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Cultura

Walkiria Barone lança o NFT Onça-Rosa com foco em parcerias com marcas e projetos sociais

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Obra de arte da série Bichos do Brasil está disponível na galeria digital Tera.Place

A artista plástica Walkiria Barone, conhecida pela série de obras Bichos do Brasil, lança nesta terça-feira (08/08) em São Paulo seu primeiro token não fungível, o NFT Onça-Rosa, no espaço da LaBrand, na Oscar Freire.

O NFT Onça-Rosa chega ao mercado ancorado em uma proposta mais atraente de modelo de negócio, que promove uma relação ganha-ganha para compradores e o artista. “Já tive o prazer de ver minhas obras do Bichos do Brasil ganharem diferentes espaços, das grandes paredes do metrô a estampas de pequenos e delicados lenços de seda. Agora entro para o mercado digital, animada com todas as possibilidades que essa nova tecnologia oferece a nós artistas, inclusive para parcerias com organizações de causas socioambientais”, explica Walkiria.

Durante o lançamento, os convidados poderão conhecer in loco e no espaço virtual as parcerias já firmadas com a Onça-Rosa, como é o caso da Elemovi, que recebeu licença especial no NFT para aplicar a imagem em 30 scooters elétricas, disponíveis apenas para quem adquirir um NFT, replicando o modelo de royalty. Outra parceria foi feita com as designers Ciça e Renata para levar a obra em edição especial e limitada a 15 colares choker.

“Obras de arte digitais comercializadas por NFT não são uma novidade no mercado. Nosso desafio aqui foi trazer mais utilidades ao NFT e associar a obra física neste ambiente (physically backed tokens), por meio de uma governança direcionada a retorno financeiro. O que queremos incentivar com a nossa plataforma Tera.Place é uma visão de negócio mais atrativa, fazendo com que os compradores do token, sejam empresas ou pessoas físicas, também tenham a possibilidade de ganho, inclusive ganho recorrente, ao adquirir um NFT”, explica Tatiana Fioratti, CEO e fundadora da TeraBiz, startup por trás da Tera.Place. “Queremos fazer parte do aculturamento da sociedade para esta nova tecnologia e decidimos por uma jornada mais palatável, usando neste momento a web3 para registros e segurança ao ecossistema de oportunidades de negócios, por meio de galerias digitais personalizadas.”

Diego Logullo, publicitário e experiente no mercado de mobile, responsável por conectar artistas à Tera.Place, complementa que o modelo de loyalty, associando marcas aos compradores de NFT, é mais uma evolução da creative economy, desta vez em ambiente descentralizado e mais assertivo entre oferta e demanda.

Também durante o lançamento, para comprovar a tese da potencialização dos negócios a partir do NFT, a LaBrand –laboratório de moda que adquiriu o NFT da Onça-Rosa em pré-venda— vai convidar as marcas que atuam em seu espaço a criarem peças exclusivas com a obra.

Na outra ponta da rede criada em torno do NFT Onça-Rosa está a ONG Onçafari, que vai receber doação a partir da venda dos NFTs. A Onçafari vem desde 2011 trabalhando para garantir a conservação da onça-pintada no Brasil.

O NFT Onça-Rosa estará na Galeria Digital dedicada a Walkiria Barone, hospedada na Tera.Place (https://walkiriabarone.terabiz.digital). No total, são 12 tokens, vendidos a um valor de R$ 8.000. Os compradores do NFT podem usar a imagem para fins comerciais, seguindo um termo de copropriedade. A obra física da Onça-Rosa será administrada pela artista por 24 meses e depois leiloada. O valor adquirido em leilão será pago aos 12 titulares no momento da venda.

 

 

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Cultura

Theatro Municipal recebe mais de mil estudantes da rede pública para a abertura da 13ª Semana de Leitura

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Com o tema “Histórias e Canções”, o evento reunirá apresentações de escritores, músicos, estudantes das AELs, professores e muito mais

O Theatro Municipal de São Paulo recebe na próxima quarta-feira (16/05), a partir das 13h, a abertura da 13ª Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura, evento gratuito que faz parte do Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo por meio da Lei 14.999/09 de autoria do vereador Professor Eliseu Gabriel. Nesta edição, a Semana de Leitura tem como tema central “Histórias e Canções” e as atividades, totalmente gratuitas, acontecem em formato on-line e presencial em diversos pontos da cidade, até 24 de maio.

São esperadas mais de 1200 pessoas na abertura, dentre elas alunos de escolas da rede pública municipal, professores e bibliotecários. Importante ressaltar que muitos deles nunca assistiram a uma peça de teatro ou mesmo têm acesso à lazer e cultura. Escritores conhecidos do grande público também são esperados como espectadores.

