 1 hora de antecedência (sujeitos à lotação da sala).

No SENAC FAUSTOLO, o figurinista JOÃO PIMENTA participa da MESA _FIGURINO: MODA E CINEMA, com Cintia Felix e Thiago Borazanian, docentes do Senac, no dia 13/10, quinta-feira, às 14h.

Partindo do curta-metragem TECIDO, SIGILO (15’), de Lucílio Jota, a jornalista e curadora do festival, Flavia Guerra  faz a mediação da  MESA _ DIVERSIDADE, com a presença do estilista Rafa Silvério, um dos idealizadores do Projeto Sankofa,  Jô Souza, docente do Senac, e do diretor  do curta Lucílio Jota, no dia 14/10, sexta-feira, às 14h, no  Senac Lapa Faustolo.

No mesmo dia (14), às 15h, a Faculdade BELAS ARTES recebe o Cine Debate com a sessão do longa FIOS DE ALTA TENSÃO (84’), seguida de conversa com o diretor do filme, Sérgio GAG, e os docentes da faculdade Guilherme Bryan e Pedro Ortiz.

O IED – Istituto Europeo di Design recebe a MESA_SUSTENTABILIDADE, no dia 17/10, segunda-feira, às 11h. A jornalista e curadora do festival, Flavia Guerra e os docentes do IED Eloísa Artuso e Christian Ullmann, debatem sobre questões de consumo, condições laborais e a importância de saber de onde vem a sua roupa. O longa  A FASHION UPRISING (53’) será exibido antes do bate papo.

Um dos maiores nomes da moda brasileira da atualidade, o estilista ISAAC SILVA, participa de uma Masterclass em que aborda sua trajetória como criador e ativista, no dia 18/10, às 17h, no Senac Lapa Faustolo, mediada por Thatiana Bertoli, docente do Senac.

Também no dia 18/10, às 19h, o festival promove a SESSÃO CINEMA + DEBATE com a exibição do longa THE HISTORY OF JEANS  (52’), seguida de debate com Jussara Romão e Orivan Baptista, no Espaço Itaú de Cinemas Augusta, sobre a história e o atual cenário do jeans no Brasil.

Encerrando as atividades, o Feed Dog Brasil realiza a sessão do longa GIRL GANG (97’), no dia 19/10, quarta-feira, às 9h20, na FAAP. Após a exibição, a jornalista e curadora do festival, Flavia Guerra conversa com os professores André Fratti e Maíra Zimmermann sobre o mundo dos influenciadores digitais como uma nova indústria.

Com patrocínio da Colombo Agroindústria, o FEED DOG BRASIL é realizado no país desde 2017, já tendo passado, além de São Paulo, por cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília. A realização é do Ministério do Turismo e da In Brasil Produção Cultural.

Programação Completa: www.feeddog.com.br

Serviço:

FEED DOG BRASIL 2022 – 6º Festival Internacional de Documentários de Moda

13 a 19 de outubro

Presencial – Espaço Itaú de Cinemas Augusta – Anexo – R. Augusta, 1470

Entrada Gratuita

www.feeddog.com.br

Atendimento à Imprensa:

ATTi Comunicação

Eliz Ferreira e Valéria Blanco

(11) 3729.1455 / 3729.1456 /(11) 9 9105.0441

 

PROGRAMAÇÃO FEED DOG BRASIL 2022: ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA AUGUSTA

 

DIA 13/10 – QUINTA-FEIRA

20h_Salvatore: Shoemaker of Dreams ( Sessão de Abertura para convidados)

Luca Guadagnino | Itália  |2021 | 120’

No início do século XX, o sapateiro italiano Salvatore Ferragamo navegou de Nápoles para a América para buscar uma vida melhor. Ele se estabeleceu no sul da Califórnia e acabou tornando-se o sapateiro de Hollywood durante a era silenciosa. Em 1927, ele retornou à Itália e fundou em Florence sua marca de luxo homônimo.

Dirigido pelo aclamado diretor Luca Guadagnino, o filme retrata a aventura de uma criança pobre que ganhou fama e respeito internacional.

 

DIA 14/10 – SEXTA-FEIRA

19h_A Fashion Uprising

Laurent Lunetta, Ariel Wizman | França | 2018 | 52’

No dia 24 de abril de 2013 em Bangladesh, um incêndio matou mais de mil pessoas que trabalhavam numa fábrica de roupas. Este terrível acidente foi o estopim para que milhares de vozes começassem a questionar o frenético sistema da moda e seus métodos de produção.

Desde então, a Fast Fashion não foi mais a mesma. Teóricos, ativistas, designers e consumidores começaram a questionar o ritmo de produção e o alto preço (ambiental e social) que pagamos por sustentar uma indústria que se nega a rever seus valores.

