Conecte-se Conosco

Gastronomia

Novos hábitos impulsionam mercado de comida pré-pronta

Publicado

em

Empório em Goiânia entrega pratos congelados típicos italianos feitos de forma artesanal e agrada público em busca de comodidade e qualidade nas refeições

O consumo de alimentos congelados ou pré-prontos tem se tornado cada vez mais comum entre as pessoas, principalmente aquelas que buscam praticidade e qualidade na alimentação. Pesquisa realizada pelo Sebrae em 2020, mostrou sob um contexto histórico, que a partir da década de 1980, os alimentos congelados passaram a ocupar um espaço importante no cardápio dos brasileiros, principalmente das classes média e alta.

Não por acaso, atualmente, o Brasil é o país com o maior número de consumidores de alimentos congelados da América Latina, sendo que cerca de 61% deles preferem a praticidade das refeições prontas de acordo com outra pesquisa, a FRIOMILIA, 2020.

A empresária e chef de cozinha Carina Popolare entende bem dessa demanda. À frente da Popolare Massas e Empório, ela entrega um cardápio de comida italiana com massas e molhos congelados prontos para ir ao forno, fogão ou microondas. “Alio as receitas de família que aprendi com minha mãe em pratos práticos, de fácil preparo e que ainda podem receber um toque final de cada um”, explica.

Carina diz que sua clientela é formada principalmente por pessoas com mais de 40 anos, normalmente mulheres casadas e com filhos crianças, de até 12 anos.  O que reflete as tendências apontadas na pesquisa “Produtos Congelados e Prontos para o consumo: uma nova tendência alimentar”, e publicados pela Embrapa em um compilado de dados, em 2021. O levantamento conta que o aumento no consumo de congelados se dá, muito fortemente, como resultado da participação das mulheres no mercado de trabalho, que cresceu exponencialmente nos últimos 30 anos e impôs novas rotinas nos lares.

Isso porque as vantagens de se consumir alimentos congelados ou pré-prontos são diversas.  Carina elenca algumas e coloca no topo do pódio, facilidade no preparo, já que a comida vem pronta para ser aquecida ou com instruções simples de como prepará-la. “Além disso, hoje é possível encontrar alimentos de qualidade, não industrializados e feitos de forma artesanal. Isso garante que a comida esteja fresca e saborosa, mesmo após o congelamento”, ressalta.

Outra vantagem é que esses alimentos podem ser guardados por longos períodos e preparados diariamente, o que facilita a rotina de quem não tem tempo para cozinhar todos os dias.  “Na popolare, por exemplo, temos opções sem carne, massas saudáveis e equilibradas, com ingredientes selecionados e sem conservantes artificiais”, destaca ao lembrar que o cliente se fideliza ao encontrar essas características.

A análise da Embrapa mostra que a tendência “Confiabilidade e Qualidade” é um forte pilar de orientação ou de determinação das escolhas daqueles consumidores que são fiéis a marcas, a empresas e a tipos de produtos. Este grupo, por exemplo, não se importa em pagar mais por produtos nos quais percebe qualidade superior e por marcas em que confia.

Em resumo, a praticidade e a qualidade dos alimentos congelados ou pré-prontos têm conquistado cada vez mais consumidores, especialmente aqueles que têm uma rotina agitada e buscam alternativas para facilitar o dia a dia. No entanto, é importante ter cuidado ao escolher esses alimentos e manter uma alimentação equilibrada e saudável.

Na Popolare são comercializadas cerca de 20 opções de massas, como ravioli, papardelle, capeletti, cannelloni, sfogliati e claro a lasanha, um dos preferidos da clientela. Para acompanhar, cinco opções de molhos como sugo, bolonhesa, quatro queijos e funghi  molho branco.

Foto: Luciano Ohya

Gastronomia

Vicoboim divulga novo cardápio executivo

Publicado

em

De

Restaurante Vicoboim renova cardápio executivo com preço fixo de R$65 para entrada, prato principal e sobremesa

O restaurante Vicoboim a cada 30 dias renova o seu cardápio executivo que atualmente tem o preço fixo de R$ 65 para o consumo de entrada, prato principal e sobremesa. O estabelecimento fica localizado em Higienópolis, São Paulo, próximo a praça Vilaboim.

