Conecte-se Conosco

Tecnologia

Mercedes desenvolve bateria menor e mais eficiente para carro elétrico

Nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Publicado

em

A Mercedes-Benz realmente não entrou para brincar no segmento de carros elétricos e revelou em que área investirá parte dos milhões separados para se tornar referência do setor, lugar que hoje é ocupado pela Tesla: no desenvolvimento de baterias.

A marca alemã fechou parceria com a ProLogium, empresa especializada no design de baterias de estado sólido. O objetivo do acordo é claro: cooperação tecnológica para desenvolver células de bateria de próxima geração.

Segundo Markus Schäfer, Diretor de Tecnologia da Mercedes, a marca quer ser 100% elétrica em 2030 e o planejamento passa pela busca de uma bateria de estado sólido mais leve, menor e mais eficiente para esse tipo de carro.A marca alemã fechou parceria com a ProLogium, empresa especializada no design de baterias de estado sólido. O objetivo do acordo é claro: cooperação tecnológica para desenvolver células de bateria de próxima geração.

destaque

O Conselho de Administração da Petrobras elegeu nesta segunda-feira (27) Caio Mário Paes de Andrade como o novo presidente da empresa, conforme antecipado pelo Blog do Valdo Cruz.

Publicado

em

De

O Conselho de Administração da Petrobras elegeu nesta segunda-feira (27) Caio Mário Paes de Andrade como o novo presidente da empresa, conforme antecipado pelo Blog do Valdo Cruz.

“A Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras, informa que seu Conselho de Administração, em reunião realizada hoje, por maioria, nomeou o Sr. Caio Mário Paes de Andrade como Conselheiro de Administração da Petrobras até a próxima Assembleia Geral de Acionistas e o elegeu para o cargo de Presidente da companhia, este último com prazo de mandato até 13/04/2023”, informou a Petrobras, em comunicado.

Segundo a assessoria de imprensa da estatal, Paes de Andrade assumirá a presidência assim que assinar o termo de posse, cuja data ainda não foi informada.

Acionistas minoritários ainda tentam barrar a posse de Andrade. A Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários da Petrobras (Anapetro) entrou com uma representação na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) contra a nomeação de Caio Paes de Andrade para a presidência da estatal.

Segundo o Blog do Valdo Cruz, a indicação de Andrade foi aprovada pelo Conselho de Administração por sete votos a três.

Paes de Andrade recusou convite de conselho para dar explicações sobre política de preços
Preços dos combustíveis no Brasil: por que dispararam e o que pode ser feito; veja perguntas e respostas
Preços da gasolina e do diesel sobem na semana e batem recorde nos postos
Atual secretário de desburocratização do governo federal, Andrade irá substituir José Mauro Coelho no comando da companhia. Mauro Coelho pediu demissão no dia 20 depois de ser pressionado pelo governo Jair Bolsonaro por causa do alta dos preços dos combustíveis.

Após a renúncia de Coelho, a Petrobras nomeou o diretor executivo de Exploração e Produção da companhia, Fernando Borges, como presidente interino, destacando que ele ficaria no comando da companhia até a posse do novo presidente na estatal.

Perto das 14h, as ações da Petrobras tinham alta de mais de 6% na B3.

Estatal sob pressão do governo
A saída de José Mauro já tinha sido decidida pelo governo, no fim de maio. Mas a expectativa era que a troca fosse oficializada após a convocação de uma assembleia geral extraordinária.

A pressão aumentou depois que a Petrobras anunciou um novo reajuste dos combustíveis. No dia 17, o preço médio de venda da gasolina nas distribuidoras teve alta de 5% e o do diesel, mais de 14%. A Petrobras não reajustava o preço da gasolina havia 99 dias, desde o dia 11 de março. O último reajuste do diesel tinha sido em 10 de maio, 39 dias de intervalo.

De olho na reeleição, Bolsonaro elevou o tom das críticas contra a administração da Petrobras em razão dos reajustes nos preços dos combustíveis e chegou a chamar de “estupro” o lucro da estatal.

A Petrobras explicou que em razão da renúncia de José Mauro Coelho, o cargo que ficou vago no conselho de administração pode ser preenchido por substituto eleito pelo colegiado e que o Estatuto Social da empresa estabelece que o presidente da companhia é eleito pelo Conselho de Administração dentre seus membros, não sendo necessária convocação de assembleia de acionistas para Paes de Andrade assumir a presidência.