Na entrada do Municipal, o acolhimento aos presentes será feito por alunos das Salas de Leitura da Rede Municipal com a atração “Guarda-chuva de Poesia”.

Já no palco do Theatro Municipal, as emoções continuam com a apresentação do Coral Sabiá, formado por alunos Academia Estudantil de Letras (AEL) Vinicius de Moraes (EMEF Prof. Fernando de Azevedo – Vila Curuçá). “Um Canto para Cada Canto” é o tema da apresentação regada de músicas que dialogam com estudos literários.

Na sequência, estudantes da AEL Kiusam Oliveira (EMEF Arquiteto Vilanova Artigas – São Matheus) apresentam “Brincar de Ler”, esquetes afetivas que envolvem literatura e música.

E vai ter poesia, trava-línguas, trovas populares, parlendas e cantigas de roda. O escritor e cordelista Marco Haurélio, que tem mais de 50 títulos publicados, a maior parte dedicada à literatura de cordel, sobe ao palco do Municipal para apresentar o livro “Circo das Formas”. Sua apresentação, tão esperada, será acompanhada pelo grupo Balaio de Doi2, formado pelo autor Paulo Netho e pelo compositor Salatiel Silva. Eles prometem levantar o público durante essa contação musicada, e bem engraçada.

Na sequência, a professora Ana Gilda Leocadio, que faz parte da frente literária Literatura Negro-brasileira do Encantamento Infantil e Juvenil (Linebeiju), se apresenta com “Solfejos de Fayola: uma história en”cantada”, contação repleta de rimas para entreter, conscientizar e emocionar.

O escritor Marcos Martinz sobe ao palco do Municipal acompanhado da noiva Rosinha, personagem de seu livro “Até que a Morte nos Ampare” para uma dinâmica incrível, mostrando a potência acolhedora dos livros.

Banda Pollo, sucesso com a música “Vagalumes” (novela Sangue Bom) encerra a tarde no Theatro Municipal. O grupo de rap/hip-hop e pop da zona oeste de São Paulo (Pirituba) é formado por Tomim, Adriel e DJ Kalfani.

“A ideia de criar a lei e fazer a Semana de Leitura acontecer é para que ela seja replicada cada vez mais. O maior mérito desse projeto é que ele é inclusivo e oferece à população oportunidades e experiências de estudo, de cultura e de leitura, muitas vezes subtraídos em razão das dificuldades econômicas e sociais”, afirma Eliseu Gabriel.

Serviço – Abertura da Semana de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura de São Paulo

Quando: 16/05 (quarta-feira)

Horário: Das 13h às 17h – a partir das 11h30 chegam ônibus com as crianças.

Local: Theatro Municipal de São Paulo

Endereço: Praça Ramos de Azevedo, S/N

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Cultura

Ensino intercultural avança no país

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Franquias educacionais no Brasil experimentam crescimento de 13,8% em meio a demandas por educação e cultura

As franquias educacionais estão se destacando como um setor em crescimento no Brasil, impulsionadas pela crescente demanda pelo segundo idioma, a busca pela formação no exterior e o modelo de negócios comprovado que oferecem.
O que se tem experimentado através desse modelo de negócio é a oportunidade de escolha por métodos de ensinos diferenciados e a vivência de outras culturas.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de franquias registrou um faturamento de R$ 240,6 bilhões em 2023, um crescimento nominal de 13,8% em relação a 2022. Em comparação a 2019, na pré-pandemia, o aumento foi de 28,9%, evidenciando o vigor e a resiliência do setor mesmo em meio a desafios econômicos e sociais. Para este ano de 2024 a estimativa é crescer 10%.

“O crescimento das franquias educacionais no Brasil está transformando a maneira como as pessoas acessam e vivenciam o que se conhece como educação”, afirma Philip Murdoch, CEO da rede de franquias Legacy School. “Essas franquias estão preenchendo uma lacuna no mercado educacional, oferecendo uma ampla gama de serviços que atendem às necessidades de estudantes de todas as idades e perfis em uma realidade avançada, proveniente de um mundo globalizado e cada vez mais exigente.”

Neste caso, de acordo com o Open Doors, relatório divulgado pelo Departamento de Estado norte-americano e pelo Instituto Internacional de Educação (IIE), o número de estudantes brasileiros matriculados em cursos de graduação e pós-graduação nos EUA cresceu significativamente entre 2022 e 2023, atingindo a marca de mais de 16 mil pessoas. Isso representa um aumento de 7,6% em relação ao período anterior, quando foram registrados 14,8 mil estudantes.
Muito além da busca pelo segundo idioma, em destaque para o inglês, a importação de alunos brasileiros para estudar nos Estados Unidos superou a marca internacional.