Os clientes têm de opções de entrada executiva que são: Insalata Di Tonno que é um Mix de folhas com atum, croûtons e parmesão, e Bruschetta Caprese, que é um pão italiano, tomate, mussarela e manjericão.

Como prato executivo as opções são: Pollo Alla Parmigiana Filet que é um frango empanado com molho de tomates e queijo acompanhado de fettuccine na manteiga; Gnocchi Alla Bolognese um nhoque de batata ao molho de tomates e carne e Risoto Al Pesce que é um risoto com cubos de peixe e leite de coco.

Como sobremesa os clientes podem escolher entre o Cannoli de Dulce de Leche que é um canole recheado de doce de leite ou a Torta Al Cioccolato uma torta de chocolate com calda quente.

O Vicoboim funciona de terça-feira a sábado em dois turnos das 12h às 17h e das 18h às 23h e aos domingos das 12h às 16h.

Sobre o Vicoboim

O restaurante Vicoboim existe desde 2019 e foi criado com intuito de transportar os moradores do bairro Higienópolis para a Itália através de uma verdadeira experiência gastronômica. Aliás, ele pode ser visitado em São Paulo, na Praça Vilaboim, altura do número 77. Em sua culinária, possui pratos italianos com um toque de modernidade e até utilizando ingredientes brasileiros. Tanto seu design interno quanto externo foram formulados para passar a sensação de acolhimento e bem-estar para os seus clientes. Seu funcionamento é de terça-feira a sábado em dois turnos das 12h às 17h e das 18h às 23h e aos domingos das 12h às 16h. E está presente online no Instagram: @restaurante_vicoboim. Vale a pena conferir!

Continue lendo

Gastronomia

Dia do Whisky: expert do restaurante Vicoboim ensina como apreciar a bebida

Publicado

em

De

No terceiro sábado do mês de maio é celebrado o Dia Internacional do Whisky. Saiba tudo sobre o drink

Os amantes de whisky celebram neste sábado (18 de maio), o dia desta bebida que harmoniza muito bem nas mais variadas ocasiões. Aliás, é o drink que tem uma longa e respeitável história como um dos destilados mais prestigiados do mundo. O nome Whisky vem do gaélico, Uisce na Beatha, que significa “A Água da Vida”.

Pensando nisso, o restaurante Vicoboim, especializado em culinária italiana e drinks, através do seu gerente e especialista no assunto Everton Ferreira, fala sobre curiosidades em torno da bebida e como harmonizar com drinks e alimentos. Veja a seguir:

Principais Whiskys

De acordo com Everton, o whisky mais consumido no Brasil é o Johnnie Walker Red Label. Outros favoritos são: JOHNNIE WALKER Double Black; JOHNNIE WALKER Black Label; Jack Daniels; Singleton 12; Old Parr 12; Buchanan’s; Jameson.

Melhores combinações com a bebida

As combinações mais clássicas, e que caem bem com quase todos os tipos de whiskies, são com chocolate, queijos suaves, castanhas, amendoim, salmão e frutos do mar. “E talvez não exista bebida que combine melhor com chocolate que whisky. Nesse caso, whiskies leves e frutados são mais apropriados”, revela o especialista da casa.

Copos ideais para consumir o Whisky

Everton conta que existem diversos tipos de copos perfeitos para whisky: baixo, alto, feito de vidro ou de cristal. “Use o que achar mais apropriado para o momento ou ocasião que estiver comemorando”, orienta.

Melhores Whiskys para iniciantes

Os mais indicados para os iniciantes são os clássicos. “Comece como Scotchs Jameson’s, Johnnie Walker, Chivas Regal 12 anos, o Tennessee Jack Daniel’s, e o Bourbon Wild Turkey”, recomenda.

A dica para quem estiver começando a degustar Whiskys é ir apreciando aos poucos a bebida. “Tome um gole devagar e deixe a bebida na boca por alguns segundos antes de engolir. Você irá notar novos sabores: alguns similares aos sentidos na aromatização e outros completamente diferentes. Depois do primeiro gole, espere alguns minutos e prove a bebida novamente, realizando o mesmo processo”, ensina Ferreira.