Como fica a política de preços?
Na sexta-feira, o Comitê de Elegibilidade analisou a indicação do governo com base nas regras de governança da companhia e na legislação aplicável e concluiu que Andrade preenche requisitos e não tem vedações para assumir os cargos de conselheiro e presidente da empresa.

O indicado disse ao Comitê de Elegibilidade (Celeg) da companhia que não recebeu orientações do governo em relação à mudança da política de preços da estatal. Andrade, porém, recusou um convite do Conselho de Pessoas da estatal para dar explicações sobre mudanças na política de preços dos combustíveis.

De acordo com Andréia Sadi, colunista do g1, a aposta do governo é que, uma vez na cadeira, Andrade troque a diretoria da estatal e garanta um intervalo entre os reajustes dos combustíveis, evitando novas altas até o primeiro turno da eleição.

Em 17 de junho, a Petrobras anunciou uma alta de 5,18% na gasolina e de 14,26% no diesel nas refinarias. Levantamento da Abicom mostra que, mesmo com o reajuste da Petrobras, o preço da gasolina nas refinarias no mercado doméstico ainda estava nesta segunda-feira (27) com uma defasagem de 10% em relação à paridade de importação, e o diesel, de 9%.

Currículo
Além do cargo no Ministério da Economia, Paes de Andrade tem formação em comunicação social pela Universidade Paulista, pós-graduação em administração e gestão pela Universidade de Harvard e é mestre em administração de empresas pela Universidade Duke, nos Estados Unidos.

De acordo com currículo publicado pelo Ministério da Economia, Andrade já foi diretor-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa pública de tecnologia de informação responsável, por exemplo, pela triagem dos cadastros do auxílio emergencial.

Andrade liderou mais de 20 processos de M&A (fusões e aquisições) e é fundador e conselheiro do Instituto Fazer Acontecer, organização com foco na transformação social de crianças e adolescentes do semiárido baiano com base no esporte. Ele passou da iniciativa privada para a área pública em 2019.

 

Continue lendo

Celebridades

Centro Cultural Memórias do Rio Recebe Margarete Mendes

Publicado

em

De

A Rainha da Lapa se apresenta sexta e sábado no Centro Cultural Memórias do Rio

            Nos dias 10 e 11 de junho, às 19h, a cantora Margarete Mendes comemora seus 30 anos de carreira com o Show Magia 30 anos de Lapa, com sua banda, Mojubá, que significa “saudações aos orixás” em ioruba. A proposta do show é contar a história de 30 anos de carreira da Rainha da Lapa, em três blocos. A cada bloco será totalmente característico e embalado por muita magia musical. Participações especiais: Cris Camargo, Celynho Show, Dom Jeff Duarte, Grupo Só Damas, Hamilton J. Alves, Vândila Valentim, Mariano Maia e Nordestino Du Brasil. O Centro Cultural Memórias do Rio fica na Avenida Gomes Freire 289, Centro – Rio de Janeiro.

Margarete Mendes foi nomeada por Bira Presidente, a voz feminina do Bloco Cacique de Ramos no qual é a intérprete feminina. Seu público a chama de a Rainha da Lapa, a cantora também é conhecida como a Negona do Axé. É admirável a sua interpretação nos palcos, une sua voz marcante a dança ancestral, conduzindo o público por uma viagem cultural e de resgate ancestral pelos caminhos do samba, o que faz ela ser intitulada a embaixatriz da resistência da fé na música.

Neste ano de 2022, ela participou do projeto Cultura do Carnaval Carioca, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, no qual gravou um single e ganhou o Prêmio Ubuntu de Cultura Negra, na categoria Ritmo Popular.

A Negona do Axé, tem como reduto de sua carreira a Lapa, mesmo antes da revitalização. Sua trajetória passa pelo Amarelinho da Cinelândia, onde Pedrinho da Mangueira a conheceu e a convidou para uma apresentação na agremiação. A única mulher fazer o aniversário da Família Mangueirense no Teatro Rival, até então, só atrações masculinas se apresentavam no evento, assim como no Cacique de Ramos, onde se apresentou a convite do Renatinho do Pandeiro, que comandava a roda de samba e do Gyggio Mocidade, o que contribuiu para ela se tornar a primeira intérprete feminina do Cacique de Ramos, nomeada pelo mestre Bira Presidente. O Bola preta também recebeu nossa Diva do Samba. Por onde ela passa arrasta uma multidão de fãs.