Isso comprova que, além de falar inglês, é necessário vivenciar experiências internacionais em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente. “A língua é um detalhe, mas a base é a interculturalidade; trabalhamos os costumes dos dois países, a fauna, a flora, o turismo, a alimentação”, continua o CEO. “Com o sistema intercultural, os alunos vivenciam o idioma, a cultura, convivem e recebem visitas de estrangeiros e participam de aulas remotas de instituições internacionais, onde os créditos adquiridos podem ser abatidos dessas disciplinas quando eles chegarem na graduação. Tudo isso acontece de maneira integral em sala de aula, ano a ano, até a conclusão do curso.”

Murdoch garante que o sucesso das franquias educacionais é evidenciado não apenas pelo número crescente de alunos e unidades em todo o país, mas também pela satisfação e reconhecimento dos benefícios de uma educação que pensa no futuro e ultrapassa as fronteiras linguísticas e culturais. “Nós nos originamos no Rio de Janeiro e construímos 23 unidades no estado. O ano de 2024 será marcado pela expansão além das nossas fronteiras. Em breve iniciaremos nossas operações em São Paulo e Paraná”, comemora.

O sistema de franquias do colégio tomou os caminhos projetados pelos números de mercado. Afinal, São Paulo foi eleita a melhor cidade para fazer negócios na área da Educação, segundo ranking da consultoria Urban Systems. Já o Rio de Janeiro assumiu a vice-liderança no levantamento.
No recorte estadual, São Paulo concentra 23 cidades entre as melhores para investir em educação. Na sequência aparecem os estados de Minas com 18 cidades e Paraná com 11.

Sobre a Legacy School

A primeira Legacy School começou em Campo Grande, de forma humilde, com algumas pessoas que acreditavam na importância da educação cristã intercultural. Hoje, a Legacy tem mais de 6 mil alunos.

Assim como Harvard, Princeton, Yale, Oxford, Cambridge e outras mais, iniciaram como instituições cristãs, a Legacy continua o legado do ensino intercultural e cristão pelo estado do Rio de Janeiro, expandindo por todo o Brasil através do sistema de franquias.

Tem parcerias com universidades americanas como a DBU (Dallas Baptist University), a ORU (Oral Roberts University) e a Christian Hall (Instituição Parceira Internacional) onde nossos alunos têm uma assessoria exclusiva que os ajudarão em todo o processo de ingresso nas universidades americanas.

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Cultura

Paraibano lança livro em São Paulo

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Ton Felix, natural de Cajazeiras, na Paraíba, apresenta seu mais recente trabalho literário, fruto de sua pesquisa de mestrado na Mackenzie, em São Paulo. O renomado comunicador e acadêmico lança “Streampunks: Um Fenômeno Contemporâneo”, um livro que busca decifrar um dos movimentos culturais mais significativos da era digital.

Como professor universitário, Feliz oferece uma análise aprofundada sobre a ascensão e o impacto dos Streampunks — criadores de conteúdo que surgiram na plataforma YouTube, alterando o mercado audiovisual e a forma como consumimos mídia. Com uma perspectiva única, ancorada em sua experiência e erudição acadêmica, ele explora o fenômeno dos Streampunks como um marco histórico. O livro conecta temporalidades históricas e vivências sociais atuais, destacando práticas, emoções e ideologias que definem esta geração emergente.

“Minha intenção é desvendar os processos que trouxeram os Streampunks ao proscênio do palco midiático, explorando o entrelaçamento de suas práticas com longas tradições enquanto os insiro dentro do fluxo da história cultural e imediata”, explica Ton Feliz. “Este livro é um método híbrido de narrativa histórica, capturando o fenômeno dos Streampunks não apenas como criadores de conteúdo, mas como verdadeiros agentes sociais contemporâneos.”

A obra oferece reflexões sobre a identidade fluida em uma sociedade interconectada, onde as fronteiras entre o pessoal e o público se tornam cada vez mais tênues. Além disso, “Streampunks: Um Fenômeno Contemporâneo” vai além de ser um mero registro, avançando para a interpretação e análise, contribuindo para a disciplina da História Imediata, que reforça a compreensão das experiências sociais contemporâneas.

“A História Imediata nos permite analisar a contemporaneidade nas mídias e redes sociais, bem como as ações dos novos movimentos sociais das últimas décadas”, declara Ton Feliz. “Meu livro encoraja os leitores a refletirem sobre os antecedentes construtores da contemporaneidade, que são reveladores das novas demandas sociais impulsionadas pela aceleração da comunicação.”

Com seu conhecimento interdisciplinar, que abrange desde a produção de imagens em fotografia e audiovisual até relações internacionais, Feliz está bem preparado para liderar discussões sobre como a comunicação e a educação se entrelaçam para moldar o futuro.

“Streampunks: Um Fenômeno Contemporâneo” é uma leitura essencial para quem deseja compreender os desafios e potenciais do mundo contemporâneo da comunicação e da educação.

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