Cultura
22ª Goiânia Mostra Curtas divulga mais uma ação de formação aberta ao público, a Masterclass “O Desenvolvimento de Projetos Autorais e Co-Direção: Um Estudo de Caso de As Miçangas”

A atividade acontecerá no dia 7 (sab) de outubro, às 10h, integrando a programação do festival, com entrada gratuita e sujeita a lotação do espaço
A 22ª edição da Goiânia Mostra Curtas, festival nacional de curta-metragem, está se aproximando e traz uma programação repleta de atividades gratuitas para o público geral. A masterclass acontecerá no dia 7 (sab) de outubro, às 10h, como parte integrante do festival, na sala Multimídia João Bênio, localizada na Vila Cultural Cora Coralina. Aberto ao público e sujeito a lotação.
Com o tema “O Desenvolvimento de Projetos Autorais e Co-Direção: Um Estudo de Caso de As Miçangas”, a Masterclass abordará os caminhos possíveis para o desenvolvimento de histórias autorais e a colaboração entre dois diretores em uma co-direção. Os realizadores de As Miçangas, curta-metragem aclamado que teve sua estreia mundial na Berlinale Shorts, compartilharão suas experiências sobre o processo colaborativo vivido durante a produção do filme e a influência dessa parceria em suas carreiras individuais.
Rafaela Camelo, diretora de Sangue do Meu Sangue, cujas filmagens estão previstas para este ano, e Emanuel Lavor, diretor de A Onça, que será filmado em 2025, estarão presentes para discutir os desafios, aprendizados e inspirações que surgiram a partir de sua experiência conjunta em “As Miçangas”. Será uma oportunidade para os participantes explorarem o universo da co-direção e compreenderem como essa dinâmica pode influenciar o desenvolvimento de projetos autorais.
A Masterclass é uma parceria com o Paradiso Multiplica, ação de difusão de conhecimento dos profissionais beneficiados por Bolsas Paradiso, para estudar ao redor do mundo que compartilham seus conhecimentos com o público, ao lado de instituições parceiras.
Integra a programação diversificada da 22ª Goiânia Mostra Curtas, que ocorrerá presencialmente de 3 a 8 de outubro de 2023, no Teatro Goiânia e Vila Cultural Cora Coralina. Serão exibidos 76 filmes em cinco mostras, incluindo as competitivas Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás e Curta Mostra Animação, além da 21ª Mostrinha, especialmente voltado para público infanto-juvenil, e a mostra não competitiva “Curta Mostra Especial – De Lugar Nenhum”.
Fazem parte também da programação da 22ª edição, ações formativas, Cursos, Laboratório de Roteiros Audiovisuais, debate, masterclass, encontros com realizadores, homenagem, entre outras atrações. Também celebra a exposição “Arte Em Cartaz – 22 anos de Goiânia Mostra Curtas”, ressaltando a contribuição do festival na democratização audiovisual, capacitação profissional e formação de público para o cinema nacional. Totalmente gratuito.
Com mais de duas décadas de história, o festival é um espaço importante para a exibição, capacitação e difusão do cinema brasileiro, além de ser um fórum para discussão e reflexão sobre questões relacionadas ao setor audiovisual. Para saber mais: goianiamostracurtas.com.br/22/public/
Parceiros
A Goiânia Mostra Curtas é um festival realizado e idealizado pelo Icumam Cultural e Instituto, que acontece desde 2001. Esta 22ª edição, em 2023, é uma realização do Icumam Cultural e Instituto, do Governo do Estado de Goiás e Secretaria de Estado de Cultura de Goiás por meio do Programa Goyazes 2022. Conta com patrocínio da Rodonaves Transportes e Apoio Institucional da Prefeitura de Goiânia por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Goiânia, Apoio do Sebrae Goiás e do Paradiso Multiplica.
