Conecte-se Conosco

Política

Gilmar Machado assume cargo no Governo Lula

Publicado

em

O ex-deputado federal e ex-prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado (PT-MG), está no segundo escalão do Governo Lula. Em Brasília desde meados de janeiro, sua nomeação foi publicada em edição do Diário Oficial da União (DOU) do dia 17 de fevereiro. Gilmar é Assessor Especial da Secretaria Especial de Assuntos Parlamentares da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, pasta responsável pela coordenação política e condução do relacionamento com o Congresso Nacional e partidos políticos.

Gilmar Machado está trabalhando no Palácio do Planalto diretamente com o Presidente Lula e o ministro Alexandre Padilha. Entre as suas principais atribuições, Gilmar é o responsável pelo planejamento do orçamento da União e a articulação com prefeitos, governadores, deputados estaduais e federais, senadores e ministros.

O orçamento da União é inclusive uma área na qual Gilmar tem grande experiência pois, enquanto deputado federal, ele foi presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamento Público e Fiscalização e relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Na época, Gilmar Machado foi responsável pelo orçamento que garantiu o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC I e II), que viabilizou várias obras em todo o país. Na região do Triângulo Mineiro, por exemplo, pelo PAC I e II destaca-se a duplicação da BR-365, entre Uberlândia e o Trevão de Monte Alegre; a construção do Anel Viário Norte em Uberlândia; a duplicação da BR-050 incluindo a construção de viadutos, ponte, trincheiras e passarela de pedestres, entre Uberlândia e Araguari; e o complexo de viadutos do Parque do Sabiá em Uberlândia, que inclusive contou com a presença do presidente Lula quando inaugurado. Também é importante ressaltar a viabilização de recursos para a expansão da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para as cidades de Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas.

Gilmar Machado e o Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Biografia

Professor, formado em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) com mestrado em Educação pela Universidade de Uberaba (Uniube), Gilmar Machado foi prefeito de Uberlândia, deputado estadual por dois mandatos e deputado federal por quatro. No Congresso Nacional, esteve por três anos consecutivos na vice-liderança do governo Lula, tendo sido reconduzido à vice-liderança também no governo da presidenta Dilma Rousseff. Entre 2006 e 2012 figurou entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso, sendo reconhecido por sua alta capacidade de articulação política e livre trânsito entre os Poderes.

Fundador do PT em Uberlândia (MG) e um dos fundadores do PT no Estado, Gilmar se destacou como deputado federal, quando foi presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamento Público e Fiscalização; relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO); presidente das Comissões de Educação e Cultura (2001); relator do Estatuto do Torcedor, sancionado em 15 de maio de 2003, pelo presidente Lula; relator do Estatuto do Esporte e da Lei Aguinelo Piva, que garante recursos para o esporte, por meio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Comitê Paraolímpico Brasileiro, entre estes o bolsa atleta. Gilmar também destaca-se por ser o autor da Emenda Constitucional 48, que criou o Plano Nacional de Cultura, que inclusive esteve vigente até dezembro de 2022.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição.

Publicado

em

De

O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição para ser exercido em momentos em que a ordem do Estado Democrático de Direito está gravemente ameaçada. Essa medida de exceção deve ser autorizada pelo Congresso Nacional e já foi utilizada em diversos momentos de nossa história republicana.
Acesse também: Desobediência civil – conceito, surgimento e exemplo

Entendendo o estado de sítio
O estado de sítio é um dispositivo burocrático que faz parte de ações utilizadas pelos governos modernos em situações entendidas como emergenciais. É utilizado pelo governo em situações nas quais a ordem do Estado Democrático de Direito está ameaçada.

Em nosso país, o estado de sítio é uma medida de exceção do governo, e por causa disso possui prazo de atuação limitado, exceto no caso de guerra. Como medida de exceção, o estado de sítio permite que o Executivo sobressaia-se aos outros poderes (Legislativo e Judiciário). Assim, o equilíbrio entre os três poderes é afetado, pois, por ser uma medida tomada em situações de emergência, as decisões tomadas pelo Executivo devem ter ação imediata para garantir a solução do problema.

Em que situações é decretado o estado de sítio?

O funcionamento do estado de sítio no Brasil é definido pela Constituição Federal promulgada em 1988. O texto constitucional trata sobre essa questão do artigo 137 ao artigo 141. Basicamente, a Constituição brasileira define que o estado de sítio poder ser decretado em três situações:

Comoção grave de repercussão nacional;
Fracasso das medidas tomadas no estado de defesa;
Declaração de guerra ou resposta à agressão armada estrangeira.
O decreto do estado de sítio só acontece se o presidente seguir o seguinte roteiro: primeiro, ele deve consultar o Conselho da República e o Conselho da Defesa. Uma vez feita a consulta (o papel dos dois conselhos é apenas opinativo), o presidente deve encaminhar pedido de estado de sítio para o Congresso Nacional.

O estado de sítio só pode ser implantado no Brasil caso seja aprovado no Congresso Nacional.
O estado de sítio só pode ser implantado no Brasil caso seja aprovado no Congresso Nacional.
O Congresso Nacional deve reunir-se em até cinco dias para votar a aprovação desse pedido. Para ser aprovado, a solicitação de estado de sítio deve ter maioria absoluta (50% +1) entre os parlamentares. Caso seja rejeitada, naturalmente, a medida não entra em vigor.

 

“O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição”

 

Continue lendo

Celebridades

Dupla Alex & Matielo revela mais uma pérola musical com o lançamento de “Bluetooth”

Publicado

em

De

A dupla sertaneja Alex & Matielo está pronta para incendiar as plataformas digitais com o lançamento da sua terceira faixa do DVD “No Tempo Certo”. Intitulada “Bluetooth”, a música promete envolver os ouvintes com sua melodia contagiante.

Combinando harmonias irresistíveis e letras que falam ao coração, “Bluetooth” é mais uma prova do talento inegável da dupla em criar músicas que ressoam com o público. O lançamento oficial está marcado para sexta-feira, dia 14 de junho, em todas as plataformas digitais, além de uma estreia especial no YouTube às 12h.

Gravado em Goiânia, o DVD “No Tempo Certo” promete ser uma verdadeira celebração da música sertaneja, e “Bluetooth” é uma adição empolgante a este projeto ambicioso.

Prepare-se para mergulhar em uma experiência musical única com Alex & Matielo. Não perca o lançamento de “Bluetooth” e acompanhe todas as novidades da dupla nas redes sociais.

Para ouvir “Bluetooth”, acesse: Bluetooth – Alex & Matielo: https://onerpm.link/bluetooth_alexematielo

Continue lendo

Política

Deputado Th Joias preside importante comissão da Alerj

Publicado

em

De

Empossado na Assembleia Legislativa há menos de 100 dias, TH Joias, o deputado do povo como é classificado por seus eleitores, mostra sinais de entusiasmo e muito trabalho pelo gabinete e corredores da Alerj.


O recém-chegado recebeu maioria de votos para presidir uma importante comissão na Casa; o da Defesa Civil. Responsável pela prevenção em caso de acidentes e catástrofes naturais.


TH Joias postou um vídeo em sua movimentada rede social para agradecer sua mais nova função acumulada em seu mandato.


o deputado está a todo vapor para realizar sua primeira audiência pública para levar à população esclarecimentos para maior segurança dentro dos túneis do estado em casos de calamidades para evitar tragédias como o que aconteceu no túnel da Covanca na Linha Amarela no início deste mês.
Agora é esperar para ver esta figura midiática na performance de deputado!

Continue lendo

Destaque