+  Curta de abertura: Planeta Fábrica

19h_Planeta Fábrica

Júlia Zakia | Brasil, 2018 | 11’

Este curta-metragem registra os últimos vapores de uma fábrica de chapéus em Campinas, no interior de São Paulo, que está prestes a ser demolida. Em linguagem de cinema direto, a diretora Júlia Zakia revê 100 anos de história em 11 minutos de sons e imagens que falam por si.

21h_Girl Gang

Susanne Regina Meures | Suíça | 2022  | 97’

Leonie, mais conhecida como Leoobaly, tem 14 anos e milhares de seguidores nas redes sociais. Seus pais, que no início achavam toda esta história de redes sociais muito estranha, se converteram em seus managers quando descobriram que a fama de sua filha poderia gerar muito dinheiro. A centenas de quilômetros de distância dali, Melanie, de 13 anos, é sua maior admiradora e fantasia sobre a vida perfeita de Leoobaly.

“Girl Gang” é uma aventura moderna de sonhos e ilusões, de autopercepção e do lado sombrio das mídias sociais em um momento em que 86% dos jovens sonham em ser influencers.

 

DIA 15/10 – SÁBADO

19h_Quant

Sadie Frost | Reino Unido | 2021 | 86′

Dez anos antes dos Beatles conquistarem o planeta, Mary Quant abriu sua primeira loja em King’s Road, Londres. Sentindo o cheiro da revolução juvenil que estava prestes a dominar o mundo, ela procurou canalizar este terremoto geracional que a década de 1960 representou através de suas roupas casuais, sensuais e coloridas. O resultado foi muito estrondoso: seu estilo tornou-se símbolo de uma geração que uniu feminismo, anticoncepcionais e a mítica Swinging London.

Neste filme de Sadie Frost, Quant é retratada como uma mulher moderna, à frente de seu tempo e head stylist de uma década marcada pela  emancipação e pelo rock’n’roll.

 

21h_Mode in France

William Klein | França | 1985 | 85’

William Klein faleceu em setembro de 2022, aos 96 anos, deixando uma obra marcante. Fotógrafo experimental e cineasta, seu olhar sobre moda é provavelmente um dos mais originais, irreverentes e críticos de todos os tempos.

Neste filme histórico, ele retrata com acidez e muito bom humor a cena efervescente da moda francesa no anos 1980 com todos os seus protagonistas incluindo Alaïa de Montana, os Girbauds, Gaultier, Lagerfeld, Kenzo e um sem fim de nomes que fizeram história.

Uma raridade, com trilha sonora de Serge Gainsbourg, que fará as delícias dos muitos fãs de Klein.

 

DIA 16/10 – DOMINGO

19h_Let me be me

Dan Crane, Katie Taber | Estados Unidos | 2021 | 75′

Quando criança, Kyle Westphal gostava de se esconder do mundo debaixo de um cobertor. Só ali, debaixo de um pedaço de pano, encontrou um pouco de paz. O diagnóstico só veio quando ele tinha seis anos: Kylie estava no espectro autista. Com medo de que Kylie nunca se conectasse de fato com o mundo real, seus pais embarcaram em um processo de aceitação difícil, intenso e radical para a época.

Esta história de superação – repleta de momentos emocionantes – aqui é contada por uma versão adulta do próprio Kyle, agora um estilista de sucesso, com um dom especial para o desenho, detalhes e texturas e uma memória fotográfica privilegiada.

+  Curta de Abertura: Mini Miss

 

19h_Mini Miss

Rachel Daisy Ellis | Brasil, 2018 | 16’

Filmado inteiramente sob a perspectiva de uma criança de quatro anos, Mini Miss acompanha cinco meninas entre 3 e 5 anos de idade, que participam do concurso de beleza Mini Miss Baby Brasil. O filme oferece uma visão única sobre a primeira infância, mostrando a capacidade de resistência das crianças em um mundo dominado por normas e desejos de adultos.

 

21h_Io sono il sole

Ilaria Gambarelli | Espanha | 2019 | 86’

Lorenzo Riva está a ponto de deixar o mundo da moda e começa a se preparar para sair de cena. Figura marcante na indústria, ele esteve à frente do ateliê Balenciaga nos anos 1980 e foi um dos protagonistas do prêt-à-porter italiano dos anos 1990. Mas nem tudo foi sucesso.

Depois de ir à falência e de alguns percalços, ele e seu parceiro Luigi Valetti tentam recuperar o prestígio e vender sua marca à empresários chineses sem perder um pingo de estilo na tentativa. Uma viagem íntima em preto e branco à elegância clássica de uma época passada que reaparece intacta, como se tivesse sido congelada.