Serviço:
22ª Goiânia Mostra Curtas
Teatro Goiânia e Vila Cultural Cora Coralina
Av. Tocantins, Centro – Goiânia – GO
3 a 8 de outubro de 2023
Masterclass: “O Desenvolvimento de Projetos Autorais e Co-Direção: Um Estudo de Caso de As Miçangas”
7 de outubro 2023
10h às 12h
Sala Multimídia João Bênio – Vila Cultual Cora Coralina
Aberto ao público interessado (espaço sujeito a lotação)
Imprensa
Lorena Lázaro
Giro Comunicação
(62) 9 8425 7527
https://www.girocomunicação.com.br
Icumam Cultural e Instituto
https://www.goianiamostracurtas.com.br
Instagram: @goianiamostracurtas
(62) 3218 3779
Ciência
Sergio Moro, portanto esta na liderança para ser o próximo governador do paraná.

A pesquisa perguntou aos entrevistados em quem eles votariam caso as eleições para governador fossem hoje. Uma lista com alguns nomes foi apresentada.
A Pesquisa Quaest, divulgada nesta quinta-feira (27), revelou que 30% dos entrevistados votariam em Sergio Moro (União) para governador caso as eleições para o cargo acontecessem hoje. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Em segundo lugar vem Rafael Greca (PSD), com 18% das respostas. Em seguida, Cristina Graeml (Podemos), com 10%…
Além disso, 67% dos entrevistados afirmaram que o atual governador Ratinho Junior merece eleger um sucessor. 23% disseram que não merece e 10% não soube ou não respondeu à pergunta.
Sergio Moro, portanto esta na liderança para ser o próximo governador do paraná.
Cultura
O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição.

O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição para ser exercido em momentos em que a ordem do Estado Democrático de Direito está gravemente ameaçada. Essa medida de exceção deve ser autorizada pelo Congresso Nacional e já foi utilizada em diversos momentos de nossa história republicana.
Acesse também: Desobediência civil – conceito, surgimento e exemplo
Entendendo o estado de sítio
O estado de sítio é um dispositivo burocrático que faz parte de ações utilizadas pelos governos modernos em situações entendidas como emergenciais. É utilizado pelo governo em situações nas quais a ordem do Estado Democrático de Direito está ameaçada.
Em nosso país, o estado de sítio é uma medida de exceção do governo, e por causa disso possui prazo de atuação limitado, exceto no caso de guerra. Como medida de exceção, o estado de sítio permite que o Executivo sobressaia-se aos outros poderes (Legislativo e Judiciário). Assim, o equilíbrio entre os três poderes é afetado, pois, por ser uma medida tomada em situações de emergência, as decisões tomadas pelo Executivo devem ter ação imediata para garantir a solução do problema.
Em que situações é decretado o estado de sítio?
O funcionamento do estado de sítio no Brasil é definido pela Constituição Federal promulgada em 1988. O texto constitucional trata sobre essa questão do artigo 137 ao artigo 141. Basicamente, a Constituição brasileira define que o estado de sítio poder ser decretado em três situações:
Comoção grave de repercussão nacional;
Fracasso das medidas tomadas no estado de defesa;
Declaração de guerra ou resposta à agressão armada estrangeira.
O decreto do estado de sítio só acontece se o presidente seguir o seguinte roteiro: primeiro, ele deve consultar o Conselho da República e o Conselho da Defesa. Uma vez feita a consulta (o papel dos dois conselhos é apenas opinativo), o presidente deve encaminhar pedido de estado de sítio para o Congresso Nacional.
O estado de sítio só pode ser implantado no Brasil caso seja aprovado no Congresso Nacional.
O estado de sítio só pode ser implantado no Brasil caso seja aprovado no Congresso Nacional.
O Congresso Nacional deve reunir-se em até cinco dias para votar a aprovação desse pedido. Para ser aprovado, a solicitação de estado de sítio deve ter maioria absoluta (50% +1) entre os parlamentares. Caso seja rejeitada, naturalmente, a medida não entra em vigor.