Sobre o Vicoboim

O restaurante Vicoboim existe desde 2019 e foi criado com intuito de transportar os moradores do bairro Higienópolis para a Itália através de uma verdadeira experiência gastronômica. Aliás, ele pode ser visitado em São Paulo, na Praça Vilaboim, altura do número 77. Em sua culinária, possui pratos italianos com um toque de modernidade e até utilizando ingredientes brasileiros. Tanto seu design interno quanto externo foram formulados para passar a sensação de acolhimento e bem-estar para os seus clientes. Seu funcionamento é de terça-feira a sábado em dois turnos das 12h às 17h e das 18h às 23h e aos domingos das 12h às 16h. E está presente online no Instagram: @restaurante_vicoboim. Vale a pena conferir!

Continue lendo

Gastronomia

Vila Cervejeira reúne o melhor da música e comida de boteco em evento aberto ao público

Publicado

em

De

Segunda edição do encontro promovido no Mercadão & Auto Shopping, em Lauro de Freitas, tem entre as atrações as bandas Água Fresca e U Tal do Xote

O Mercadão & Auto Shopping, em Lauro de Freitas, recebe entre os dias 17 (sexta) e 18 (sábado) de maio de 2024 a 2ª edição da “Vila Cervejeira do Mercadão”, um evento que deixou saudade em 2023 após reunir um grande público amante da cerveja artesanal de qualidade, da comida de boteco e da grade de atrações musicais mais eclética, saindo do forró, passando pelo pagode e chegando no rock and roll.

Nesta edição, o encontro segue aberto ao público, gratuito, e tem entre as atrações a cantora Amanda Luquini, “Água Fresca” e “U Tal do Xote”, na sexta (17), a partir das 15h.

O sábado (18) será o dia dedicado ao rock ao som das bandas “Papel de Pão”, “A Feira” e “Horda”.

Para os apaixonados por cerveja artesanal, estarão disponíveis durante todo o evento as marcas “2 de Julho”, “Confinada”, “Hibrida”, “Milésima”, “Mindubier”, “Nujel’m” e “Proa”.

Além das estrelas da festa, as cervejas artesanais, o público ainda terá acesso a um cardápio de primeira linha, com os melhores petiscos e comidas de boteco, na área gourmet.

Toda a programação acontece nas dependências do Mercadão & Auto Shopping, com segurança, um amplo estacionamento, conforto e acessibilidade. O espaço ainda conta com lojas com o melhor do hortifrúti, frutos do mar, mercearia, vinhos, produtos naturais a granel, artesanato, sorveteria, queijos, bares e restaurantes. O espaço infantil terá o suporte de cuidadoras, para garantir que a brincadeira aconteça em segurança.

Tudo isso ainda inclui um dos maiores auto shoppings do país, com 20 lojas especializadas em vendas de seminovos, mais de mil veículos em estoque, despachantes, corretores de seguros e estética veicular, toda a cadeia de serviços que permite que o veículo saia regularizado e em plenas condições de tráfego.

Ione Santos é gerente executiva do Mercadão & Auto Shopping e afirma que realizar a segunda edição da “Vila Cervejeira do Mercadão” é uma oportunidade de “reaquecer as várias vertentes do espaço que em menos de dois anos de inauguração já atraiu um público cativo de Lauro de Freitas, Salvador e demais cidades da região Metropolitana”.

De acordo com ela, “além do sucesso do empório, da área gourmet com os restaurantes e do auto shopping, a oportunidade de atrair as sete principais marcas de cerveja artesanal da região, ao som de atrações musicais que agradam a todos os gostos, projetam o sucesso de mais uma edição deste evento que veio para ficar”.

Mais informações sobre a “Vila Cervejeira do Mercadão” estão disponíveis no Instagram @mercadaodabahia

SERVIÇO:
O quê: 2ª edição da “Vila Cervejeira do Mercadão”
Quando: 17 (sexta) e 18 (sábado) de maio de 2024, a partir das 15h.
Onde: Mercadão & Auto Shopping – 1ª Travessa Luiz Tarquínio Pontes, 223, Centro, Lauro de Freitas.
Quanto: Gratuito
Classificação: Livre
Informações: Instagram @mercadaodabahia

Continue lendo

Destaque