 

DIA 17/10 – SEGUNDA-FEIRA

19h_Oso. Historia de un icono

Amanda Sans Pantling | Espanha | 2020 | 77′

Trailer filme: “Salvatore: Shoemaker of Dreams”.

Cinema

‘O Tarô da Morte’ ganha trailer ao som de ‘Escrito Nas Estrelas’, hit de Tetê Espíndola

Publicado

em

De

Tetê Espíndola cantava nos anos 1980 que o acaso estava bem marcado em cartas de tarô. Agora, a artista está de volta para anunciar que o destino anunciado pelo baralho pode ser bem assustador. ‘O Tarô da Morte’, terror distribuído pela Sony Pictures, estreia nos cinemas de todo o Brasil em 16 de maio trazendo previsões macabras que tornam realidade de um jeito bem sinistro.

Na trama, um grupo de amigos se junta para curtir um final de semana tranquilo, mas um jogo de cartas transforma toda a diversão em uma verdadeira desgraça. Após uma leitura de tarô, eles libertam uma entidade maligna presa no baralho e, um a um, vão encarar seus destinos em uma luta contra a morte.

Em ‘O Tarô da Morte’, a dupla de roteiristas e diretores Anna Halberg e Spenser Cohen (‘Blink’ de 2022) dão vida ao baralho de adivinhação de maneiras aterrorizantes. “Existe algo intrinsecamente assustador sobre cartas e leituras de tarô. Por um lado, é uma forma de conhecer mais sobre nós mesmos, mas saber o que nos aguarda no futuro, bom ou ruim, influencia nas decisões que tomamos”, diz Halberg.

Juntos, os cineastas buscaram fazer um filme que cativasse o público nos cinemas. “Terror é uma experiência para assistir acompanhado”, ela diz. “É assustador e divertido estar em um lugar escuro, com um grupo de rostos conhecidos e estranhos, prestes a embarcar em uma montanha-russa emocional”. Cohen acrescenta: “É como ir a uma casa com fama de ser assombrada com seus amigos. Projetamos essa experiência para a tela grande”.

Escrito e dirigido pela dupla Cohen e Halberg, ‘O Tarô da Morte’ é estrelado por Harriet Slater, Adain Bradley, Avantika e Jacob Batalon. O terror tem produção de Leslie Morgenstein, Elysa Koplovitz Dutton e Scott Glassgold.

Sinopse

Quando um grupo de amigos irresponsavelmente viola a regra sagrada da leitura de tarô, a de nunca usar o deque de outra pessoa, eles libertam um mal inominável que estava preso nas cartas. Um por um, eles encaram seu destino e acabam em uma corrida contra a morte para escapar do futuro previsto para eles nas cartas.

Ficha Técnica

Escrito e dirigido por: Spenser Cohen & Anna Halberg

Produzido por: Leslie Morgenstein, Elysa Koplovitz Dutton, Scott Glassgold

Produtores Executivos: Andrew Pfeffer, Scott Strauss, Anna Halberg, Spenser Cohen

Elenco:Harriet Slater, Adain Bradley, Avantika e Jacob Batalon

Continue lendo

Cinema

Fantaspoa recebe diretores do thriller sobrenatural “The Island Between Tides” para sessão comentada

Publicado

em

De

  • “The Island Between Tides” marca a primeira adaptação cinematográfica da pouco conhecida história de fantasmas “Mary Rose”, elogiada pelo New York Times, após um turbulento legado envolvendo Alfred Hitchcock. O aclamado diretor chegou a manifestar interesse em adaptar a peça para o cinema, revelando que considerava “Mary Rose” um dos grandes roteiros nunca realizados em sua carreira

O longa-metragem “The Island Between Tides” está prestes a fazer sua estreia na América Latina durante a 20ª edição do renomado Festival Fantaspoa. O evento, que ocorrerá entre os dias 10 e 28 de abril em Porto Alegre (RS), receberá a presença especial dos diretores do filme, Austin Andrews e Andrew Holmes, que estarão presentes para acompanhar e comentar a sessão do dia 13 (sábado), que acontecerá na Cinemateca Capitólio. 

Baseado na peça “Mary Rose” (1920) de J.M. Barrie, autor de “Peter Pan”, o filme conta com um elenco encabeçado por Paloma Kwiatkowski, David Mazouz, Donal Logue e Camille Sullivan. A história acompanha Lily, uma jovem que segue uma misteriosa melodia até uma remota ilha de maré, onde se depara com uma realidade alterada pelo tempo, desencadeando eventos sobrenaturais que desafiam sua compreensão da realidade.

A avant-premiere do filme ocorreu no início do mês na Califórnia, durante a abertura do Cinequest, recebendo elogios do Diretor de Programação do festival, Michael Rabehl, que destacou a capacidade do filme de equilibrar mistério e emoção.