“O estado de sítio é um dispositivo burocrático definido pela nossa Constituição”
Cultura
São Paulo recebe o best-seller Junior Rostirola, autor da obra mais lida e mais vendida do país “Café com Deus pai”

Junior Rostirola, autor do best-seller “Café com Deus Pai”, está em turnê pelo Brasil, compartilhando sua inspiradora história de superação com passagens marcadas para São José do Rio Preto no dia 13 de junho e São Paulo no dia 14 de junho
Brasil, junho de 2024: O autor do best-seller “Café com Deus Pai”, Junior Rostirola, está em plena turnê pelo Brasil, visitando inúmeras cidades e estados ao longo do ano. Desta vez, São Paulo e São José do Rio Preto/SP são os próximos destinos a serem contemplados.
As agendas em São José do Rio Preto e São Paulo estão marcadas, respectivamente, para os dias 13 e 14 de junho, das 20:00 às 23:00. Estes eventos prometem momentos de profunda reflexão e inspiração, enquanto Junior compartilha sua história de vida e superação.
Junior ganhou destaque no país após seu livro bombar pelo país através de leitores orgânicos, e, nas redes sociais por meio de influenciadores e celebridades que descobriram o livro em meio ao acaso ou indicação.
Durante a turnê pelo país, o autor relata os traumas de infância e conta com detalhes sobre os fortes problemas familiares que enfrentou. Com a orfandade de um pai ausente, a agressão dentro de casa, bullying, escassez financeira da família e outros.
A superação das dores vividas por Junior, o levou a se tornar fundador da Associação Escolhi Amar, que abrange diversos projetos sociais, entre eles: o abrigo Lar da Criança Feliz, que já acolheu mais de 3235 crianças de 0 a 12 anos; o Lar do Adolescente, que já amparou mais de 210 adolescentes de 12 a 18 anos; Abraçou também uma nação através da Missão Haiti, que além de alimentar pessoas física e espiritualmente, ainda mantém mais de 200 crianças na escola.
Por ter sofrido tanto com a destruição e vícios comuns existentes nos lares, hoje dirige o “Centro de Recuperação Feminino Conviver”, que já assistiu mais de 776 mulheres dependentes de substâncias psicoativas ou portadoras do vírus HIV.
Para curar a angústia da escassez, criou o “Mercado Solidário”, que já distribuiu centenas de toneladas de alimentos para famílias que podem escolher os itens que necessitam.
Um menino que nunca era chamado para o time de futebol na época da escola, atualmente promove oportunidades para que muitas pessoas participem de diversas modalidades esportivas. Além de realizar visitas a presídios e fornecer atendimento psicológico gratuito para o público de baixa renda.
Saiba mais sobre a vinda do autor e sua passagem por São Paulo nos links abaixo.
Maiores informações – Tour Vencedores
Saiba mais aqui – Tour Vencedores – São José do Rio Preto/SP
Data: 13 de junho de 2024
Local: Comunidade Cristã Cabana Church
Endereço: Rodovia BR-153, km 53,8, Comunidade Cristã Cabana Church , São José do Rio Preto – SP
Saiba mais aqui – Tour Vencedores – São Paulo/SP
Data: 14 de junho de 2024
Local: IBF Church
Endereço: Praça José Cardoso de Moura, 39, Vila Jacuí, São Paulo – SP
Site Oficial: https://store.cafecomdeuspai.com/
Instagram Oficial: @cafecomdeuspai
Sobre o Livro
Através de devocionais diários, o leitor é convidado para um encontro com Deus que, além de ensinar um novo modo de apreciar uma xícara de café, mostrará como a vida também pode ser saboreada.
Sobre o autor:
Junior Rostirola é pastor sênior da Igreja Reviver e lidera uma comunidade cristã socialmente relevante com extensões no Brasil e Haiti. Bacharel em Teologia e pós-graduado em Teologia Bíblica, Junior é autor do best-seller Café com Deus Pai, o livro que ganhou o coração dos leitores e que propõe uma jornada diária fascinante, indicado pela Revista Veja e Publishnews como o livro mais vendido do Brasil no ano de 2023 e 2024.