            Os ingressos para o show estão à venda pelo site: https://www.sympla.com.br/evento/margarete-mendes-30-anos-de-lapa/1574100

            Vagas limitadas.

Continue lendo

Negócios

Bitcoin sobe e volta a US$ 30 mil após 9ª semana de queda

Publicado

em

De

O Bitcoin (BTC) inicia esta segunda-feira (30) em alta de mais de 5% no acumulado de 24 horas, apesar de ter chegado a sua nona semana seguida de perdas, renovando assim seu recorde negativo. O Ethereum (ETH), por sua vez, avança cerca de 7%.

O fim de semana foi de pouca oscilação após as criptomoedas caírem na sexta mesmo com um dia positivo nas bolsas americanas, que têm sido uma de suas principais referências. Hoje Wall Street fica fechada por conta do feriado de Memorial Day.

Os traders de criptomoedas ainda estão com grande aversão ao risco depois destas nove semanas de perdas. O BTC está a caminho de uma queda de 20% este mês, embora tenha subido mais de 10% em relação à sua recente mínima de US$ 25.840 em 12 de maio.

No curto prazo, no entanto, os preços podem se estabilizar. “Houve vendas a descoberto maciças nas últimas semanas, o que pode ser um presságio de um short squeeze nas próximas semanas. Os fluxos de reequilíbrio no final do mês também podem ajudar”, escreveu David Duong, chefe de pesquisa institucional da Coinbase, em um relatório na última sexta.

“Se conseguir ultrapassar US$ 30 mil, pode disparar”, disse Joe DiPasquale, CEO da gestora de fundos de criptomoedas BitBull Capital, ao CoinDesk. “Mas, se continuar pressionado pelo sentimento de baixa, pode cair para sua próxima linha de suporte em torno de US$ 25 mil”.

Agora o mercado fica atento para um sinal de reversão da tendência negativa no curto prazo. Os gráficos de preços sugerem que o Bitcoin teve um forte suporte na marca de US$ 29 mil, um nível que foi testado várias vezes nas últimas semanas. Fechar abaixo desse nível pode significar que a criptomoeda pode cair para sua máxima de 2017 de quase US$ 20 mil, mostram os gráficos.

A resistência em US$ 30.500 continua existindo, no entanto, e um fechamento diário acima desse nível mostraria fortes sinais de recuperação.

“Será prematuro falar sobre uma contra-ofensiva de alta até que o Bitcoin fique acima de US$ 30.600, sua linha de resistência horizontal desde meados de maio”, explica Alex Kuptsikevich, analista sênior de mercado da FxPro. “O apetite de risco renovado nos mercados globais está alimentando as esperanças de uma reviravolta”, afirma.

Diante da forte correlação com as ações, outra boa notícia para o mercado cripto é a visão da MRB Partners, uma empresa global de pesquisa de investimentos, que do lado macro espera que os mercados tradicionais se recuperem caso as condições de crescimento global se mostrem resilientes.

A empresa está “presumindo que as expectativas das taxas de juros e os rendimentos dos títulos permaneçam calmos por um tempo, o que é provável, pois a inflação desacelerará temporariamente, primeiro nos EUA e depois em outros lugares. Os bancos centrais, por sua vez, provavelmente esfriarão brevemente suas visões mais hawkish“, disse a companhia.

Entre as altcoins, destaque para a Stepn (GMT), projeto move-to-earn que paga pela prática de exercícios, que dispara mais de 20% tentando se recuperar das fortes perdas recentes após notícias de que ele iria bloquear o app na China em possível cessão à pressão regulatória.

A disputa ocorre sobre os dados armazenados pelo aplicativo, que segundo regras regulatórias da China não podem ser exportados para outros países, mesmo que as sedes das companhias não fiquem em território chinês. A Stepn fica registrada na Austrália.

O problema não afeta apenas o aplicativo em blockchain, grandes empresas como Apple e Tesla também estão envolvidas nessa questão, que não deve ser resolvida tão rapidamente.

Continue lendo
Propaganda

Destaque