“The Island Between Tides” marca a primeira adaptação cinematográfica da pouco conhecida história de fantasmas “Mary Rose”, elogiada pelo New York Times, após um turbulento legado envolvendo Alfred Hitchcock. O aclamado diretor chegou a manifestar interesse em adaptar a peça para o cinema, revelando que considerava “Mary Rose” um dos grandes roteiros nunca realizados em sua carreira.

Os diretores canadenses Austin Andrews e Andrew Holmes já haviam trabalhado juntos na direção do filme “Lord Jones Is Dead”, de 2016. Agora, Andrews e Holmes formam uma dupla dinâmica que promete trazer uma visão única e impactante para “The Island Between Tides”. Eles têm como objetivo discutir os bastidores desta produção única com o público em Porto Alegre, proporcionando uma oportunidade para os fãs do cinema fantástico conhecerem mais sobre o processo criativo por trás desta obra.

Confira as datas de exibição de “The Island Between Tides” no Festival Fantaspoa:

CINEMATECA CAPITÓLIO – 13/04 (sábado) – 18h15

SESSÃO COMENTADA COM OS DIRETORES AUSTIN ANDREWS E ANDREW HOLMES

CINEMATECA CAPITÓLIO – 16/04 (terça) – 13h

Para mais informações sobre o Festival Fantaspoa e a programação completa, visite o site oficial do evento.

Sinopse “The Island Between Tides”:

​Norte da província Colúmbia Britânica, 1982. Lily, de seis anos, desaparece. Por dois dias e noites, ninguém consegue encontrar a alegre menina que vagou por uma ilha remota de maré. Até que ela é encontrada exatamente onde foi vista pela última vez, sem memória de ter estado ausente. Ilesa, mas não inalterada. As mudanças começam gradualmente. Lily desenvolve habilidades musicais prodigiosas, percebendo o mundo através de uma melodia misteriosa que só ela pode ouvir. Mas ela não consegue se livrar da obsessão por esta ilha da qual não se lembra, e que sua família se recusa a discutir. Aos 20 anos, a melodia a leva de volta a ela, e quando ela desaparece novamente, desta vez é para sempre. Ou pelo menos todos acreditavam.

Décadas depois, Lily reaparece. Mas, de forma impossível, ela parece exatamente como no dia em que desapareceu. Para ela, nenhum tempo passou. Ainda uma jovem mulher, o resto do mundo envelheceu ao seu redor, sua família agora reduzida ao seu pai idoso, irmã de meia-idade e o filho problemático que ela deixou ainda bebê. Sua assimilação não é fácil, testando até mesmo o vínculo mais forte da família. Porque desta vez, Lily não voltou sozinha.

Sobre o Festival Fantaspoa:

O Fantaspoa é um dos festivais de cinema mais importantes e longevos da América Latina, dedicado à celebração do cinema fantástico em todas as suas formas. Com uma história de duas décadas, o festival continua a encantar cinéfilos e profissionais da indústria cinematográfica com sua seleção cuidadosamente curada de filmes de todo o mundo.

Continue lendo

Beleza

ERP Summit 2024 confirma participação da startup Revizia

Publicado

em

De

Maior evento de software e gestão da América Latina acontece em março, na capital paulista

A Revizia, startup especializada em auditoria e compliance fiscal que atua por meio de uma plataforma SaaS baseada em machine learning, será uma das empresas participantes do ERP Summit 2024. Considerado o maior evento de software e gestão da América Latina, o encontro acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, nos dias 18 e 19 de março. “É um grande momento para nós, pois se trata de um importante espaço para discussão de negócios, especialmente em termos de inovação tecnológica e tendências de mercado. Estar presente no ERP Summit, ao lado de outras grandes empresas, em nível global, é um privilégio”, afirma Vitor Santos, CEO da Revizia.

Fundada em 2016, a startup realiza cruzamentos de informações encontradas em documentos fiscais e aponta inconsistências e oportunidades de recuperação tributária. Somente no primeiro semestre de 2023, o Revizia ultrapassou a marca de R$ 1,2 bilhão em recuperação tributária para empresas.

Outra atuação é na recuperação de documentos. Ainda durante o primeiro semestre do ano passado, a plataforma havia recuperado aproximadamente cinco milhões de Notas Fiscais Eletrônicas (NFe), por exemplo. A perda desse tipo de documento chamados de (XML’s) pode implicar em severas autuações em casos da não escrituração deles nos arquivos magnéticos.

Para conhecer os demais expositores e entender como participar do ERP summit 2024, basta acessar https://erpsummit.com.br/#home

Continue lendo
Propaganda

Destaque